Menu fechado
Tendências de Carreiras - Jornalismo, jornalista

Tendências de Carreiras – Jornalismo


Oriente-se entre carreiras em alta!

Faculdades: 76

Média de vagas: 12.000

Média de candidatos: 60.000

Formandos por ano: 5.000

Profissionais no mercado: 60.000

Salário no auge: R$ 12.000

Auge da carreira : 15 anos

Tendências de Carreiras – Jornalismo

Uma carreira com poucas tendências promissoras, pois os jornais estão contratando cada vez menos. A oportunidade do momento está nas assessorias de imprensa que funcionam como uma espécie de antijornalismo, às vezes escondendo notícias e muitas vezes até mentindo.

Deve o assessor de imprensa, promover o contato entre a empresa e a imprensa a fim de divulgar o nome da organização ( ou artista ), seus valores e produtos. Elaborar publicações, catálogos e outros, destinados aos funcionários ou clientes. O campo de trabalho do jornalista é amplo, representado principalmente pelos meios de comunicação ( imprensa escrita, mídia eletrônica), mesmo que se dedique a uma área específica.

Outra tendência atual está voltada para jornalismo via Internet, que exige conhecimentos específicos e especialidades acessórias para esse novo perfil de profissional. Com a proliferação de sites na rede as oportunidades estão aflorando principalmente para decidir sobre a abordagem das reportagens, selecionar fotos e ilustrações que serão usadas, além de dar formas a documentários e noticiários para a publicação eletrônica.

O Jornalista ainda conta com a lei, que o ampara para o exercício da profissão de jornalismo, sendo privativa dos diplomados em cursos superiores de jornalismo, tirando muitos bicões na concorrência.

Dicas para Tendências de Carreiras – Jornalismo: Sem vagas e com falso glamour, os vestibulandos pensam que vão ser estrelas, viajar pelo mundo e conhecer presidentes e artistas, até receber um balde de água fria junto com o canudo.
A realidade é bem diferente. Trabalha-se muito, quando se acha emprego, em funções repetitivas e burocráticas, ganha-se pouco e sobe-se devagar na vida.

O mais comum é abandonar a profissão depois de alguns anos. Há quem sobreviva, mas é minoria. Os bons postos estão todos sempre ocupados, e vagas são abertas a conta-gotas.
Então não deixe se levar pela paixão a primeira vista. Assim se você for persistente, fizer uma boa faculdade, que dê ótima base profissional, além de boa cultura geral, estará preparado para o mercado de trabalho super concorrido.

Veja mais em carreiras:
Ciências Políticas
Ciências Sociais
Diplomacia
Filosofia
História
Fotografia
Jornalismo
Letras

 

Tendências de Carreiras – Jornalismo

 

Publicado em:As Tendências

Você pode gostar também