Tendências de Carreiras – Odontologia
Oriente-se entre carreiras em alta!
Faculdades: 92
Média de vagas: 8.500
Média de candidatos: 250.000
Formandos por ano: 7.500
Profissionais no mercado: 300.000
Salário no auge: R$ 15.000
Auge da carreira : 10 anos
Tendências de Carreiras – Odontologia
Na carreira de odontologia as tendências atuais estão relacionadas as áreas de especialização da profissão que mais crescem – e as mais rentáveis também, são: ortodontia (altera a moldura e a posição dos maxilares e dos dentes por aparelhos), implantodontia (implantar próteses ou dentaduras nos maxilares), odontopediatria (tratamento e prevenção de doenças bucais em crianças) e a periodontia (cuida das gengivas e dos ossos de sustentação aos dentes por meio de cirurgias, raspagens e implantes).
Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, o mercado está atulhado de dentistas. Não se veem profissionais desempregados, mas a mão-de-obra, sobre tudo o recém formado, ganha cada vez menos. Os mais afoitos, que montam consultório ao deixar a faculdade, na maioria das vezes se submetem aos convênios.
Ao receber por um procedimento até quatro vezes menos do que os preços praticados no mercado, passam a atender um paciente atrás do outro. Outro destino comum são as clínicas populares. Alguns são verdadeiros tira-dentes e chegam a arrancar trinta dentes por dia, a poucos reais cada um.
A saída é a especialização. Não apenas para aperfeiçoamento profissional, mas como também, uma forma de se firmar com consultório próprio e clientela fiel. Uma boa opção é dividir uma sala e outros custos com colegas, alternando os horários de atendimento. Outra saída tem sido a de trabalhar em prontos-socorros ou prestar serviços terceirizados para escolas, sindicatos, e empresas.
Dicas para Tendências de Carreiras – Odontologia: Nunca parar de estudar é regra útil em todas as profissões, mas o reino da dentição, as informações giram em alta velocidade.
A cada cinco anos, os conhecimentos se renovam. Ou seja, alguns ensinamentos passados no primeiro ano de faculdade podem estar superados na hora da formatura.
Até pouco tempo atrás, utilizava-se apenas metal para confecção de aparelhos fixos. Hoje, usa-se a porcelana, que é mais cara, mas muito melhor e mais discreta. Na hora da obturação, não se usa mais amálgama. Para fazer com que a boca permaneça toda branquinha, perdendo aquela coloração prateada ou dourada do passado, empregam-se produtos à base de resina.
Há programas de computadores capazes de prever como ficará a boca de um paciente depois do tratamento. Novidades como essa surgem a todo instante, é preciso ficar de olho aberto, mas, ainda assim, a carreira do dentista é extremamente promissora. Assim, afinco e paciência são essenciais na odontologia.
Veja mais em carreiras:
Biologia
Bioinformática – informática biomédica
Ciências
Medicina
Odontologia
Tendências de Carreiras – Odontologia