Tendências de Carreiras – Psicologia
Oriente-se entre carreiras em alta!
Tendências de Carreiras – Psicologia
Faculdades: 117
Média de vagas: 21.000
Média de candidatos: 60.000
Formandos por ano: 16.000
Profissionais no mercado: 200.000
Salário no auge: R$ 10.000
Auge da carreira : 10 anos
Tendências de Carreiras – Psicologia
Embora a concorrência seja grande, o consultório particular, continua a ser a melhor opção de trabalho. Com um bom contato em colégios, associações comunitárias, fundações, empresas é possível conseguir clientes entre eles, pois para o psicólogo, o difícil não é arrumar trabalho.
Penoso é montar o próprio consultório e mantê-lo. Quem for aplicado pode, num prazo de 10 anos, estar com uma agenda de vinte pacientes e ganhos mensais em torno de dez mil reais. Assim é muito difícil para o recém formado que não vê possibilidade de ganhar dinheiro nem a médio prazo.
Com esse panorama pouco amistoso a especialização numa das linhas de pensamento da psicologia depois do curso de graduação, é fundamental. As mais procuradas são a psicanálise, com as teorias de Freud, Klein e Lacan, e a análise, com Jung. Os cursos são abertos também a filósofos e psiquiatras.
Depois disso, todos viram psicanalistas ou analistas. O psicólogo é mais reconhecido para tratamento pessoal, de aspecto íntimo, da vida particular. Os psiquiatras tratam os doentes, as vítimas da síndrome do pânico ou da esquizofrenia, por exemplo.
Eles podem prescrever remédios, enquanto os psicólogos, não. No geral o profissional tem atuado como clínico, marcando presença em hospitais, clínicas, ambulatórios, juizados de menores e da família, penitenciarias, núcleos rurais e em outras organizações, exercendo uma importante função social, isso vale também para o setor trabalhista, onde as empresas contratam o psicólogo para fazer a seleção de pessoal, elaboração e supervisão de programas de integração dos colaboradores e de combate ao estress profissional.
Dicas para Tendências de Carreiras – Psicologia: O momento está propício para profissional que abre um leque na especialização como no caso dos que estudam o comportamento do consumidor.
Pesquisa e estuda a reação das pessoas em relação a produtos e serviços, para empresas privadas, institutos de pesquisas, agências de publicidade e até para a Internet ultimamente, para ajuda na construção de sites.
Na área jurídica, a psicologia, presta assistência no acompanhamento de processos de adoção, de violência contra menores e de mudança de guarda de filhos, além de fazer avaliação psicológica de detentos, réus e condenados.
Outro bom momento é o da orientação vocacional, que procura orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir, como é o caso de uma parte do nosso próprio portal (vestibul@r1.com.br).
Veja mais em carreiras:
Administração de Recursos Humanos
Ciências Sociais
Fonoaudiologia
Medicina
Musicoterapia
Psicologia
Serviço Social
Terapia Ocupacional
Tendências de Carreiras – Psicologia