Menu fechado
Tendências de Carreiras Tecnologia em Informática

Tendências de Carreiras – Tecnologia em Informática

Oriente-se entre carreiras em alta!

Tecnologia em Informática

Habilitar recursos para atender uma necessidade do mercado de trabalho na formação de profissionais para atuar de imediato na área de computação. Formar profissionais com conhecimentos de Informática, com desenvolvimento da capacidade de aprender permanentemente, ter raciocínio lógico na compreensão e resolução do problema proposto e ter consciência do trabalho em equipe.

Tecnologia em Informática – Disciplinas

As disciplinas são abrangentes e permitem que a pessoa formada exerça funções de análise de sistemas, desenvolvimento de software, elaboração de projetos envolvendo banco de dados, redes de computadores e soluções Web, além de suporte técnico, manutenção de aplicativos comerciais e atendimento aos usuários.

Mercado de trabalho – Tecnologia em Informática

Como a computação e o sistema de informação são responsáveis pelo fluxo de informações das organizações, sua abrangência e interface independem do ramo de atividade. A pessoa formada pode trabalhar em organizações do comércio, indústria, finanças, órgãos públicos, serviços, entidades educacionais, softwarehouses e outras.

A forma mais comum de ingresso no mercado de trabalho é o estágio supervisionado, através do qual o aluno pode adquirir uma maior experiência na função, demonstrar e desenvolver suas habilidades pessoais e técnicas.

A informática atualmente responde pelo fluxo operacional das principais rotinas das organizações, com isto causando uma demanda por profissionais com formação em informática e as perspectivas futuras mostram um crescimento da necessidade de mão-de-obra qualificada.

Como em qualquer atividade profissional, o mercado exige uma boa formação e conhecimento da função. O profissional formado deve ter uma boa noção de lógica, capacidade analítica e sintética, além de uma atitude dinâmica e uma boa comunicação, pois seu trabalho envolve contato com usuários na elaboração e implantação de projetos informatizados ou na apresentação de propostas de sistemas para clientes.

Capacitação Profissional -Tecnologia em Informática

O profissional formando em Tecnologia em Informática na FASP tem a capacidade de:

Conhecer lógica de programação;

Desenvolver aplicações usando linguagens de programação;

Conhecer as ferramentas e o uso de sistemas de gerência de banco de dados;

Auxiliar no projeto de pequenos sistemas nos variados segmentos da economia;

Conhecer a utilização de redes de computadores;

Conhecer tecnologias diversas, tais como hipermídia, hiperdocumento, gerenciamento eletrônico de documentos,

desenvolvimento de páginas para Internet, entre outras tecnologias emergentes na área da Informática;

Elaboração de projetos envolvendo banco de dados;

Suporte e manutenção de aplicativos comerciais e atendimento aos usuários;

Instalação e configuração de hardware e software;

Conhecer arquiteturas de microcomputadores;

Utilizar sistemas operacionais para microcomputadores;

Ter capacidade de aprender numa constante busca de conhecimento;

Ter raciocínio lógico na compreensão e resolução do problema proposto;

Ter consciência do trabalho em equipe, da importância da cooperação e da responsabilidade da sua participação na equipe;

Tecnologia em Informática – Organização curricular

O curso tem duração de 4 semestres (2 anos) sendo tratadas habilidades e formação específicas em cada semestre. As disciplinas são divididas em conhecimentos básicos e fundamentos de computação, programação, tecnologia de computação, formação complementar com ênfase em análise de sistemas e elaboração de projetos e formação humanística.

O término dos quatro semestres conclui a formação do aluno e o deixa apto a ingressar no mercado de trabalho imediatamente.

Veja mais em carreiras:
Administração Análise de Sistemas
Ciências da Computação
Engenharia de Computação
Informática
Matemática Computacional

 

Publicado em:As Tendências

Você pode gostar também