Depois da Escolha - Vestibular1

Depois da Escolha

Depois da Escolha

Guia de como escolher a profissão

Depois da difícil escolha, vêm outras preocupações. Na verdade, a formatura é apenas o primeiro passo da carreira profissional. O mercado de trabalho exige flexibilidade e pode determinar mudanças de rumo. Ter um diploma não significa exercer exatamente a profissão escolhida.

Garantir o diploma e um bom emprego depois são os sonhos de todos os jovens que decidem enfrentar o vestibular. Mas a dificuldade de conseguir trabalho depois da formatura acaba pesando na escolha da profissão. Os jovens são 44%, quase a metade das pessoas que não exercem atividade remunerada no Brasil. Temos 1,5 milhão de pessoas que entram por ano no mercado de trabalho no Brasil e a economia não vem dando respostas em termos de geração de postos de trabalho. E a escolaridade de todos está subindo.

Depois de identificar o curso a ser feito e a carreira do seu futuro, para se dar bem na carreira escolhida de maneira correta é preciso que, além de uma boa formação superior, o aluno precisa investir em alguns diferenciais, que vão manter o seu “índice de empregabilidade” ou de empreendedorismo sempre em alta. Ele deve criar um diferencial próprio entre os demais que abrirá muitas oportunidades já no estágio ou na profissão, tais como:

1) Ter um bom currículo, domínio de línguas, ter cursado uma boa faculdade e contatos com bons profissionais da área é fundamental.

2) Investir sempre na educação continuada, pois os diplomas, assim como uma série de outros produtos, tem prazo de validade e estão sempre vencendo se não houver atualização. As mudanças no mercado de trabalho não param e o bom profissional deve tirar proveito disso. Uma boa oportunidade pode provocar uma virada ou até melhorar, e muito, a vida profissional.

3) Estar sempre atento às mudanças do mercado e da sociedade, sabendo dar o passo no momento certo, nunca antes ou depois. O mercado fora da universidade se agita e produz coisas novas, assim, não se limitar à formação acadêmica, na hora de encarar o mercado de trabalho.

4) Saber trabalhar em equipe, com uma direção centrada no grupo, pois sozinho você acaba se isolando e não vai conseguir ir longe.

5) Procurar entender as pessoas, suas necessidades e desejos. Saiba interpretar os diferentes modos de pensamentos e personalidades dos que estão mais próximos a você.

6) Procurar antecipar-se às necessidades da empresa onde trabalha ou estagia, bem como dos clientes, sendo sempre pró-ativo. Hoje não existem mais profissões de futuro. O que existem são mercados promissores, para profissionais cada vez mais competentes e preparados.

Procurar sempre ser ou ter a solução, e nunca apresentar ou ser o problema da empresa.

Não deixe de conhecer os Nossos Guias: de Planejamento do Tempo e Como Escolher onde Estudar. Tenha informações de carreiras, planejando o tempo e estudando no lugar certo! Exclusividade do Vestibular1.

Não deixe para depois: Simulados

Faça o nosso Curso de Redação, é grátis!

Aproveite e faça, também, nosso Teste Vocacional.

Estude com as Vídeo Aulas

Visite a seção de faculdades e faça sua escolha

Revisão de matérias, tire suas dúvidas e prepare-se para o vestibular.

Faça um Tour Virtual

Visite a seção de cursinhos

Conheça nossa ajuda A Hora da Decisão

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta