Menu fechado
Guia de como escolher a profissão - Testes, Mercado de trabalho, vocação

Mercado de Trabalho

Guia de como escolher a profissão

São vários os determinantes que devem ser analisados em qualquer escolha e muito mais ainda na escolha da profissão. Analisar o mercado de trabalho é um determinante como também gostar daquilo que se pretende fazer. Quem deve tomar essa decisão deve ser aquele está passando pelo momento de escolha, não há uma resposta pronta. Há pessoas que se importam muito com a questão financeira e outras que nem tanto.

No entanto, algumas considerações devem ser feitas. Como exercer bem uma profissão e ser um bom profissional, sendo que aquilo que se faz não satisfaz o profissional? Já abordamos o assunto nas influências recebidas para o processo de escolha. Vale a pena fazer algo desagradável, mesmo tendo uma boa remuneração? Segundo, a maioria dos bons profissionais, aqueles que se destacam, que se dedicam e gostam muito do que fazem, conseguem seu espaço no mercado de trabalho.

Cabe a você analisar o seu objetivo, o seu projeto de vida. Não há um perfil ideal de cada profissão voltado ao mercado, isso depende do que o contratante à vaga quer em sua empresa. Muitas vezes empresas requisitam um perfil para ocupar uma vaga, mas outras requerem um perfil diferente para o mesmo cargo. Isso depende daquilo que se quer de cada profissional, muito embora haja alguns comportamentos éticos que são esperados em cada profissão. Para isso, você pode buscar informações no Vestibul@r1 (www.vestibular1.com.br) e em outros sites dos conselhos de cada categoria.

Outro ponto a ser apontado é quanto à dinâmica do mercado de trabalho: às vezes uma profissão que está em alta no momento pode não estar em alta daqui a 10 anos. O mercado é muito dinâmico, por isso escolher uma profissão pensando somente no mercado pode ser arriscado.

O mercado de trabalho pode estar muito difícil no momento. As oportunidades podem não ser muitas e há muitos profissionais na disputa pelas vagas. No entanto, isso pode não ser um privilégio apenas da profissão pesquisada. Diversas profissões e áreas apresentam a mesma dificuldade, até porque devemos ressaltar que o país passa periodicamente por recessão econômica e isso afeta a grande maioria das áreas.

A busca de informações, mais uma vez, é imprescindível. Converse com profissionais sobre o mercado de trabalho e tenha informações sólidas sobre o mercado nas carreiras desejadas. Há profissionais de uma profissão que tem uma boa remuneração, assim como aqueles que tem dificuldades, e isso acontece em toas as áreas.

Mas cabe ressaltar que há alguns pontos que podem ajudar todo profissional em início de carreira e diminuir a probabilidade de desemprego: bom currículo; domínio de línguas; ter cursado uma boa faculdade; ter se engajado em pesquisas; ter contato com profissionais mais experientes; etc. Abordaremos melhor estes aspectos mais à frente.

É importante não se iludir, pois somado ao fato do mercado de trabalho encontrar-se saturado para muitas profissões, muitos jovens acabam optando por profissões socialmente valorizadas, iludidos de que isto lhes garantirá sucesso profissional. As profissões mais valorizadas socialmente, de uma maneira geral, são aquelas mais divulgadas pela mídia, mas nem sempre divulgadas de forma correta, sendo muitas vezes mostrada de forma estereotipada e distorcida.

Faltou falar sobre a disposição para mudar não de emprego, mas de carreira. Hoje em dia é muito comum um advogado ir para o mercado financeiro, um psicólogo ser gerente de produto ou um engenheiro montar uma escola. Tudo depende da oportunidade e do preparo.

Cada vez mais, as universidades fazem a ponte entre a necessidade dos jovens e as áreas de trabalho em crescimento. Mas os jovens não precisam, necessariamente, optar pela graduação para ter uma profissão. Também existem os cursos técnicos e os cursos sequenciais, de formação superior. São alterações que pretendem mudar o cenário de salas de aula lotadas no começo do curso e vazias no final. São os cursos que têm duração de dois anos e devem ser encarados como o pontapé inicial para as profissões exigidas no futuro.

Informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do Tempo, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

 

Publicado em:Escolhendo a Profissão

Você pode gostar também