Menu fechado
Guia de como escolher a profissão - Testes, Mercado de trabalho, vocação

Tipos de Ajuda

Guia de como escolher a profissão

O interessante é você procurar obter o máximo possível de informações confiáveis sobre o curso e possíveis profissões de interesse sobre as áreas, e a elas relacionadas. Refletir sobre suas habilidades pensando em um projeto de vida a médio e longo prazo. A troca de ideias com os colegas, as conversas em família, a observação das próprias habilidades e do mercado podem ser de grande ajuda numa escolha individual e sempre difícil.

Para uma escolha segura existem várias fontes confiáveis de informações como: guias, revistas e manuais de profissões, guias de faculdades e cursos, coordenadores de cursos, alunos de graduação. Você pode fazer entrevistas com professores e profissionais das áreas. Estes últimos possuem uma ideia melhor sobre o que é realmente a profissão, o que o profissional faz, como é o seu dia-a-dia, quais as possibilidades de atuação, etc.

Através de sites da Internet, como o Vestibul@r1 e outros específicos sobre carreiras, profissões, mercado de trabalho. Por e-mail, salas de bate-papo, etc. O CIEE traz informações interessantes sobre orientação profissional. Para diminuir as dúvidas em relação à profissão, a Universidade de São Paulo, por exemplo, realiza visitas monitoradas à várias faculdades. Enfim, há outras fontes muito preciosas de informações. Mas, acima de tudo tente se conhecer, para que você possa tomar uma decisão mais consciente.

A intenção do Vestibul@r1 (www.vestibular1.com.br) sempre foi a de procurar dar a melhor informação possível sobre as carreiras e sobre a escolha da profissão. Para tanto, estão disponíveis aos usuários as seções: Carreiras e Profissões, Artigos, Novidades, Links de carreiras e Tour Virtual. Pode-se visitar os sites em que pretende atuar. Há também vários links relacionados com empresas, centros de pesquisas, entre outros sites correlatos. Sites específicos de orientação vocacional além da ajuda profissional. Consideramos que quase todo conteúdo do portal seja dicas sobre o que pode ser sua futura carreira ou profissão, com ideias e toques exclusivos para poder se organizar.

Contamos inclusive, com profissionais psicólogos voluntários, como o Psicólogo Ronivaldo de Souza Silva que tem a função de auxiliar os usuários que estão com alguma dúvida de orientação profissional nabusca de seus objetivos e de aprendizagem de novas maneiras para superar suas dificuldades. Como alguns indecisos colocam seus problemas, que geralmente parecem ser referentes à falta de motivação, concentração e indecisão para tomada de rumo; motivando inclusive a elaboração deste singelo guia prático que consideramos também mais uma pequena contribuição na formação da opinião do indeciso.

Mesmo assim, para alguns, talvez isso signifique que as informações sobre o curso ou profissão não foram suficientes, ou seja, talvez a realidade que você viu não fosse a que você esperava. Por isso, ao buscar ajuda tente descrever mais seus gostos, habilidades, afinidades, procurando juntar seus interesses. Pense inclusive em como você vê a atividade. Às vezes um hobby possa se tornar uma futura profissão. Mesmo havendo uma grande diferença inicial entre as duas coisas, de repente, é possível conciliar essas aptidões em atividades de lazer e numa carreira promissora, a exemplo do nosso famoso tenista, o Guga.

Sabe-se que para alguns é um pouco mais difícil escolher, e que estas ajudas não são suficientes, fazendo-se necessária à consulta do especialista. Por isso existem certos programas de orientação profissional bem interessantes, aplicados por psicólogos especializados, principalmente aqueles que se baseiam em dinâmicas e privilegiam o auto-conhecimento, informações profissionais e projeto de vida.

 

 

Publicado em:Escolhendo a Profissão

Você pode gostar também