Vocação - Vestibular1

Vocação

Vocação

Guia de como escolher a profissão

O termo ”vocação” deriva da palavra latina “vocatio” que significa convite, que quer dizer, chamada ou convocação. Para quê? Seria para produzir com o nosso esforço uma obra?

Cada um de nós tem não só o direito, mas o dever de tornar nossas vidas proveitosas, úteis e benéficas, escrevendo nosso destino e fixando nosso alvo de atuação. Este alvo não pode ser distante de nossas possibilidades. A raiz da palavra vocação é “vox”, isto é, voz. Essa voz nos chama, porem de maneira tão suave, com uma intensidade tão leve que podemos deixar de ouvi-la, imersos em encantos exteriores. Os encantos exteriores podem ser o interesse e a conveniência.

A vocação forma um processo de escolha, não se dá de hora para outra, ela vai se formando conforme vamos nos relacionando com nosso meio, ou seja, com nossa realidade.

Você pode ter várias carreiras e cursos em mente, e pode ser que se identifique mais com uma do que com outras, mas não necessariamente gostaria de exercer aquela profissão. Isso pode realmente acontecer. Lembre-se, acima de tudo, que você não está escolhendo apenas um curso ou uma faculdade, você está escolhendo um trabalho. Trabalho o qual você estará exercendo a maior parte da vida em atividades prerrogativas a profissão de escolha.

Como sugestão, procure informações sobre as profissões, não fique tão preocupado com as matérias. Não é porque uma pessoa gosta de matemática que isso signifique que ela necessariamente tenha que fazer Engenharia ou cursos na área de exatas. Se você sente uma vocação para determinada área ou está mais voltado para alguns cursos, pesquise intensamente sobre eles.

A pesquisa é importante na medida em que o mercado hoje em dia abre um enorme leque de opções de cursos deixando, muitas vezes, os alunos mais indecisos com tantas possibilidades existentes. Por isso, a sugestão de sempre é procurar informações nos sites especializados no assunto, como o nosso Vestibul@r1 (www.vestibular1.com.br) , ou os das faculdades pretendidas, manuais de profissões, entrevistar profissionais das áreas e coordenadores de cursos das faculdades em que você pretende prestar vestibular. Se as dúvidas estiverem te preocupando bastante, outra sugestão é procurar serviços de orientação vocacional ou consultórios que oferecem esse serviço com muita qualidade.

Porém, em relação a área de escolha, não tenha a preocupação de enquadrar uma carreira na área de exatas, biológicas ou humanas.Faça sua escolha pelas carreiras e não pelas áreas. Há carreiras que são interdisciplinares, que envolvem conceitos ditos das ciências humanas juntamente com conceitos de biológicas e assim por diante. A melhor dica mesmo é escolher e fazer aquilo de que mais se gosta. A profissão será a companheira por toda a vida.

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta