Menu fechado
30 dicas de assuntos para o Enem e vestibular

30 dicas de assuntos para o Enem

Vem aí o ENEM.

Entenda como as matérias e disciplinas serão cobradas no exame do MEC.

Não faça o Prova do Enem sem ver mais dicas do Vestibular1!

Você está estudando para o Enem? Não deixe para a última hora, costumamos dizer que sempre falta pouco tempo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas costumam ser em novembro. Para ajudar os milhões de candidatos inscritos, representantes de cursinhos dizem quais assuntos podem ser cobrados e elaborou uma lista com os assuntos principais em cada prova.

TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS SOBRE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENEM

 

1) Ligações químicas

A química está presente no simples ato de lavar os cabelos. Entenda por que o cabelo fica melhor quando usamos o condicionador.

2) Imunização

É importante compreender como é o processo de imunização de um vírus como o H1N1, que provocou uma epidemia mundial da nova gripe em 2009.

3) Eletromagnetismo

Conceito que aparece nas questões de física, estuda as propriedades magnéticas das correntes elétricas e suas aplicações.

4) Transgênicos

Organismos geneticamente modificados, são produzidos a partir da transferência de genes responsáveis por determinada característica num organismo para outro.

5) Termodinâmica

É um tema que relaciona os conceitos clássicos de termologia, temperatura e calor, e as leis que governam os processos de conversão de energia.

6) Ótica

Entenda o funcionamento da visão humana, e das lentes convergentes e divergentes, que podem cair em perguntas sobre física e biologia na prova.

7) Coração

Tema importante na área de saúde humana, é importante que o candidato compreenda como é o funcionamento do sistema circulatório do corpo humano.

8) Exame de DNA

O exame de DNA pode ser usado para definir paternidade e também para ajudar em investigação criminal. Saiba quais são os processos envolvidos.

9) Poluição do mar

O aumento da emissão de CO2 na atmosfera tem provocado alterações no ecossistema marinho. Entenda como isto acontece.

Veja as dicas dos professores para a prova

As perguntas da prova de ciências da natureza são bastante contextualizadas e relacionadas a aspectos do cotidiano. Não houve um número fixo e constante, nos últimos anos de questões específicas de física, química ou biologia. Pelo contrário, tal como na prova de Ciências Humanas, na prova de Ciências da Natureza predomina a interdisciplinaridade. De qualquer maneira, é possível afirmar que as questões, que poderiam ser definidas como de Biologia, cobram bastante ecologia, genética e fisiologia animal e humana; já as que poderíamos dizer que são de física, estavam relacionadas à eletricidade e mecânica (cinemática e dinâmica) e as questões mais próximas aos conteúdos tradicionais de química, por assim dizer, estiveram relacionadas à físico-química e química ambiental.

> Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

Há alguns anos, essa parte da prova vem se parecendo muito com os vestibulares das mais diversas instituições, pois vem apresentando questões tradicionais das disciplinas Física, Química e Biologia. Entretanto, ainda são muito frequentes questões que pedem a interpretação de gráficos, tabelas, esquemas e figuras. Uma característica comum a quase todas as provas de anos anteriores é a presença de questões que relacionam as etapas de produção de diversas formas de energia com seus impactos diretos ou indiretos nos mais variados ecossistemas. Termoquímica, eletroquímica, eletrodinâmica, termologia e ecologia são tópicos muito indicados para uma revisão final.

> Guilherme Schatzer, Armando Muller e Ricardo Meca, CPV Vestibulares

Ecologia e meio ambiente

– ciclagem de substâncias e como a interferência humana pode afetá-los;

– origem e destino de poluentes

– processo de geração de energia e sua interferência no meio ambiente

Processos fisiológicos em seres vivos

– mecanismos de imunização (soros, vacinas, reação a doenças parasitárias)

– processos reprodutivos (fecundação, reprodução assexuada, formação de esporos)

– saúde humana (análise de hemogramas, por exemplo)

– hereditariedade (DNA como molécula da hereditariedade, genética básica, transmissão de características)

Biotecnologia

– tecnologia de DNA recombinante (transgênicos, por exemplo)

– clonagem

– exames de DNA em medicina forense

Evolução

– principais teorias evolutivas (darwinismo, lamarquismo e neo-darwinismo)

– ação de seleção

– como a variabilidade surge (mutação e recombinação genética)

> Curso e Colégio pH

O principal problema do Enem é a sua extensão. O aluno deverá treinar a exaustão a realização de provas em longos períodos para evitar o cansaço no dia da prova. Em relação aos conteúdos, o Enembusca sempre explorar habilidades e competências. Para que o aluno se prepare para um exame menos formal do que o dos vestibulares tradicionais, é fundamental ler jornais, revistas de divulgação científica, sites e blogs de ciência. Muita atenção aos enunciados e aos infográficos. Detalhe: muitas vezes as respostas já estão claramente lá!

Em ordem de importância enfoquem:

– Ecologia, principalmente problemas ambientais, lixo, relações ecológicas e ciclos biogeoquímicos.

– Programa de saúde. Revisem conceitos de saúde como a classificação de doenças (epidemias, endemias, pandemias), imunização (soro e vacina), principais parasitoses humanas.

– Genética. Os temas relacionados a engenharia genética como clonagem e transgenia estão sempre presentes.

– Evolução. Revisem as principais teorias evolutivas, mutações, bem como nas conquistas adaptativas de diversos grupos animais e vegetais (adaptações à seca, ao voo etc).

– Saúde e alimentação: Entenda os principais problemas relacionados aos maus hábitos de saúde (fumo, má alimentação, falta de atividade física) bem como suas principais consequências em nossos sistemas cardiovascular, respiratório, endócrino, excretor e nervoso.

Rubens Oda, professor do Sistema Elite de Ensino do Rio de Janeiro

10) Pré-sal
Entenda as características da camada pré-sal de petróleo descoberta pela Petrobras no litoral brasileiro, a localização do depósito de petróleo e a importância econômica da descoberta, uma vez que o país pode se tornar um exportador de petróleo.

 

TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS SOBRE MATEMÁTICA NO ENEM

Para saber quais os temas que podem cair na prova de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicada geralmente no segundo dia de provas, representantes de cursinhos deram os seguintes assuntos:

11) Álgebra, gráficos e tabelas

Entenda como são pedidos os conteúdos básicos de matemática no exame.

Álgebra é a essência da matemática. Em cima dela é que se resolve as questões. No Enem é julgada a interpretação do texto. É importante tirar as informações que podem vir em forma de equação, gráficos ou tabelas. Analisar gráficos e tabelas é comum nas provas do Enem.

12) Porcentagem

Do financiamento do carro às promoções das lojas, quase tudo o que envolve as contas dos brasileiros traz o sinal de porcentagem. Ele aparece no juro do empréstimo, na remuneração da poupança, nos preços das ações. Mas muita gente ainda tem dúvidas sobre como fazer as contas.

13) Análise combinatória

Na análise combinatória não interessa quais são as soluções, mas quantas são as soluções. Para questões mais elaboradas, é preciso usar uma das três possibilidades de cálculo: os arranjos, as combinações ou as permutações. A análise combinatória permite saber quantos jogos da Mega-Sena com 15 dezenas é possível fazer.

14) Estatística

Média, moda, mediana, variância e desvio padrão de um conjunto de valores são alguns conceitos de estatística que podem aparecer no Enem. Veja ao lado um exemplo para o cálculo da mediana

15) Logarítimo

O logaritmo pode ser aplicado, por exemplo, nas questões que pedem para que sejam comparadas as energias entre dois terremotos e a formação de tsunamis. Veja ao lado a explicação de como o tema pode cair na prova.

16) Geometria plana

Questões sobre geometria plana e geometria espacial são frequentes nas provas do Enem. Veja ao lado um exemplo de como calcular a área de um triângulo quando são conhecidos dois lados e o ângulo entre eles.

17) Geometria espacial

Em geometria espacial, questões sobre cones, cubos, pirâmides e prismas são comuns no Enem. Os prismas são sólidos cujas bases são sempre paralelas e iguais. Há dois tipos de prisma: reto e oblíquo. Entenda como se calcula a área delel.

18) Cálculo

Exemplos práticos como o número de acidentes de trânsito podem ser abordados para que o candidato use cálculo e raciocínio para resolver a questão.

19) Geometria analítica

Questões de geometria analítica podem ser usadas para situações do cotidiano. No exemplo ao lado, veja como o cálculo pode ser feito para determinar quantos litros de cada combustível é necessário comprar para obter a maior autonomia possível de um veículo com motor flex.

20) Interdisciplinariedade

As questões de matemática podem vir em um contexto junto com física, onde no cálculo de forças resultantes é utilizado trigonometria, ou ainda combinada em questões de química, biologia ou geografia, com leitura de gráficos. Veja ao lado um exemplo de combinação entre física e matemática.

Veja as dicas dos professores para a prova

Pelo visto nas provas passadas do Enem, sem dúvida, o conteúdo dominante (cerca de 35% da prova) é relativa aos seguintes conteúdos: grandezas proporcionais, porcentagem e conceito de funções relacionado a gráficos e tabelas. A competência e habilidades avaliados nesses itens são: construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais; reconhecer, no contexto social, diferentes significados e representações dos números e operações – naturais, inteiros, racionais ou reais; identificar relações entre grandezas e unidades de medida.

Probabilidade e estatística também é muito recorrente (cerca de 15%) que trabalha a competência de compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculos de probabilidade para interpretar informações de variáveis apresentadas em uma distribuição estatística.

O conhecimento de geometria plana e espacial (cálculo de áreas e volumes de figuras espaciais), que aparece em cerca de 20% da prova, é trabalhado na competência ao utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

Logaritmos e exponenciais, trigonometria e sequências, como, por exemplo, progressão aritmética e progressão geométrica, também não são muito explorados. Porém, podem cair. Todos esses assuntos juntos totalizam em média 15% da prova.

> Gilberto Gil Fidelis Gomes Passos, Sistema Elite de Ensino, Rio de Janeiro, RJ

Nos últimos anos, predominaram questões sobre grandezas proporcionais e geometria espacial. São questões contextualizadas e bastante relacionadas a situações do cotidiano. Decorar fórmulas, sem a preocupação com o desenvolvimento do raciocínio, é o caminho mais certo para um desempenho fraco na prova de matemática do Enem.

> César Tasinafo, Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

Entre os temas que o Enem mais costuma cobrar estão:

– Matemática básica: regras de três simples e compostas, grandezas direta e inversamente proporcionais;

– Funções de primeiro e segundo graus

– Exponenciais;

– Porcentagem e juros;

– Geometria plana e espacial;

– Probabilidade;

– Noções de estatística (cálculo de média, moda, mediana, variância e desvio padrão de um conjunto de valores).

> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro, RJ

Para ter sucesso na prova de matemática do Enem, os alunos devem conhecer bem alguns conceitos básicos da aritmética como: porcentagem, juros simples, frações, razão e proporção e análise de gráficos. Também é importante saber alguns conceitos básicos da geometria plana: triângulos e quadriláteros. Outros conceitos sempre presentes são os estudos de estatísticas e o cálculo de probabilidades.

> Daniel Lowinsohn e Geraldo Akio, professores do CPV Vestibulares, São Paulo, SP

 

TEMAS QUE PODEM SER COBRADOS NA PROVA DE CIÊNCIAS HUMANAS DO ENEM

A prova de humanas geralmente é aplicada no primeiro dia. Exame segue com matemática, português e redação.

 

21) Código Florestal

Lei que regulamenta a exploração das terras e estabelece onde a vegetação nativa deve ser mantida, esta lei depois de sancionada gerou muitas polêmicas, vale a pena conhecer seus principais pontos.

22) Lei das cotas

O governo criou lei que garante 50% das vagas das universidades federais para candidatos que fizeram o todo o ensino médio em escolas públicas. Existe ainda cotas para afrodescendentes, negros e outras que os candidatos precisam saber.

23) Primavera árabe

Conjunto de manifestações realizadas contra os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio.

24) Conflitos na Síria

Manifestações contra o governo de Bashar al-Assad começaram em março de 2011, com represálias violentas e conflitos diplomáticos com a Turquia. O conflito persiste e gera instabilidades no mundo árabe.

25) Guerra cambial

Disputa entre os países envolvendo suas moedas. Países emergentes estariam forçando a desvalorização de suas moedas para beneficiar seus ganhos com exportação.

26) Rio 20

Realizada no Rio de Janeiro, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável teve a participação de 188 países. O propósito da Rio 20 era formular um plano para que a humanidade se desenvolvesse de modo a garantir vida digna a todas as pessoas, administrando os recursos naturais para que as gerações futuras não fossem prejudicadas.

27) Estado Islâmico

Um califado que foi proclamado, ainda sem o reconhecimento pela comunidade internacional. Afirma autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do mundo e aspira tomar o controle de muitas outras regiões de maioria islâmica, começando pelo território da região do Levante, que inclui Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e Hatay, uma área no sul da Turquia.

28) Semana de 1922

A Semana de Arte Moderna é um terma recorrente nas provas de vestibulares e no Enem. Movimento completa 100 anos em 2022.

29) Impeachment de Collor

Tema impeachment muito comentado ultimamente. O movimento político que culminou com a saída do presidente Fernando Collor de Mello em 1992, sempre é motivo para relembrar politicamente. Entenda o impeachment visitando o site do Vestibular1.

30) Paraguai

O presidente Fernando Lugo foi destituído do cargo em um processo de impeachment. Ele disse ter sido vítima de um golpe de estado.

 

VEJA OUTROS TEMAS QUE PODEM SER ABORDADOS NA PROVA DO ENEM

– Questões relacionadas aos processos de desenvolvimento econômico (industrialização, por exemplo);

– Distribuição de renda;

– Organização da sociedade brasileira em seus principais momentos históricos;

– Vegetação e clima;

– Problemas ambientais como assoreamento de rios e desmatamento.

> Cursinho Oficina do Estudante, Campinas, SP

– Brasil República;

– Idade Contemporânea;

– Idade Moderna;

– Brasil Colônia;

– Brasil Império;

– Ano de 1922 no Brasil (Semana de Arte Moderna, Tenentismo e PCB),

– Guerra do Contestado;

– Eleições de 1982 para governadores no período militar.

> Curso e Colégio pH, Rio de Janeiro

Em geografia e atualidades:

– agropecuária e domínios morfoclimáticos;

-sustentabilidade;

– Código Florestal;

– Primavera Árabe;

– Conflitos na Síria;

– Comércio Internacional (protecionismo x guerra cambial);

Em história:

“A prova de História apresenta uma preferência um pouco maior pelos acontecimentos relacionados à História do Brasil do que aos da História do resto do Mundo. São frequentes questões que relacionam momentos históricos com manifestações artísticas de mesma época. Além disso, podem ser cobradas formas de interpretação de problemas atuais comparando-os com os do passado.”

> Alex Perrone e Daniel Gomes, professores de ciências humanas do CPV Vestibulares

– Deposição do presidente paraguaio;

– Conferência das Nações Unidades sobre Desenvolvimento Sustentável;

– Ampliação das cotas nas universidades.

“Geralmente, o Enem dá mais atenção à realidade do que as provas tradicionais de vestibular, e não se deve descuidar das informações que circulam por aí. Através delas é que as questões exploram a interdisciplinaridade. O mais importante, contudo, é a capacidade do candidato de fazer uma leitura atenta daquilo que está sendo pedido. As questões de humanas tendem a ter bastante leitura e a apelar para a capacidade de interpretação. Um bom vocabulário é imprescindível para a prova e o bom senso para pesar as alternativas que lhe colocam a frente, também ajuda grandemente.

> Stefan Chamorro, professor do Sistema Elite de Ensino de Porto Alegre (RS)

As provas

O Enem realizado geralmente em novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

Para a realização, das provas o candidato deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

As provas tem geralmente início às 13h (horário de Brasília). Os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. No segundo dia serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30. O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

O Inep recomenda que os candidatos cheguem ao local de prova ao meio-dia (horário de Brasília). É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização das provas. Quem não tiver o documento deverá apresentar boletim de ocorrência emitido no máximo 90 dias antes da data da prova e se submeter a uma identificação especial e preenchimento de formulário próprio.

Fonte: pesquisa no G1.

 

30 dicas de assuntos para o Enem por vestibular1

Publicado em:Enem: Dicas

Você pode gostar também