Como organizar seus estudos para o Enem - Vestibular1

Como organizar seus estudos para o Enem

Como organizar seus estudos para o Enem

Como organizar seus estudos para o Enem

Essa é a grande preocupação de muitas pessoas, como podem se organizar para estudar. Por onde começar, quais matérias estudar, se estuda uma de cada vez ou todas ao mesmo tempo.

Enfim, esse questionamento assombra muita gente por ai. No entanto, nesse artigo veremos algumas formas de organização que poderão te ajudar a chegar ao seu objetivo. Uma forma muito importante é ter um ​plano de estudos para o Enem​.

Muitas pessoas se questionam se realmente há a necessidade de criar um cronograma já que seria muito mais fácil ir direto aos estudos. Para tirar essa duvida basta pensar se você fosse comprar um imóvel ou automóvel.

É bem provável que faça um planejamento financeiro, para que possa saber em quanto tempo você pagará sua aquisição, ou ainda se tem condições para tal feito. Estudar, como qualquer projeto que tenhamos na vida necessita de ​planejamento, organização e disciplina​. Por isso ouvimos muitas pessoas dizerem que o tempo é muito curto, e não deu para estudar todo o conteúdo programático. Sendo assim, nesse artigo você encontrará algumas definições de como conseguir organizar seus estudos.

Organizando os estudos

1° Passo- O primeiro a se fazer é delimitar o tempo que se tem para o estudo. No caso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), as inscrições abrem em maio, e a prova é em novembro. Portanto temos seis meses para o estudo. Pode parecer um tempo longo, porém não é, o conteúdo do Ensino Médio é extenso;

2° Passo- Com o tempo para o estudo delimitado. Você precisa fazer uma lista com as atividades que você realiza durante o dia. Desde o momento em que acorda até a hora de dormir. Tempo do banho, horário do trabalho, hora do almoço, tempo gasto para ir ao trabalho, buscar os filhos na escola, jantar, atividades físicas, atividades sociais, enfim, tudo, mas tudo mesmo. Essa lista tem que ser feita da semana toda, o que é feito em cada um dos dias da semana inclusive, sábados e domingos;

3° Passo- Independente do tempo que falta para a realização da prova, quanto mai rápido for feito o cronograma de estudo, mais tempo você terá para poder estudar todo conteúdo e poder revisá-lo;

4° Passo- Você não precisa esperar para que abram as inscrições para que comece a estudar, isso fará com que você perca muito tempo. E se tratando do Enem, e seus benefícios aos estudantes não da para ficar enrolando. Volte a estudar na terça feira, após a prova, independente se foi ou não satisfatório seu desempenho.

5° Passo- Depois de listar suas atividades, tente modificá-la, de uma enxugada nos horários, deixe mais tempo sobrando para os estudos;

6°Passo- Ao criar seu cronograma, faço-o de uma forma que te cause conforto e satisfação. Tenta não quebrar nenhum dia do estudo principalmente quando estiver na reta final;

7°Passo- Crie uma tabela com os dias da semana. Dedique-se 50 minutos a cada matéria a ser estudada. Tenha 10 minutos de pausa. Tome água respire um pouco estique o corpo. Volte a estudar por mais 50 minutos.

Esse são passos básicos para que você obtenha sucesso e realize seu sonho. Isso exige muita determinação. Só depende de você. Bons Estudos!

 

Como organizar seus estudos para o Enem

Colaboração da página parceira de Link: ​http://www.enempaginadoparticipante.com.br/

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta