Menu fechado
Dicas para o Enem, vestibular

Dicas para o Enem

Vai fazer ENEM neste ano?

Para ajudar a evitar erros considerados bobos que podem comprometer o desempenho dos estudantes no Enem, confira as Dicas para o Enem do Vestibular1.

Na reta final para os dias de provas do ENEM, o Vestibular1 seleciona algumas dicas que podem fazer a diferença na hora do exame, para quem quer organizar as ideias e se concentrar nos estudos. Os candidatos do Enem estudaram, fizeram tudo o que era preciso no ano inteiro, para conseguir a melhor nota ou colocação no ensino superior.

Saiba que as questões do Enem têm pesos diferentes, assim você deve procurar dosar sua preparação com as matérias que tem mais afinidade, com as que não tem. Lembre-se sempre que isso não quer dizer que as mais difíceis rendam mais pontos. Muito pelo contrário! A nota do candidato é calculada pelo “caminho” que ele faz durante a prova. Neste caso, errar uma questão muito fácil pode ser mais prejudicial do que errar aquelas que ninguém sabe responder.

Assim prepare-se com calma, leia jornais e revistas para se informar de atualidades, visite as áreas de nosso site que lhe proporciona uma revisão completa online. Para estudar o conteúdo da matéria que deseja, leia o conteúdo, buscando compreender os contextos nos quais os fenômenos acontecem, procurando entender as teorias que explicam esses fenômenos. Busque também compreender e principalmente lembrar que é importante se familiarizar com a linguagem da matéria é fundamental.

Para aqueles que estão nos últimos dias de aula antes das provas do ENEM, é hora de relaxar um pouco para chegar tranquilo ao exame. Às vésperas do Enem a ansiedade pode ser considerada um grande obstáculo! Veja e faça o nosso teste sobre ansiedade, a ajuda é enorme para aqueles que se sentem intranquilos.

A dica dos professores é fazer toda a prova priorizando o que sabe, ou aquilo que está bem claro para você, sem esquentar a cabeça com o que te deixa inseguro, para depois voltar e se preocupar com as questões mais difíceis, consideradas “cabeludas”. Use uma técnica de relaxamento para não estressar no exame, vá treinando desde já. Sinta-se como se estivesse sozinho na sala. Não se esqueça que você se preparou ou vai se preparar o ano todo, ou mesmo nos últimos dias para esse momento, e não será a inibição que vai lhe impedir de relaxar.

Sempre dizemos para que os estudantes, priorize aquilo que sabe, depois leia a pergunta antes do enunciado. O Enem tem como uma das principais características os enunciados compridos, inclusive com muita análise de imagens e fotos. Às vezes, a chave para a pergunta está numa única palavra escondida no texto ou na última linha de um enunciado enorme. Como cada texto costuma servir para duas ou três questões no máximo, o aluno é obrigado a fazer leituras longas e cansativas. A maneira de driblar pelo menos uma parte desse trabalhão é descobrir o que está sendo perguntado, assim antes de ler o enunciado, evite ter que reler os textos caçando a resposta na pergunta.

Não deixe o cartão de respostas para o fim

Isso é tão importante quanto a preparação! Não há nada mais frustrante para o candidato do que fazer a prova inteira com segurança e, no fim, não dar tempo de preencher ou errar no preenchimento do cartão de respostas. Existem algumas formas de escapar da armadilha sem perder muito tempo, como ir preenchendo a folha a lápis ao longo da prova e depois só dar uma conferida na hora de passar tudo à caneta, para garantir que não vai ficar nada em branco. Outra saída é marcar com destaques para chamar a atenção, com uma flecha, estrelinhas ou mesmo um “recadinho”, aquelas perguntas que você vai ter que chutar mais tarde. O importante é não deixar nada para fazer, responder ou completar no fim, quando o prazo está se acabando.

Voltamos a recomendar que visite o site, nas seções que sente precisar de mais apoio, veja também nossa seção de Redação Nota 10 e não deixe de conhecer e se possível aplicar nosso Exclusivo Guia de planejamento do Tempo que lhe trará muitas dicas importantes para se programar em provas e principalmente Dicas de redação do Enem.

Boa prova!

 

Você acabou de ver, Dicas para o Enem, veja agora; Dicas para o Enem do professor, O que vai cair no Enem, Definidas as datas do Enem, Dicas para o Enem, Aula para o Enem, Vídeo aulas, Resultados do Enem, Aulas de Revisão para o Enem- Matérias que mais caem no Enem, Dicas para o Enem deste ano, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores. Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem, Dicas para o Enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

Publicado em:Enem: Dicas

Você pode gostar também