Menu fechado
Matérias quentes para o Enem via vestibular1

Matérias quentes para o Enem

Confira as matérias quentes para o Enem, matérias e temas quentes para a prova do Enem que será realizado no final do ano

Não faça o Prova do Enem sem ver as dicas do Vestibular1!

Orientação / Enem

Veja os principais temas candidatos a questões no Enem e revise os últimos pontos antes da prova com mais este guia e depois consulte nossas dicas!

1) Direitos humanos

A prova do Enem, segundo o professor de história do ensino médio do colégio Sion, Marcello, costuma abordar grandes temas, como direitos humanos. Neste ano, os direitos dos povos indígenas ficaram em evidência com a demarcação de reservas. O Ministério da Justiça, em Brasília, recebeu um protesto em apoio à reserva.

2) Escravidão

Outro tema que pode motivar questões de geografia e de história, além de interpretação de texto, é a escravidão. Dentro da área de direitos humanos, o assunto, que pode parecer ultrapassado, ainda é realidade no Brasil e no mundo. Um grupo de trabalhadores é libertado de uma olaria na China. A imprensa local revelou que líderes das quadrilhas de escravocratas escondiam crianças operárias e cobravam resgates por sua libertação.

3) Ditadura militar brasileira

Em história do Brasil, uma temática a ficar atento é a do regime militar. Ainda na linha de ditaduras, podem aparecer perguntas que se remetam à história da América Latina e dos regimes totalitaristas na Europa. Lembrar do Ato Institucional número 5, soldados do exército invadem a USP (Universidade de São Paulo) em tanques de guerra. Cerca de 800 alunos do Crusp (Conjunto Residencial da USP) foram presos. Em tempo: o AI-5 foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968.

4) Questão nuclear

A questão nuclear pode motivar tanto perguntas de geopolítica, quanto de física, matemática, química, biologia. Enfim, ciências, em geral. Mas não se preocupe: o Enem não deverá cobrar picuinhas ou fórmulas decoradas. Lembre-se, do presidente iraniano, que costuma visitar usinas  nucleares em seu país. Além do Irã, a Coreia do Norte vem sendo foco dos noticiários pela corrida a armas nucleares.

5) Crise econômica

Um ano após a quebra de bancos de investimentos, a crise econômica ainda é favorita a questões de vestibulares e do Enem. Isso porque o assunto possibilita perguntas tanto de matemática, quanto de geopolítica ou história. É importante conseguir comparar a crise atual com a quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929. Lembre-se, da preocupação com o anúncio de grandes concordatas e falências.

6) Desigualdade social

O negro no Brasil é grande motivador de perguntas históricas, sobre a escravidão e a colonização, mas também sobre desigualdades sociais. O candidato ao Enem pode ser convidado à reflexão sobre cotas e políticas de ação afirmativa. Lembre-se, de modelos negros fizeram um desfile-protesto, do lado de fora da São Paulo Fashion Week, em junho deste ano. Os profissionais pediam mais espaço e visibilidade.

7) A química no cotidiano

A abordagem da química deverá privilegiar conceitos relacionados ao cotidiano, em problemas ambientais ou de saúde, por exemplo. Um assunto tradicional da disciplina, o cálculo estequiométrico, deve aparecer no Enem, mas não em questões rebuscadas. Fórmulas, massas e pesos deverão ser fornecidos pela banca examinadora. Pelo menos, essa é a promessa do MEC (Ministério da Educação).

8) Mais química no dia a dia

Ácidos, bases, sais e óxidos podem cair em perguntas, por isso, é importante ter o conceito fixado. A banca deverá fornecer informações sobre fórmulas, caso sejam necessárias. Os testes sobre o assunto podem aparecer disfarçados com historinhas sobre meio ambiente, sobre digestão, ou sobre problemas da vida prática, como usar ácido muriático para a limpeza de superfícies. Vale dar uma revisada no conceito de pH.

9) Conceitos de química

Os diferentes tipos de ligações químicas são fortes candidatos a alguns testes do Enem. O importante é ter o conceito, e não decorar fórmulas cabeludas.

10) Química orgânica

Acha química orgânica difícil, com um monte de nomes esquisitos e fórmulas complicadas? Bom, se você é desse grupo, saiba que o tema propicia a elaboração de diversos testes com foco na vida prática, como perguntas sobre combustíveis ou plásticos, por exemplo. Vale dar uma conferida nos principais hidrocarbonetos e nas funções orgânicas.

fonte:http://www.ikwa.com.br/news_channel/show/138

 

Você acabou de ver, Matérias quentes para o Enem, veja agora; O que vai cair no Enem, Definidas as datas do Enem, Cadastre-se com a gente e fique sempre atualizado, Matérias quentes para o Enem, Navegue também em links de carreiras, Consulte a carreira desejada após fazer nosso teste vocacional, Aula para o Enem, Matérias quentes para o Enem, Vídeo aulas, Resultados do Enem, Aulas de Revisão para o Enem- Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine, informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

Publicado em:Enem: Dicas

Você pode gostar também