Menu fechado
Prova de redação do Enem no Vestibular1

Prova de redação do Enem

Saiba com o Vestibular1 como é a Prova de redação do Enem

Sobre a Prova de redação do Enem, o Enem exige que o estudante escreva um texto dissertativo-argumentativo. A dissertação é um formato de texto que permite que o aluno explore o tema proposto em dois ou três parágrafos argumentativos.

A elaboração de redações, assim como nos textos bem feitos ou a Prova de redação do Enem exigem tempo que muitas vezes não dispomos. No caso da prova de redação do enem o tempo que você terá para fazer seu texto depois de responder às questões não será nada pequeno.

Com a data do Enem cada vez mais próxima, muitos candidatos vem perdendo o sono com a preparação para a Prova de redação do Enem e a ansiedade cada vez maior com a chegada do grande dia! Para se dar bem na Prova de redação do Enem, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso conhecer a fundo assuntos da atualidade.

Antes de qualquer coisa, procure treinar sua escrita, escreva o máximo que você puder, isso vai ajudar na hora da redação, principalmente se você usa muito o computador e escreve muito pouco ou quase nunca. Leia e releia as redações que fez durante o ano, veja também os mais de 50 modelos de redação que temos em nossa seção de Redação Nota 10, observe os comentários e anotações dos professores para que não cometa erros e veja aquelas de estudantes que se saíram bem na Prova de redação do Enem.

Além de opinarem sobre quais temas poderiam aparecer na hora da Prova de redação do Enem, os professores deram dicas de como os alunos podem estudar para facilitar e colocar as ideias no papel e escrever uma redação nota 10.

Sabemos que a Prova de redação do Enem é uma das maiores preocupação dos candidato. Pensando nisso, vamos trabalhar a escrita da redação para a prova. Assim o Vestibular1 produziu mais uma nova seção com facilidades para você. Trata-se de artigos, dicas e informativos sobre a Prova de redação do Enem, que possibilita você a conferir as informações abaixo e depois acessar tanto outras páginas como as vídeo aulas, vídeo dicas e vídeo curso de redação.

A Prova de redação do Enem merece planejamento prévio. Saiba que você estará no segundo dia de prova, mentalmente cansado e será interessante que não deixe a redação para o final, ou faça antes, entre a prova de matemática e a de linguagens. Essa é uma dica muito importante porque a prova de linguagens pode gerar alguma ideia criativa para que eles possam desenvolver a Prova de redação do Enem.

Procure fazer paralelo histórico na Prova de redação do Enem, pensar em problematizações e possíveis soluções para o processo. A Prova de redação do Enem valoriza o conhecimento aplicado à realidade e, assim, desmistifica a ideia de que os conteúdos trabalhados na escola de nada servem para a vida. É importante que você entenda que existem convergências entre as áreas, que a relação entre temas e conteúdos pode servir de argumentação para a tese a ser defendida.

Temos muita informação sobre a Prova de redação do Enem e você poderá assistir as aulas de vídeo em doze capítulos que lhe trará uma rápida bagagem para fazer uma redação ou texto, uma carta ou qualquer outro escrito, do Video Curso de Redação, que possibilita você a assistir as aulas de vídeo em doze capítulos que lhe trará uma rápida bagagem para fazer uma redação ou texto, uma carta ou qualquer outro escrito.

A Prova de redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação do tema proposto pelo exame que cria um problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre o tema, seja ele de ordem política, social ou cultural.

A prova do Enem sempre vai abordar assuntos próximos do cotidiano dos estudantes. Ao escrever a redação, lembre-se de ler a proposta com atenção e certifique-se de que a ideia de argumentação não esteja fugindo do tema proposto. Use a norma culta da língua portuguesa. Procure apresentar uma proposta de solução para a situação-problema apresentada e tome cuidado com preconceitos. Quando for argumentar contra ou a favor de uma ideia, evite extremos ou radicalismos. Estas são atitudes que podem preparar o aluno para escrever uma boa redação.

PROVA DE REDAÇÃO DO ENEM – Avaliação

A nota da Prova de redação do Enem tem um peso enorme na sua média final e, por isso, a preparação para a mesma deve acontecer ao longo do ano, mas se você não conseguiu procure a partir deste momento se dedicar mais a esta Prova de redação do Enem. É importante saber que o Enem sempre vai escolher um tema de relevância nacional e esperar uma intervenção por parte do aluno. A professora Aide, ajudou o Vestibular1 a listarta,bém alguns temas de atualidades que podem ser cobrados. Veja quais são eles em nossa seção.

Os avaliadores do Enem repudiam qualquer manifestação racista, sexista ou de apoio à violência e à desigualdade social, revise o texto e passe-o a limpo. A letra legível facilitará o entendimento do texto, então, capriche.

O que pode dar nota zero na Prova de redação do Enem

Se você não atender ao tema ou a proposta solicitada, ou desenvolver outra estrutura que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará “Fuga ao tema e não atendimento ao tipo textual”;
Entregar a Folha de Redação sem texto escrito, o que é considerado “Em Branco”;
Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configura “Texto insuficiente”;
Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada “Anulada”.

Ainda sobre o Enem

Com a nota do exame é possível participar de programas como o Sisu, que oferece vagas em faculdades públicas; o ProUni, para quem deseja conseguir uma bolsa de estudo em instituições privadas do ensino superior; e o Sisutec, que oferece vagas gratuitas em cursos técnicos. Além disso, a nota do Enem vale como certificação de conclusão do Ensino Médio.

Duas novidades foram apresentadas este ano. A Universidade de Coimbra e a Universidade da Beira Interior, ambas instituições portuguesas, vão usar a nota do Enem como processo seletivo. Serão utilizadas as notas das edições anteriores (apenas Coimbra), e como critério para matricular candidatos Notícias no Vestibular1: nos seus cursos de graduação.

CONHEÇA NOSSO ESPECIAL ENEM: Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Preparação Eficaz para o Enem, Tema da redação do Enem e Temas para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Prova de redação do Enem Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Publicado em:Enem: Dicas

Você pode gostar também