Menu fechado
Revisão e Dicas para Enem

Revisão e Dicas

Esteja preparado(a)! E Boa Sorte!

A vida de um vestibulando é bem diferente do cotidiano de uma pessoa que já faz faculdade e daquelas que ainda não estudam. Essa é a grande jogada, entender que algumas diferenças fazem parte do jogo. Veja agora como fazer uma Revisão e Dicas.

Características da prova

A parte objetiva da prova é constituída por 180 questões de igual valor, avaliada numa escala de 0 a 1000 pontos, gerando uma nota global que corresponde à soma dos pontos atribuídos às questões acertadas. Além disso, será atribuída uma nota, também de 0 a 1000, a cada uma das cinco competências avaliadas. Na redação, também haverá uma nota global de 0 a 1000 e uma nota, na mesma escala, para cada uma das cinco competências aferidas. A redação será desconsiderada se o participante fugir ao tema ou à estrutura solicitados.

Aliás, vale ressaltar que a maioria das questões têm a ver com o cotidiano. Por isso, ler revistas, jornais, revistas especializadas, informações (em sites como o Vestibular1) e bons livros de todos os gêneros.

A prova é interdisciplinar e cobra tudo aquilo que será levado para vida. Esse modelo de prova já é aplicado na maioria dos vestibulares da Europa e Estados Unidos. Os criadores do ENEM dizem que foi inspirado nesses exames que o ENEM foi criado.

Dica de Estudo: O exame do Enem sempre acontece quase no fim do ano e você acabou de decidir que vai entrar na faculdade. E agora o que fazer? Estudar, estudar, estudar. Bem, isto todo mundo sabe, o problema é: Como?

Em primeiro lugar é necessário ser realista: que base você tem? É forte? Mais ou menos? Fraca? É necessário também entender que estudante você é? Disciplinada(o), meia(o) folgada(o). A melhor forma de se atingir um objetivo é conhecer os obstáculos que se vai enfrentar. Continue vendo nossa Revisão e Dicas.

Em primeiro lugar: você deve saber que vai precisar ser disciplinada(o). Isso não quer dizer que você vai ter que estudar o tempo todo sem parar, mas quer dizer que você terá que estudar nos dias e nas horas que você mesmo propôs.

Isto TEM QUE SER FEITO. Se você passar a inventar uma desculpa para cada dia de estudo o tempo passará e você não terá se preparado direito.

Outra coisa importante: alimente-se bem. Você precisará de muita energia. Quando a gente não se alimenta bem o cansaço chega, e fica difícil cumprir as metas. Não falte a aula: ela é o ponto de partida para sua planilha de estudos, e em uma sala de poucos alunos como a nossa revisão você terá uma excelente oportunidade de interagir com os seus colegas e com o seu professor.

O Vestibular1 já tem vários anos de experiência no Enem e não tem erro: os mais disciplinados são aqueles que alcançam a aprovação. Fique atento à nossa Revisão e Dicas.

Alguns pontos têm que ser levados a sério e o mais importante é o vestibulando entender que para conseguir sucesso é preciso ter uma estratégia de estudo. Tudo tem que ser muito bem planejado, não é só pegar as apostilas e sair estudando feito um louco.

Determinar quais são os horários a serem estudados, criar uma metodologia de estudo baseada no seu dia a dia, levando em consideração variáveis como o trabalho, a família, a distância que percorre, o transporte e o tempo que demora de um lugar ao outro, o namoro, o casamento, o “rolo” e algumas outras que iremos conversar quando você vier para estudar ou revisar com o Vestibular1. Temos o maior prazer em estar com você e lhe ajudar a montar uma planilha de acordo com suas necessidades, visite nossas páginas a respeito em Novidades.

As provas do Enem são geralmente tranquilas e com certeza estão longe de serem as mais difíceis. Principalmente para aqueles que fazem conosco uma Revisão e Dicas, ou seja revisa os conteúdos e navega pelas dicas.

A prova do Enem exige dos alunos um conhecimento muito ligado ao cotidiano e geralmente os temas abordados foram amplamente divulgados na mídia e com certeza discutidos em sala de aula, abrange de um modo geral vários tópicos das matérias (que você pode consultar pelo nosso Programa Básico de Disciplinas), exigindo do aluno um conhecimento mais amplo e específico.

O Enem possui questões de múltipla escolha onde também existe uma variação bem grande nos tópicos abordados, lembrando você que algumas matérias sempre aparecem nas provas etc . Bom, as informações são muitas e essa dica já está grande demais!! E ainda temos que repassar os assuntos que mais caem na prova, que você terá acesso nos links abaixo de nossa revisão e de apostilas!

Ao contrário dos exames vestibulares tradicionais, o ENEM avalia os alunos competências. São cinco competências ao todo na parte de múltipla escolha: Dominar linguagens, enfrentar situações-problemas, compreender fenômenos, construir argumentação e elaborar propostas.

Já na redação, são outras cinco competências: demonstrar domínio de linguagem culta; compreender a proposta e aplicar seus conceitos de outras matérias, desenvolvendo o tema; solucionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento de mecanismos linguísticos para construção de argumentação; elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos.

Em relação às competências avaliadas, existem interligadas à elas, as habilidades que somam 21 no total. A maioria delas estão ligadas a fenômenos da natureza (energia, água, ambiente, biodiversidade, seres vivos, poluição), fatores histórico-geográficos, fatores matemáticos (relacionados à matemática do dia-dia) e a linguagem.

Veja ao final da página as provas anteriores que você pode baixar, fazer as mesmas como se fossem um simulado e conferir sua pontuação com os gabaritos.

Acesse agora as últimas provas corrigidas passo a passo, comentadas desde 1998: Veja na seção!

Acesse agora nossa de Revisão OnLine: Veja na seção!

Acesse agora nossas Apostilas: Veja na seção!

Acesse agora Resumos Literários: Veja na seção!

A redação no Enem é muito importante e tem o maior peso em sua nota final. Você deve estar alinhado como que é exigido. Com a nossa seção de Redação, você terá todas as informações para estar preparado para o Enem e para qualquer outro exame vestibular das principais faculdades, não perca a oportunidade de fazer uma reciclagem completa nesta que é considerada a seu principal porta para uma boa nota e para sua entrada na universidade!

Acesse agora Redação Nota 10 do Vestibular1: Visite a seção!

Se você seguir a estas orientações acima, de nossa Revisão e Dicas, com certeza você terá um bom desempenho no Enem.

Boa sorte a todos!

Maiores Informações

Depois de conferir a Revisão e Dicas para Enem veja Como se preparar para o Enem e VestibularPreparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e não pode deixar de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem. Se você quiser obter informações mais detalhadas sobre o Enem, entre em contato com a Secretaria de Educação de seu estado. Na Internet, ou visite o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Deixe aqui o seu nome e e-mail para receber futuras alterações nas páginas do ENEM. Faça nosso cadastro!

Publicado em:Enem: Dicas

Você pode gostar também