Menu fechado
Você está pronto(a)? Pronto, Pronta voce está, vestibular

Você está pronto(a)?

Vem aí o ENEM.

Os resultados do Enem têm várias finalidades. Uma delas é servir de critério de avaliação para a entrada na universidade. O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio é realizado, com início às 13h e término às 18h (horário de Brasília), no final de semana, em todos os Estados e no Distrito Federal. A prova é aplicada em 3.495 locais de prova num total de 1.605 municípios.

O ENEM foi criado em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC). Com um intuito diferente, o ENEM quer investigar se as escolas estão preparando os indivíduos para pensar. O intuito do exame não é fazer o estudante decorar fórmulas gigantescas e nem fazê-lo responder questões sem cabimento. Aliás, quando as provas são elaboradas, é terminantemente proibido elaborar questões desse tipo, as pegadinhas.

O ENEM é uma prova que ensina a estudar. É aplicar o que foi visto no dia-dia. Por isso fórmulas gigantescas não são utilizadas, porque não serão usadas na vida dos estudantes.

Faça uma revisão completa conosco. Veja como na seção!

Confira o acesso ao local da prova

Os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12:55h, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado. O participante só poderá deixar a sala na qual estará realizando a prova a partir das 15h. Para sair portando o caderno de questões do Exame, o inscrito só deverá deixar a sala a partir das 17h.

Documentos necessários

O participante deverá comparecer ao local de realização da prova com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início.

Cartão de Confirmação de Inscrição,

documento de identidade com foto emitido por órgão oficial

folha de respostas do questionário socioeconômico.

Deverá levar apenas lápis preto n.º 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. É recomendável levar um lanche: fruta, biscoito, etc.

Cartão de inscrição

O inscrito que não recebeu ou perdeu o carão de inscrição deverá dirigir-se ao local onde fez a inscrição, ou pela Internet para obter informações sobre o seu local de realização da prova.

Também poderá procurar as agências dos correios, ligar para o telefone 0800616161 ou acessar o site do Inep.

Questionário socio-econômico

Além do cartão de inscrição, o participante recebeu o questionário socioeconômico. Ele deve ser respondido com antecedência e não no dia ou nos momentos que antecedem o Exame. O questionário deve ser entregue ao fiscal da sala de prova.

Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização do exame. Neste caso, o participante deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios.

É bom levar: Garrafa com água, Pacote pequeno de lenço de papel, Chocolate ou barra de cereal (fáceis de carregar e energéticos), Celular (desligue antes da prova. É só para se comunicar com seus amigos e pais após o exame).

Deixe em casa: Calculadora, Agenda eletrônica, Walkie-talkie, Bebidas alcoólicas e cigarros, Livros, Canetas coloridas.

É legal também comer alimentos, não só no dia do exame, mas também sempre alimentos como: Castanha-do-pará, Iogurte, Peixe, Banana nanica, Frutas diversas, Arroz ou pão integral, Brócolis; esses alimentos ajudam a exercitar a sua memória.

Nós do Vestibular1 esperamos que use muito bem essas nossas dicas e que tenha uma ótima prova!

Resultados

Cada participante receberá, no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados.

Constarão nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas nas duas partes da prova.

Os resultados individuais são sigilosos e não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares, mas as instituições interessadas – estabelecimentos de ensino superior e empresas – poderão ter acesso ao resultado individual de qualquer participante desde que obtenham a sua autorização. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no Enem.

Resultado para as escolas

As escolas, que tiveram mais de 90% de seus alunos matriculados na terceira série do ensino médio presentes ao Enem, poderão solicitar um boletim com a média dos resultados de seus estudantes.

Esse boletim informa também a nota média do País, possibilitando uma comparação dos resultados. O documento, que poderá solicitado pelo e-mail: enem@inep.gov.br, é gratuito para as escolas públicas. Para as escolas particulares será cobrada uma taxa de por aluno.

Confira as instituições que aderiram ao exame em nossa seção do Enem.

Maiores Informações

Se você quiser obter informações mais detalhadas sobre o Enem, entre em contato com a Secretaria de Educação de seu estado. Na Internet, ou visite o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Se você quiser conhecer melhor o Enem navegue aqui no Vestibular1. Também, se você quiser se informar melhor sobre a Lista de Instituições que aceitam a nota do Enem para seu processo seletivo.

Se você quiser se informar melhor sobre os Resultados de Estatísticas do Enem navegue.

 

Se você vai fazer uma Preparação para o Enem, visite a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro!

Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos ou faça o download: Prova e gabarito de anos anteriores.

Se você precisa e quer melhorar suas notas ou vai fazer vestibular ou Enem este ano, O Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite as seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, e principalmente rumo a sonhada universidade!

 

Publicado em:Enem: Dicas

Você pode gostar também