Menu fechado
Enem digital - Correções de provas do Enem

Enem digital – Correções de provas do Enem

Enem digital – Correções de provas do Enem

Sobre as correções das provas, Correções de provas do Enem digital

Serão corrigidas somente as redações transcritas para a Folha de Redação e as respostas efetivamente marcadas e confirmadas no sistema, de acordo com as instruções apresentadas, sob pena da impossibilidade da correção. Os rascunhos não serão corrigidos.

O cálculo das proficiências dos participantes, a partir de suas respostas às questões de múltipla escolha das provas objetivas, terá como base a Teoria de Resposta ao Item (TRI). O documento com a metodologia utilizada e com os critérios adotados pela banca poderá ser consultado no Portal do Inep, no endereço .

A nota da redação, variando entre 0 (zero) e 1.000 (mil) pontos, será atribuída respeitando se os critérios disponibilizados no Portal do Inep, no endereço , e na Cartilha de Redação do Enem. A redação será corrigida por dois corretores de forma independente.

Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências. A nota total de cada corretor corresponde à soma das notas atribuídas a cada uma das competências. Considera-se que há discrepância entre dois corretores se suas notas totais diferirem por mais de 100 (cem) pontos; ou a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a 80 (oitenta) pontos; ou houver divergência de situação.

A nota final da redação do participante será atribuída da seguinte forma:

Caso não haja discrepância entre os dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois corretores; caso haja discrepância entre os dois corretores, haverá recurso de ofício (automático), e a redação será corrigida, de forma independente, por um terceiro corretor; caso não haja discrepância entre o terceiro corretor e os outros dois corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas totais que mais se aproximarem, sendo descartada a outra nota.

Sendo a nota total do terceiro corretor equidistante das notas totais atribuídas pelos outros dois corretores e na impossibilidade de aproximação da nota atribuída pelo terceiro corretor com um dos outros dois, por não haver qualquer discrepância entre eles, a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores, que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores.

Caso haja discrepância entre o terceiro corretor e apenas um dos corretores, a nota final do participante será a média aritmética entre as duas notas atribuídas pelos corretores que não apresentaram discrepância, sendo descartada a outra nota; caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício, e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final do participante, sendo descartadas as notas anteriores.

A banca avaliadora poderá atribuir nota 0 (zero) à redação que: não atender à proposta solicitada ou possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará “Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa”; não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”; apresente até 7 (sete) linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, o que configurará “Texto insuficiente”; A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadas desconsiderado para a contagem do número mínimo de linhas.

Apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, o que configurará “Anulada”; apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, o que configurará “Anulada”; apresente nome, assinatura, rubrica ou qualquer outra forma de identificação no espaço destinado exclusivamente ao texto da redação, o que configurará “Anulada”; esteja escrita predominante ou integralmente em língua estrangeira; apresente letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes, o que configurará “Anulada”.

TAGS: Enem digital Correções de provas do Enem, sobre as correções das provas, Correções de provas do Enem digital, enem digital, correções de provas do Enem, provas do enem, enem, redações transcritas para a Folha de Redação, folha de redação, redação, redações, redacoes, redacao, cálculo das proficiências dos participantes, participante, proficiências, proficiencias, provas objetivas, teoria de Resposta ao Item, portal do Inep, nota da redação, cartilha de Redação do Enem, nota final da redação, recurso de ofício, discrepância, nota final do participante, banca avaliadora, estrutura textual, estrutura dissertativo-argumentativa, texto escrito na Folha de Redação, proposta de Redação, caderno de Questões, língua estrangeira, texto da redação, como funciona a correção da redação do enem, como é feita a correção da redação do enem, correção enem redação, correção enem, como é corrigida a prova do enem, quem corrige a redação do enem, quem corrige a prova do enem, tri enem

Pesquisas relacionadas a Correções de provas do Enem: como funciona a correção da redação do enem, como é feita a correção da redação do enem, correção enem redação, correção enem, como é corrigida a prova do enem, quem corrige a redação do enem, quem corrige a prova do enem, tri enem

Publicado em:Enem Digital

Você pode gostar também