A utilização dos Resultados do Enem - Vestibular1

A utilização dos Resultados do Enem

A utilização dos Resultados do Enem

Você sabe qual A utilização dos Resultados do Enem?

Como é a utilização dos resultados da Prova do Enem

A finalidade primordial do Enem é a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do Enem são utilizadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no País, na implementação de políticas públicas, criação de referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do ensino médio, desenvolvimento de estudos e indicadores sobre a educação brasileira e estabelecimento de critérios de acesso do participante a programas governamentais. O Enem serve também para a constituição de parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vistas à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

O Enem tem como objetivo o acesso à educação superior, mas essa não é a única, mas é uma das funções. O Enem tem sido usado com sucesso como mecanismo de acesso à educação superior, tanto em programas do Ministério da Educação – Sisu e Prouni –, quanto em processos de permanência – Fies. Também tem sido utilizado em processos de governos estaduais e da iniciativa privada.

A utilização dos Resultados do Enem: O Enem poderá ser usado para certificação no ensino médio, pois a certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições conveniadas está no edital.

Será realizada a certificação de conclusão do ensino médio por meio do Enem, no ato da inscrição o participante deve indicar a instituição certificadora onde irá solicitar a certificação para fins de conclusão do ensino médio. As instituições que firmaram Acordo de Cooperação Técnica para esse fim estão listadas no Edital. A definição dos procedimentos para certificação é responsabilidade das instituições certificadoras

A Instituição certificadora não está relacionada ao local de residência do participante. A escolha da instituição certificadora pelo participante implica na concessão de autorização ao Inep para o envio de dados e notas obtidas para a Instituição Certificadora escolhida , entre as listadas no Anexo I do Edital.

Não é o Inep que emite o certificado de conclusão do ensino médio. O Inep apenas encaminha os resultados para a Instituição escolhida pelo participante, para fins de certificação, de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em regulamentação específica das instituições.

Para o acesso à educação superior, os participantes poderão utilizar os resultados do Enem, pois os resultados do Enem poderão ser utilizados como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso à Educação Superior, bastando para tanto a adesão por parte das Instituições de Educação Superior (IES).

Quando, no ato da inscrição, o participante faz a opção por se inscrever também em programa governamental e em processo seletivo de ingresso a educação superior, isso se dá automaticamente, ou seja, o participante dará o seu formal consentimento para a disponibilização das suas notas e informações, incluindo as do questionário socioeconômico. Dessa forma, o Inep poderá encaminhar os dados e resultados dos participante do Enem à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) e às Instituições de Educação Superior públicas ou privadas, de acordo com os critérios, diretrizes e procedimentos definidos em regulamentação específica de cada ente.

O Inep não fornece atestado e certidões, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos participantes.

 

Saiba tudo sobre o Enem! O que estudar para o Enem, Dicas de Redação para o Enem, Revisão para o Enem, Preparação Eficaz, Como é a correção da Prova do Enem, A divulgação dos resultados do Enem.  TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ESTÁ NO ESPECIAL ENEM: Confira as perguntas mais frequentes deste exame. Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Como se preparar para o Enem e Vestibular, Vídeo Dicas exclusivas para o Enem e Aulas de Revisão para o Enem- Visite a seção! Preparação do Enem e Vestibular, não pode deixar de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem este ano. Fique por dentro! Não deixe de acessar as provas de anos anteriores e os gabaritos ou faça o download para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, rumo a sonhada universidade! Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta