Calendário do Enem - Vestibular1

Calendário do Enem

Calendário do Enem

Assim que estiver definido o Calendário do Enem, aqui no Vestibular1 você poderá conferir o calendário para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).  A data da prova, de inscrição é divulgado no Edital, e prova será aplicada no dia marcado, sempre com início às 13h em todo o Brasil.

Para quem conclui o ensino médio:

– As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorrem:

As inscrições para o Enem estarão abertas geralmente em Maio. A nova data engloba os concluintes e as pessoas que já concluíram todas as etapas da educação básica em anos anteriores – egressos.

Neste processo, a instituição também deve informar aos concluintes o número de seu cadastro no Censo Escolar. Desde 1998, quando o Enem foi implantado, os alunos concluintes do ensino médio só podiam efetuar a inscrição nas escolas onde estudavam.

Já os egressos, continuam tendo a alternativa de se inscreverem pelas agências dos Correios ou pela Internet. Assim como nos outros anos, estudantes da rede pública de ensino são isentos da taxa de inscrição.

Inscritos da rede privada pagam a taxa, com exceção dos alunos bolsistas que podem preencher a declaração de carência para ter direito à isenção da taxa. A data para aplicação da prova do Enem não alterada quando divulgada. Será no mês de novembro como de costume, em mais de mil municípios do país.

Além do ProUni, cerca de 670 instituições de ensino superior também utilizam, de alguma forma, os resultados do Enem em seus processos seletivos.

A inscrição deverá ser paga nas agências dos Correios. A ficha deve ser entregue junto com o comprovante de pagamento à escola, que enviará os documentos ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), órgão ligado ao MEC (Ministério da Educação), responsável pela aplicação do exame.

A prova é formada por uma redação e questões de múltipla escolha sobre as competências que o aluno deve ter aprendido durante o ensino médio (interpretação de informações textuais, gráficas ou matemáticas, capacidade crítica, etc).

Outra informação do Enem é a realização das inscrições dos concluintes, das escolas públicas ou privadas, pela Internet. Para usufruir desta opção, basta a escola – que tenha respondido o Censo Escolar até a data limite – solicitar, junto ao Inep, autorização para seus estudantes do último ano do ensino médio efetuarem as inscrições por meio do endereço eletrônico (www.enem.inep.gov.br/inscricao).

Saiba mais sobre o Enem anterior – Visite a seção!

Confira o acesso ao local da prova

Os portões de acesso aos locais da prova serão abertos às 12h e fechados às 12:55h, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário determinado. O participante só poderá deixar a sala na qual estará realizando a prova a partir das 15h. Para sair portando o caderno de questões do Exame, o inscrito só deverá deixar a sala a partir das 17h.

Documentos necessários

O participante deverá comparecer ao local de realização da prova com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início.

Cartão de Confirmação de Inscrição,

documento de identidade com foto emitido por órgão oficial

folha de respostas do questionário socioeconômico.

Deverá levar apenas lápis preto n.º 2, caneta esferográfica de tinta preta e borracha macia. É recomendável levar um lanche: fruta, biscoito, etc.

Cartão de inscrição

O inscrito que não recebeu ou perdeu o carão de inscrição deverá dirigir-se ao local onde fez a inscrição para obter informações sobre o seu local de realização da prova.

Também poderá procurar as agências dos correios, ligar para o telefone 0800616161 ou acessar o site do Inep.

Questionário socioeconômico

Além do cartão de inscrição, o participante recebeu o questionário socioeconômico. Ele deve ser respondido com antecedência e não no dia ou nos momentos que antecedem o Exame. O questionário deve ser entregue ao fiscal da sala de prova.

Quem não recebeu ou perdeu o questionário, deverá solicitá-lo ao fiscal de prova no momento da realização do exame. Neste caso, o participante deverá responder o formulário em casa e enviar pelos Correios.

Resultados

Cada participante receberá, a partir da segunda quinzena de novembro, ou primeira quinzena de Dezembro no endereço indicado no ato da inscrição, o Boletim Individual de Resultados.

Constarão nesse boletim, duas notas: uma para a parte objetiva da prova e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas nas duas partes da prova.

Os resultados individuais são sigilosos e não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares, mas as instituições interessadas – estabelecimentos de ensino superior e empresas – poderão ter acesso ao resultado individual de qualquer participante desde que obtenham a sua autorização. Somente o participante poderá autorizar a utilização dos resultados que obteve no Enem.

O que avalia

O Enem avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica. É um exame interdisciplinar e contextualizado. A prova avalia cinco competências: domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas de intervenção na realidade.

Resultado para as escolas

As escolas, que tiveram mais de 90% de seus alunos matriculados na terceira série do ensino médio presentes ao Enem, poderão solicitar um boletim com a média dos resultados de seus estudantes.

Esse boletim informa também a nota média do País, possibilitando uma comparação dos resultados. O documento, que poderá solicitado pelo e-mail: enem@inep.gov.br, é gratuito para as escolas públicas. Para as escolas particulares será cobrada uma taxa por aluno. (Calendário do Enem)

Maiores Informações

Se você quiser obter informações mais detalhadas sobre o Enem, entre em contato com a Secretaria de Educação de seu estado. Na Internet, ou visite o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

 

Você acabou de ver, Calendário do Enem, veja agora; Correção On Line Enem, Gabarito e Prova do 1o. dia, Gabarito e Prova do 2o. dia, Resolução Comentada, Balanço do 1o dia, Calendário do Enem, Balanço do 2o dia – Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta