Menu fechado
Como é a inscrição no Enem, vestibular

Como é a inscrição no Enem

Como posso fazer a inscrição no Enem?

Aprenda agora como fazer sua inscrição do Enem!

Essa pergunta tem sido recorrente de nossos usuários e resolvemos dar uma ajudinha com algumas explicações importantes sobre a inscrição do Enem. Sem dúvida, esta é uma das dúvidas mais frequentes dos estudantes, principalmente dos que estão concluindo o ensino médio e possuem interesse em participar do Enem este ano.

Assim resolvemos fazer este artigo a respeito da questão, explicando os passos que deve ser feito pelos estudantes interessados, até que possam concluir a inscrição satisfatóriamente.

As inscrições só devem ser feitas por pessoas que já concluíram o ensino médio, ou pelos estudantes que desejam conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, que é possível via exame do Enem. Estudantes que estejam ainda no segundo ano do ensino médio também podem fazer o Exame do Enem, como treineiros, para ganhar experiência na prova.

O primeiro passo é ficar atento à publicação do edital, que deverá ser divulgado brevemente. Uma vez publicado, o mesmo trará todas as informações necessárias e oficiais para que os candidatos possam realizar sua inscrição no Enem com segurança.

Caso você se descuidar e perder o prazo, deverá esperar pelo próximo. Inclusive segundo o MEC, a intenção é ter apenas uma versão do exame por ano e você terá que aguardar pela próxima oportunidade, infelizmente. Assim a atenção ao prazo estabelecido pelo cronograma do Enem é de suma importância.

Dentro do prazo anunciado como período de inscrições, acesse o site oficial do INEP, que gerencia o processo seletivo do Enem, tendo em mãos os números de seus documentos, ou seja do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG).

O próximo passo a ser feito, é o preenchimento do formulário de inscrição na página divulgada para tal. Aqui também o estudante precisa ter bastante atenção para não errar ou cometer enganos.

No formulário próprio e indicado na página de inscrição, você vai informar o seu nome completo, endereço completo, a cidade onde deseja realizar as provas do Enem, sua situação escolar, o seu perfil socioeconômico, e por fim, já escolher o idioma para as questões de língua estrangeira, podendo ser de inglês ou espanhol.

Haverá também, caso seja o seu caso, espaço para declarar a necessidade de atendimento especial. Ainda, haverá um outro espaço para quem tiver interesse em apenas conseguir a certificação do ensino médio.

Ao terminar o preenchimento do formulário do Enem, prestando todas as informações solicitadas, é muito importante que você confira os todos os dados antes de concluir a inscrição, pois a correção dos dados fornecidos, vai lhe proporcionar aborrecimentos, uma vez efetivada a inscrição.

Para concluir a sua inscrição de participação do Enem, será gerada uma GRU, que é a Guia de Recolhimento da União, ou seja, uma guia em forma de boleto bancário, que você deverá pagar na rede bancária, correspondente ao valor da taxa de inscrição do Enem.

Lembre-se de que a sua inscrição do Enem só será confirmada, após a liquidação do valor dentro da data especificada. Este boleto ou guia (GRU), já determina o prazo para o pagamento que também já foi definido pelo calendário oficial, determinando um prazo final para a efetiva liquidação.

Para os candidatos provindos de famílias de baixa renda, podem declarar carência no momento da inscrição, solicitando a isenção da taxa do Enem. Esta declaração de carência deve ser feita nos últimos passos do formulário de registro no site, exatamente no momento em que o estudante tem o direito de optar pela impressão do boleto ou pela solicitação de isenção da taxa.

Depois de tudo feito, é só aguardar no endereço informado, o cartão de confirmação de inscrição no Enem, que contém seus registros devidamente confirmados, ou seja, com todas as informações pessoais e detalhes sobre os locais e horários de realização das provas do Enem.

Ao receber este cartão de confirmação, não deixe de conferir todos os dados constantes, como seus números de documentos, pois eles deveram ser confirmados com seus originais, na hora de realizar o exame.

E lembre-se sempre, de passar por nosso site, na seção do Enem para estar atualizado das informações. Também não deixe de acessar as nossas revisões, simulados entre outras ajudas para a sua preparação, afinal cada ano que passa a concorrência do Enem está maior.

Esperamos ter ajudado, tenham uma boa inscrição!

 

Você acabou de ver, Como é a inscrição no Enem, veja agora; Correção On Line Enem, Gabarito e Prova do 1o. dia, Revisão para o Enem e Preparação Eficaz, Nota do Enem (Tire suas dúvidas), Cálculo da Nota do Enem, Últimas Notícias do Enem, Gabarito e Prova do 2o. dia, Resolução Comentada, Balanço do 1o dia, Balanço do 2o dia – Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também