Conheça o ENEM - Vestibular1

Conheça o ENEM

Conheça o ENEM

As informações aqui contidas referem-se ao Enem, já realizados. Para o próximo pode ocorrer mudanças. Cadastre-se em nosso site, caso queira receber futuras alterações do Enem.

O que é o Enem

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio foi instituído em 1998 para ser aplicado, em caráter voluntário, aos estudantes e egressos deste nível de ensino. Realizado anualmente, tem como objetivo principal avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania.

Também são objetivos do Enem:

– oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo de trabalho quanto em relação à continuidade dos estudos;

– estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo de trabalho;

– estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios e à Educação Superior;

– possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais.

A estrutura do Exame tem como base uma matriz com a indicação de competências e habilidades associadas ao conteúdo do Ensino Fundamental e Médio que são próprias ao sujeito na fase de desenvolvimento cognitivo, correspondente ao término da escolaridade básica. O Enem é constituído por uma prova única contendo questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta para redação.

Como é o exame

O Enem é composto de duas etapas: uma prova com questões objetivas e uma redação argumentativa/dissertativa em quatro versões nas cores verde, branca, amarela e cinza. Cada uma delas vale 1000 pontos. A prova acontece no mês de novembro, em dois dias, num final de semana, ou seja num sábado e num domingo e o resultado é usado no processo seletivo de mais de cem instituições de ensino superior.

Como são as inscrições

As inscrições podem ser feitas pela Internet acessando a página (site do Inep), preencher a ficha, imprimir o boleto e pagar a taxa em qualquer banco. Pode ser feita também nas agências dos Correios  com o pagamento da taxa e levar uma cópia e o original de um documento com foto, como a carteira de identidade. A participação no exame não é obrigatória. Para o Exame, o MEC prometeu que os alunos de escolas públicas que estiverem concluindo o Ensino Médio poderão fazer o ENEM gratuitamente. Para alunos da rede pública, que têm isenção da taxa, a inscrição na Internet só será aceita se a escola aderir ao processo. A confirmação com o número de inscrição e a indicação do local da realização da prova serão enviadas pelos Correios para o endereço informado na ficha de inscrição. As notas começam a ser enviadas geralmente no mês de janeiro.

Documentos exigidos para inscrição

Original e cópia de um documento de identidade com foto. O melhor é que seja a Carteira de Identidade (RG), mas valem também cédulas de identidade expedidas pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar ou pelo Ministério das Relações Exteriores, bem como a Cédula de Identidade para Estrangeiros, das Ordens ou Conselhos de Classe, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação. O requerimento deve ser preenchido no ato da inscrição. Pode-se fazer a inscrição em uma cidade e realizar o exame em outra, desde que isso seja indicado na ficha de inscrição. As inscrições podem ser feitas por procuração, se for necessário.

Horário para chegar e o que levar no dia da prova

A prova começa às 13 horas (horário de Brasília). Compareça ao local com uma hora de antecedência. A duração é de cinco horas e encerra-se, portanto, às 18 horas. Leve caneta esferográfica azul ou preta, lápis e borracha. Não são permitidos calculadoras e quaisquer instrumentos de comunicação. Não se esqueça de seu documento de identidade e do comprovante de inscrição.

Resultados

Os resultados individuais são sigilosos e serão remetidos pelo correio diretamente ao aluno. Como a participação no ENEM é opcional, o aluno pode realizar a prova mais de uma vez.

O Enem usado para ingresso na universidade

Os resultados do Enem têm várias finalidades. Uma delas é servir de critério de avaliação para a entrada na universidade. São muitas as instituições que atualmente os utilizam para avaliar os candidatos a uma vaga no ensino superior. Inúmeras instituições de ensino superior em todo o País usarão as notas do ENEM em seus processos seletivos deste ano. Todas as universidades, centros universitários, institutos e faculdades cadastrados pelo INEP já utilizaram o ENEM no ano passado. A Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, aceita a nota no Enem no cálculo dos pontos da primeira fase de seu processo de seleção, podendo representar até 20% do total de pontos do candidato. A Universidade do Grande ABC (UniABC), de São Caetano do Sul, substituiu totalmente o vestibular pela nota no Enem.

MEC divulga estatísticas do Enem

Os resultados finais do Enem, divulgados pelo ministro da educação nos convidam a refletir. A boa novidade fica por conta da melhoria da média de redação, que subiu nos últimos anos. Um dado a lamentar é a disparidade entre as médias da rede pública e da particular de ensino. Os alunos de escolas particulares em média se saem melhor no Enem que os alunos da rede pública. Veja mais dados na página Estatísticas do Enem.

Maiores Informações

Se você quiser obter informações mais detalhadas sobre o Enem, entre em contato com a Secretaria de Educação de seu estado. Na Internet, ou visite o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP).

Faça nosso cadastro com o seu nome e e-mail para receber futuras alterações nas páginas do ENEM.

 

Você acabou de ver, Conheça o ENEM, veja agora mais: Correção On Line Enem, Gabarito e Prova do 1o. dia, Gabarito e Prova do 2o. dia, Resolução Comentada, Balanço do 1o dia, Balanço do 2o dia – Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta