Dúvidas mais frequentes - Vestibular1

Dúvidas mais frequentes

Dúvidas mais frequentes

Selecionamos as dúvidas mais frequentes dos vestibulandos.

Confira abaixo as respostas às perguntas que mais são feitas:

Qual é o objetivo do ENEM?

I – oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mercado de trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;

II – estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mercado de trabalho;

III – estruturar uma avaliação ao final da educação básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos exames de acesso aos cursos profissionalizantes pós-médios e à Educação Superior.

Quem pode participar do ENEM?

A participação no Enem é de caráter voluntário, a ele podendo submeter-se, mediante inscrição, os concluintes do Ensino Médio e, também, os egressos deste nível de ensino, em qualquer de suas modalidades.

A participação no Enem anteriores não substitui a certificação de conclusão do Ensino Médio.

Todos aqueles que tenham realizado o Enem em anos anteriores poderão, caso tenham interesse, inscrever-se novamente para participar do Enem.

O Inep manterá em sua base de dados, por cinco anos, o registro de todos os resultados individuais dos participantes.

Como fazer a inscrição para o ENEM?

As inscrições para o Enem anterior serão efetivadas em duas etapas: a primeira para os concluintes do Ensino Médio e a segunda para os egressos dessa modalidade de ensino.

Para inscreverem-se, os interessados deverão preencher a ficha de inscrição, responsabilizando-se por todas as informações prestadas, ficando assegurado ao Inep o direito de excluir do Exame o interessado que não preencher a ficha de inscrição de forma completa, correta e legível ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos.

O CPF deverá ser obrigatoriamente informado na ficha de inscrição do participante do Exame, porque o preenchimento incorreto inabilitará a participação em programas governamentais e ao acesso dos resultados por meio magnético.

Serão aceitos para inscrição no Enem os seguintes documentos de identificação:

a) as carteiras e/ou cédulas de identidade expedidas pelos órgãos competentes – que, por força de Lei Federal, valem como documento de identificação –, a saber: Secretarias de Segurança, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;

b) a cédula de identidade para estrangeiros expedida pelo Ministério das Relações Exteriores;

c) as cédulas de identidade fornecidas por Ordens ou Conselhos de Classe, que, por Lei Federal, valem como documento de identidade;

d) a Carteira de Trabalho e Previdência Social, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da Lei nº 9.503/97).

Não serão aceitos como identificação: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, crachás e identidade funcional de natureza pública ou privada.

A inscrição do interessado implicará o conhecimento e a aceitação formal das normas e demais disposições estabelecidas nesta Portaria, em relação às quais não se poderão alegar nem serão aceitas justificativas fundadas em seu desconhecimento.

Como será a inscrição para o ENEM para os concluintes do Ensino Médio?

As inscrições dos concluintes do Ensino Médio serão realizadas em todo o País, nas escolas em que os mesmos estejam matriculados.

Serão isentos do pagamento da inscrição os concluintes do Ensino Médio, em qualquer modalidade, matriculados em instituições públicas.

Os concluintes do Ensino Médio em instituição privada de ensino devem retirar a ficha de inscrição em sua escola e:

a) preencher a ficha de inscrição, observando o art. 4º da Portaria nº 6, de 2 de fevereiro;

b) efetuar o pagamento da inscrição no valor da taxa por boleto bancário,

c) anexar à ficha de inscrição o comprovante do pagamento, entregando-a na Escola.

O pagamento de inscrição não será devolvido sob nenhuma alegação.

Os alunos de instituições privadas que desejarem isenção do pagamento deverão preencher a Declaração de Carência, no verso da Ficha de Inscrição e providenciar o atesto da Direção da Escola onde estuda.

Como será a inscrição para o ENEM para os egressos do Ensino Médio?

As inscrições dos egressos do Ensino Médio serão realizadas via Internet, mediante também ao pagamento do valor correspondente.

O pagamento de inscrição não será devolvido sob nenhuma alegação.

Os interessados que se inscreverem deverão:

I – preencher a ficha de inscrição;

II – anexar cópia do documento de identidade à ficha de inscrição.

III – efetuar o pagamento da inscrição.

Serão isentas de pagamento as inscrições os egressos do Ensino Médio de instituições públicas ou privadas, mediante declaração de carência firmada pelo próprio interessado, ou, quando incapaz, pelos pais ou responsáveis legais, sob as penas da Lei em caso de falsa declaração, impressa no verso da Ficha de Inscrição.

Como se inscrever pela internet?

Os egressos não carentes que optarem por fazer a inscrição via Internet, poderão fazê-la acessando o site <www.enem.inep.gov.br/inscricao>, e preenchendo a ficha de inscrição. Se este for o seu caso, não se esqueça de enviar os dados e verificar se a transferência dos mesmos foi concretizada. Isso será feito pela confirmação de uma mensagem de retorno. Depois, basta imprimir o boleto bancário. O pagamento deste boleto, poderá ser feito em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação, em dinheiro ou cheque da praça.

Não há isenção da taxa de pagamento para as inscrições efetuadas via Internet.

Os comprovantes de inscrição dos interessados estarão disponíveis, após sua efetivação, no endereço eletrônico em que foi processada.

É de exclusiva responsabilidade do inscrito a obtenção e guarda do comprovante de inscrição, não sendo aceito, para fins de comprovação, nenhum dos impressos anteriores.

A inscrição pode ser feita por meio de procuração?

Sim. Basta que o interessado faça uma procuração delegando poderes para alguém proceder à sua inscrição. Essa pessoa deverá seguir os procedimentos normais de inscrição, devendo ter em seu poder uma cópia do seu documento de identidade.

A procuração é um instrumento particular e com firma reconhecida em cartório, se o interessado for maior de 18 anos; instrumento público e com a assistência dos pais ou responsável legal, se o interessado for menor de 18 anos.

Do atendimento aos Portadores de Necessidades Especiais:

O portador de necessidades especiais interessado em participar do Enem deverá, obrigatoriamente, declarar, no ato da inscrição, o tipo de necessidade especial de que é portador, como condição para que possa receber atendimento apropriado.

Aos portadores de deficiência visual total, será oferecida prova em braile; aos portadores de deficiência visual séria, parcialmente corrigida pelo uso de lentes, será oferecida prova ampliada com tamanho de letra correspondente ao corpo 24 ou, caso haja necessidade, será oferecido auxílio de um ledor.

Aos portadores de deficiência física com séria dificuldade de locomoção, serão oferecidas salas de fácil acesso.

Aos participantes incapazes de efetuar a marcação do cartão-resposta, será oferecido auxílio para transcrição da parte objetiva da prova e da redação.

Aos portadores de necessidades especiais que estejam matriculados em Programas de Educação Especial de Ensino Médio em unidades hospitalares, será oferecida aplicação da prova nos locais de internação do interessado, mediante termo de compromisso específico firmado pelo Inep e o Programa, devendo sua coordenação, para este fim:

I – solicitar ao Inep, Diretoria de Certificação para Avaliação de Competências, formulário do Termo de Compromisso para Aplicação do Enem em Unidades Hospitalares;

II – encaminhar ao Inep, em duas vias, o Termo de Compromisso, devidamente preenchido e firmado;

III – receber a anuência do Inep, mediante a respectiva via assinada do Termo de Compromisso, bem como todo o material informativo do Exame.

Os casos de atendimento especial omissos na Portaria nº 6, deverão ser assinalados na ficha de inscrição e comunicados ao Inep para análise, conforme instrução do campo específico da ficha de inscrição.

Do atendimento nas Unidades Prisionais ou Hospitalares:

Aos detentos ou internos, que estejam matriculados em Programas de Educação Especial de Ensino Médio em Unidades Prisionais ou Hospitalares, será oferecida aplicação da prova nos locais de detenção ou internação em que se encontrem, mediante termo de compromisso específico firmado entre o Inep e o Programa, devendo sua coordenação, para este fim:

I – solicitar ao Inep, Diretoria de Avaliação para Certificação de Competências, formulário do Termo de Compromisso para Aplicação do Enem em Unidades Prisionais ou Hospitalares;

II – encaminhar ao Inep, em duas vias, o Termo de Compromisso, devidamente preenchido e firmado,

III – receber a anuência do Inep, mediante a respectiva via assinada do Termo de Compromisso, bem como todo o material informativo do Exame.

O que é o Manual do Inscrito?

Todos os interessados, cujas inscrições tenham sido confirmadas, receberão o Manual do Inscrito contendo as informações gerais sobre o Enem, as competências e habilidades a serem avaliadas, os critérios de avaliação de desempenho dos participantes nas duas partes da prova, bem como o questionário socioeconômico, com folha de respostas própria.

O Manual do Inscrito será enviado para as escolas, no caso das inscrições ali realizadas, ou para o endereço indicado nas respectivas fichas de inscrição, quando a inscrição for realizada nas agências dos Correios ou via Internet.

O inscrito no Enem deverá responder o questionário socioeconômico e preencher a respectiva folha de respostas, a ser devolvida no dia e local de realização da prova.

Como saber se a inscrição para o ENEM está confirmada?

O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem, contendo o número de inscrição e o local onde o inscrito deverá se apresentar para a realização da prova, será enviado para as escolas, no caso das inscrições ali realizadas, ou para o endereço indicado nas respectivas fichas de inscrição, quando realizadas nas agências dos Correios ou via Internet.

No caso de o inscrito não receber o seu Cartão até o dia marcado, deverá adotar um dos seguintes procedimentos para obter informações sobre o seu local de prova:

I – consultar lista afixada no local onde realizou a inscrição;

II – entrar em contato com o Programa FALA BRASIL, pelo telefone 0800-616161;

III – acessar a página do Inep na Internet (www.enem.inep.gov.br/consulta);

No caso de o Cartão de Confirmação de Inscrição não especificar corretamente o registro das necessidades especiais indicadas na ficha de inscrição, o inscrito deverá entrar imediatamente em contato com o Inep para as providências necessárias.

Posso mudar o meu local de prova?

Não será permitida mudança do local de prova, exceto quando constatado erro na transcrição das informações fornecidas pelo candidato em sua ficha de inscrição.

Como devo proceder quanto à correção de dados?

Os eventuais erros relativos a nome, endereço, número de documento de identidade, CPF, sexo, data de nascimento ou outros serão corrigidos em formulário específico (Ficha de Acerto Cadastral) entregue no dia e local da prova.

Como será constituída a prova do ENEM?

O Exame constituir-se-á de prova única, contendo questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta para redação, abrangendo as várias áreas de conhecimento em que se organizam as atividades pedagógicas da Educação Básica no Brasil.

As questões objetivas e a redação destinam-se a avaliar as competências e habilidades contidas na Matriz de Competências do Enem, especificadas no Manual do Candidato.

A redação deverá ser feita em Língua Portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

A redação será avaliada, sob supervisão do Inep, por equipe constituída de professores de Língua Portuguesa, todos com experiência em prática docente e em correção de redações ou de provas dissertativas de Língua Portuguesa para processos seletivos públicos.

Que dia será realizada a Prova do ENEM?

O Enem será realizado no dia marcado pelo edital, iniciando-se a prova às 13h, horário de Brasília-DF, com duração de cinco horas, em todos os Estados e no Distrito Federal, na sede dos Municípios relacionados.

O INEP se reserva o direito de não realizar o ENEM nos municípios, dentre os indicados e em que não houverem candidatos inscritos.

Considerando-se o horário de Brasília-DF para todo o território nacional, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h55, impreterivelmente, não sendo permitida a entrada do inscrito que se apresentar após o horário estipulado.

A ausência do inscrito no local e horário de realização da prova acarretará a sua eliminação do Enem.

O inscrito deverá comparecer ao local de realização da prova com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início, portando documento de identidade, cartão de confirmação de inscrição e folha de respostas do questionário socioeconômico, munido de caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Como deverei proceder no dia da prova do ENEM?

• Compareça ao local de realização do Exame, nos dias marcados, sábado e domingo, com uma hora de antecedência.

• Lembre-se que a prova terá início às 13 horas, horário de Brasília, e terá duração de cinco horas, terminando, portanto, às 18 horas. Não serão admitidos retardatários.

• Leve caneta esferográfica preta, lápis e borracha para serem utilizados durante a prova.

• Leve carteira de identidade, sem a qual estará impedido de realizar a prova.

• Leve seu comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento da mesma, caso não tenha recebido o cartão de inscrição.

• Leve a folha de respostas do questionário socioeconômico devidamente preenchida.

• Durante a realização das provas, não será admitida qualquer espécie de consulta, comunicação entre os participantes, nem o uso de máquinas calculadoras ou de qualquer instrumento de comunicação.

• Ao terminar a prova, entregue a folha de resposta ao fiscal de sala.

• Por motivo de segurança, os participantes somente poderão ausentar-se do recinto de prova após decorrida uma hora do início da mesma.

• Na correção da folha de respostas não serão computadas questões não-assinaladas, questões que contenham mais de uma resposta, emenda ou rasura.

• Não haverá segunda chamada para a prova, nem sua realização fora da data, horário, cidade e local determinados.

A partir de que horário posso levar a minha prova?

Somente a partir de quatro horas do início do Exame, os participantes poderão levar o Caderno de Questões ao sair do local de prova.

Quando o gabarito das provas estará disponível?

A disponibilização dos gabaritos está prevista para 19 horas do dia marcado no endereço: www.inep.gov.br/enem.

Quando os resultados serão comunicados?

Os participantes do Enem receberão, no endereço indicado na ficha de inscrição, o Boletim Individual de Resultados, estando disponível também na Internet.

No Boletim Individual de Resultados constarão duas notas, uma para a parte objetiva e outra para a redação e, ainda, uma interpretação dos resultados obtidos para cada uma das cinco competências avaliadas nas duas partes da prova, de acordo com o modelo estabelecido na Matriz de Competências do Enem.

Os resultados individuais do Enem não serão divulgados por meio de publicação ou instrumentos similares, podendo, todavia, as Instituições neles interessadas – Estabelecimentos de Ensino Pós-Médio e Superior, Organizações Empresariais e demais empregadores do mercado de trabalho – a eles ter acesso, desde que obtenham a necessária autorização.

Os participantes deverão fornecer o seu número de inscrição às Instituições, o que caracterizará a sua formal autorização para o uso de seus resultados.

Boletins do Enem desde 1999 estão disponíveis na Internet

Os participantes de qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizadas a partir do ano de 1999, poderão acessar e imprimir pela Internet os boletins individuais. Só poderão receber as notas, os próprio participantes do Exame.

O interessado deverá visitar a página eletrônica do Inep e acessar o link de consulta www.enem.inep.gov.br/consulta, utilizando o número de inscrição. (Quem não tem mais o número pode resgatá-lo, digitando informações pessoais). Preencha os dados solicitados. E, logo abaixo, aparecerá o nome do solicitante, siga as instruções sobre cadastro de senha e impressão.

Os resultados das primeiras edições do exame, realizada a partir de 1998, não estão disponíveis. O interessado em receber sua nota deverá entrar em contato com a coordenação do exame no Inep, pelo e-mail enem@inep.gov.br ou pelo telefone (61)2104-9044. Mais informações sobre o Enem: www.inep.gov.br.

 

Você acabou de ver, Dúvidas mais frequentes, veja agora; Dicas para o Enem do professor, O que vai cair no Enem, Definidas as datas do Enem, Aula para o Enem, Vídeo aulas, Resultados do Enem, Aulas de Revisão para o Enem- Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores. Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta