Menu fechado
ENEM 2003, vestibular1, vestibular

ENEM 2003

Estudantes devem retirar Cartão de Inscrições nas Escolas onde se inscreveram, veja abaixo:

Enem 2003

Relatório Final

Prova foi realizada no dia 29 de agosto em 615 municípios do País

Prova e gabarito de 2003

Locais de Prova Acompanhe sua inscrição via Internet

Consultar os locais de prova do Enem 

Os estudantes que irão participar do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem/2003), devem retirar o Cartão de Confirmação de Inscrição nas escolas em que se inscreveram. Aqueles que fizeram a inscrição nas agências dos Correios e na Internet receberão o Cartão no endereço informado. Além do Cartão de Confirmação, o participante também estará recebendo o manual do inscrito com o questionário socioeconômico, que deverá ser entregue devidamente preenchido no dia da prova.

O estudante inscrito que não receber o Cartão de Confirmação até o dia 25 de agosto deverá obter informações sobre o local de realização da prova pelo Fala Brasil!, no telefone 0800616161 (ligação gratuita), ou pelo e-mail enem@inep.gov.br.

O Enem será realizado no dia 29 de agosto, a partir das 13h (horário de Brasilia), em 615 municípios do País, incluindo todas as capitais de Estado. No dia do Exame, o participante deverá comparecer ao local de realização da prova,com uma hora de antecedência do horário fixado para seu início, portando o cartão de confirmação de inscrição e documento de identidade com foto emitido por órgão oficial.

O exame

Foi aplicada há pelo menos 1,5 milhão de estudantes de todo o país, que devem fazeram a prova do Enem 2004 no dia 29 de agosto.

O Inep ainda não anunciou o número total de inscritos este ano, mas estima um aumento em relação ao ano passado, quando 1,3 milhão de alunos se inscreveram para o Enem. Este ano, as inscrições foram encerradas em maio.

A prova aplicada para alunos que já concluíram ou que terminam este ano a 3ª série do ensino médio. Houve exames em 615 municípios do país, incluindo todas as capitais. Só em São Paulo, a prova aconteceu em 122 cidades. Quem quiser acompanhar o processo de inscrição deve acessar o site do Inep, no endereço acima!

Segundo o MEC (Ministério da Educação), 409 instituições de ensino superior utilizam o Enem como critério de seleção aos seus cursos de graduação. Entre elas, está a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) que faz o maior e mais importante vestibular do Brasil. Aderiram formalmente ao exame 52 estabelecimentos de ensino público (sendo 20 federais) e 357 privados.

As instituições têm autonomia para definir o uso da avaliação nas seleções de candidatos aos seus cursos de graduação. Em algumas, o exame conta pontos na primeira fase e, em outras, substitui essa etapa do vestibular. Há também aquelas que reservam vagas aos alunos com as melhores notas no exame.

Como é a prova

O Enem avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica (ensino fundamental e médio). A prova contém uma redação e uma parte objetiva, constituída por 63 testes.

Os itens de prova objetiva possuem graus de dificuldade, para alcançar uma distribuição diferenciada dos resultados individuais. Dessa forma, a estrutura da prova é a seguinte: 20% (13 questões) de baixo nível de dificuldade, 40% (25 questões) de nível médio e 40% de alto nível.

Na redação (dissertação), também há uma nota global de 0 a 100 e uma média para cada uma das cinco competências aferidas. A nota resulta da média aritmética das alcançadas em cada uma das competências avaliadas, numa escala de 0 a 100 pontos.

Em 2003, apenas 2,5% dos 1,5 milhão de alunos que participaram do Enem conseguiram fazer acima de 70 pontos (faixa de bom a excelente) nas questões objetivas. Segundo informações do MEC, 74% dos participantes tiveram classificação de insuficiente a regular (tiraram de 0 a 40 pontos), na parte objetiva da prova. O desempenho de regular a bom (entre 40 e 70 pontos) foi obtido por 23,5% dos alunos.

As informações são do MEC, mas podem ser alteradas. Outros dados podem ser obtidos pelo site do ministério, pelo endereço (enem@inep.gov.br) e pelos telefones (0xx61) 410-9050 / 410-9090 / 410-9166 / 410-9046, fax: (0xx61) 321-4192 e também no Programa Fala Brasil: 0800-616161.

 

Não deixe de visitar: Faça Teste de raciocínio, Comece a navegar no Vestibular1 nos assuntos que tem maior dificuldades ou nas informações que precisa!, Consulte a carreira desejada após fazer nosso teste vocacional, Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de 2003, Prova e gabarito de 2002, Prova e gabarito de 2001, Prova e gabarito de 2000, Prova e gabarito de 1999, Se você quiser conhecer melhor o Enem visite a seção. Se você quiser se informar melhor sobre a Lista de Instituições que aceitam a nota do Enem para seu processo seletivo.

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também