Menu fechado
ENEM 2004 no Vestibular1

ENEM 2004

Inscrições para os alunos da 3ª série do ensino médio serão de 10/05 a 19/05

Enem 2004

Questionário Socioeconômico

Acesso ao boletim pela Internet

Índice de faltosos

Inscritos por município

Informativo

Ministério da Educação prorroga as inscrições para o Enem

O Ministério da Educação prorrogou o prazo de inscrições ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) até o dia 26 de Maio/2004. A data foi modificada em decorrência da greve em algumas escolas da rede pública em estados e municípios.

Outra medida anunciada é a isenção da taxa de inscrição para quem concluiu o ensino médio em escola pública, desde que apresente a cópia do certificado de conclusão. As inscrições para quem já se formou estarão abertas de 24 a 29 de Maio também nos Correios.

Inscrições 2004 – As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2004) ocorrerão em maio em duas etapas: a primeira, de 10 a 19, para os alunos da 3ª série do ensino médio e, a segunda, de 24 a 29, para aqueles que já terminaram esse nível de ensino.

Este ano o Exame será realizado no domingo, dia 29 de agosto. A prova terá início às 13 horas, horário de Brasília, e terá duração de 5 (cinco) horas, terminando, portanto, às 18 horas.

 

Enem 2004
Cartilha
Informativo
Ficha de Inscrição para os alunos
Portaria
OBS: Para ler os arquivos em PDF é necessário ter instalado o Adobe Acrobat Reader

Locais de Prova Acompanhe sua inscrição via Internet

Consultar os locais de prova do Enem

Inscrições para o Enem acontece em todo o Brasil

A primeira etapa das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2004. Até o dia 19 de Maio de 2004, os estudantes que estão concluindo a 3.ª série poderão se inscrever nas 22 mil escolas do país. A segunda etapa, de 24 a 29 de Maio de 2004, é destinada aos alunos que já concluíram o ensino médio e as inscrições serão feitas nas agências dos correios. A sétima edição do Enem será realizada no dia 29 de agosto em 608 municípios brasileiros.

Aplicado pela primeira vez em 1998, o exame avalia as competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes em 11 anos de escolarização básica. O Enem também é utilizado como modalidade alternativa ou complementar aos processos seletivos para ingresso na universidade. Atualmente, mais de 430 instituições públicas e privadas de ensino superior aceitam o resultado do Enem em seus vestibulares.

Como é a prova

O Enem avalia o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica (ensino fundamental e médio). A prova contém uma redação e uma parte objetiva, constituída por 63 testes.

O Exame Nacional do Ensino Médio não é obrigatório e custa R$ 35,00. Ele é constituído por uma prova de múltipla escolha com 63 questões que envolvem domínio de linguagens, compreensão de fenômenos, enfrentamento de problemas, construção de argumentações e elaboração de propostas, e uma prova de redação.

Os alunos que estão cursando a 3ª série do ensino médio em escolas públicas terão isenção da taxa de inscrição, no valor de RS 35,00. A gratuidade também vale para os concluintes da Educação de Jovens e Adultos (AJA) e para estudantes carentes da rede privada de ensino, desde que a direção da escola forneça a declaração de carência. Os demais alunos de escolas privadas precisam efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência dos Correios para efetivas suas inscrições.

Também serão aceitas inscrições pela internet das 9h do dia 24 até as 21h do dia 27 deste mês. Os interessados deverão acessar o endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao, preencher a ficha, enviar os dados e verificar se a transferência foi efetuada por meio da mensagem de retorno. Em seguida, é necessário imprimir o boleto bancário, cujo pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária integrada ao Sistema Nacional de Compensação. Não haverá isenção de taxa nas inscrições feitas pela internet.

Os itens de prova objetiva possuem graus de dificuldade, para alcançar uma distribuição diferenciada dos resultados individuais. Dessa forma, a estrutura da prova é a seguinte: 20% (13 questões) de baixo nível de dificuldade, 40% (25 questões) de nível médio e 40% de alto nível.

Na redação (dissertação), também há uma nota global de 0 a 100 e uma média para cada uma das cinco competências aferidas. A nota resulta da média aritmética das alcançadas em cada uma das competências avaliadas, numa escala de 0 a 100 pontos.

As informações são do MEC, mas podem ser alteradas. Outros dados podem ser obtidos pelo site do ministério, pelo endereço (enem@inep.gov.br) e pelos telefones (0xx61) 410-9050 / 410-9090 / 410-9166 / 410-9046, fax: (0xx61) 321-4192 e também no Programa Fala Brasil: 0800-616161.

 

Não deixe de visitar: Faça Teste de QI, Confira o Calendário, Consulte a carreira desejada após fazer nosso teste vocacional, Faça revisão das matérias conosco, se você quiser se informar melhor sobre a Lista de Instituições que aceitam a nota do Enem para seu processo seletivo.

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também