Menu fechado
ENEM 2006 no Vestibular1, vestibular

ENEM 2006

Local de prova do Enem já está disponível na internet

Os candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2006 poderão consultar os locais de prova pela Internet, a partir de do dia 14 de Agosto. Para obter o dado, basta acessar o site do Inep (www.inep.gov.br) e informar o número de inscrição. A avaliação será aplicada no dia 27 de agosto.

Na sexta (11), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) iniciou a distribuição dos cartões de identificação. Os candidatos inscritos nas agências dos Correios ou pela Internet receberão o documento em casa. Os que se inscreveram nas escolas deverão recolher o cartão de identificação na própria instituição. Os estudantes também poderão consultar os locais de prova nas agências dos Correios.

Quem não receber o documento até o dia 18 de agosto deverá entrar em contato com o instituto pelos telefones 0/XX/61 2104-8023, 2104-9563 ou 2104-8037.

Até a última quinta-feira (10), o Inep ainda não havia contabilizado o total de inscritos para o exame de 2006. No ano passado, cerca de três milhões de estudantes fizeram a avaliação.

Prova

O exame será aplicado em 800 municípios de todo país, às 13h. Uma boa nota pode garantir bolsas de estudos integrais ou parciais nas universidades não-públicas que participam do Prouni (Programa Universidade Para Todos), do Ministério da Educação.

O desempenho do estudante na prova também é utilizado pelas universidades brasileiras como critério de seleção para ingresso na graduação e no Prouni (Programa Universidade para Todos).

A obrigatoriedade de apresentação de nota do exame na disputa por uma das bolsas de estudos do Prouni fez a procura dobrar no ano passado, chegando a três milhões de participantes. Desse total, 900 mil concorreram às bolsas do programa e cem mil foram beneficiados.

Os candidatos ao Enem 2006 receberão a partir do dia 11 de agosto, os cartões de confirmação de inscrição, que serão enviados para as escolas onde foram efetuadas inscrições e para os endereços indicados nas fichas preenchidas nas agências dos Correios e na Internet, segundo informações do Ministério da Educação. No cartão está contido um número de identificação e o local para realização da prova.

Se o inscrito não receber seu cartão até 20 de agosto, poderá informar-se sobre o local da prova de três maneiras: na lista que será afixada no local onde realizou a inscrição, pelo telefone 0800-616161, ou na página do Inep na Internet (www.inep.gov.br/consulta).

No caso de o cartão não especificar corretamente o registro das necessidades especiais indicadas na ficha de inscrição, o inscrito deverá entrar imediatamente em contato com o Inep para as providências necessárias, até o dia 18 de agosto.

Não será permitida mudança do local de prova, exceto quando constatado erro na transcrição das informações fornecidas pelo candidato na ficha. Os possíveis erros de identificação de nome, endereço, número da identidade, CPF, sexo, data de nascimento e outros serão corrigidos em formulário específico, que será entregue no dia e local de prova.

ProUni – Quem tiver interesse em se candidatar a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) terá que prestar o Exame, cuja nota, além de trazer uma auto-avaliação para o aluno, servirá como critério de seleção para o ProUni.

Enem 2006 tem mais de 3,5 milhões de inscritos

A 9ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem 2006, recebeu 3.731.925 inscrições em todo o País, das quais 2.109.975 são de alunos que concluirão o ensino médio no final do ano. Outros 1.621.950 são inscritos que já finalizaram os estudos em anos anteriores. Os mais de 3,7 milhões de inscritos representam um aumento de 24% em relação ao Enem do ano passado e, desse total, 3.301.264 obtiveram isenção de taxa de inscrição.

O número de concluintes da educação básica que se inscreveu para participar do Enem representa mais de 90% do total de formandos no Brasil, tomando por base o número de concluintes em 2004, apurados pelo Censo Escolar 2005 (1.879.044 concluintes no ensino médio regular e 430.287 na modalidade de Educação de Jovens e Adultos). Essa adesão ao Exame assume caráter mais significativo ainda ao se considerar que o Enem é uma prova voluntária, ou seja, ninguém é obrigado a fazê-la. Dos mais de 2,1 milhões de concluintes inscritos, a maioria vem da rede pública de ensino: 1.924.847.

Locais de prova – O Cartão de Confirmação de Inscrição do Enem 2006 contém o número de inscrição e o local onde o inscrito deverá se apresentar para a realização da prova. Este Cartão já foi enviado para as escolas, no caso das inscrições ali realizadas, ou para o endereço indicado nas respectivas fichas de inscrição, quando realizadas nas agências dos Correios ou via Internet.

Para verificar o local de prova, os participantes que ainda não receberam o Cartão têm outras opções:

– consultar pela Internet a partir de segunda-feira, 21 de agosto (www.enem.inep.gov.br/consulta);

– consultar pelo telefone 0800616161;

– consultar lista afixada no local onde realizou a inscrição (escola ou agência dos Correios).

Para fazer a consulta via Internet, o participante deverá informar sua UF e preencher pelo menos três dos campos pedidos: nome completo, data de nascimento, CPF, NIS (Número de Identificação Social), documento de identidade e nome da mãe. O Inep/MEC preparou ainda uma equipe de 210 atendentes que, durante 24 horas por dia, a partir da próxima segunda-feira, dia 21/08, informarão aos estudantes o local de prova.

O participante que não tiver recebido seu Cartão do Inscrito deve verificar seu local de prova e se dirigir a ele com sua carteira de identidade. Ninguém será impedido de fazer o Enem por estar sem o Cartão.

Confira as dúvidas mais frequentes: Visite a seção!

Locais de Prova Acompanhe sua inscrição via Internet

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem e vestibulares

 

 

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também