Menu fechado
ENEM 2010 no Vestibular1, vestibular

ENEM 2010

Enem deste ano será nos dias 6 e 7 de novembro

O MEC divulgou que deverá ter mudanças na próxima edição, após fraude ocorrida no Enem 2009, que seria aplicado nos dias 3 e 4 de outubro de 2009. A prova foi remarcada e aplicada nos dias 5 e 6 de dezembro. A grande vantagem que o MEC está buscando com o novo Enem é a reformulação do currículo do ensino médio.

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro. A nota do Enem continua sendo a base para a classificação do ProUni. O período de inscrição será adaptado, para que não haja atraso no início do semestre letivo.

O novo exame será composto por testes em quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha, aplicados em dois dias. A redação deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

O Inep -Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, autarquia do MEC responsável pela prova do Enem, deve publicar uma portaria alterando a data do Enade, exame que avalia o ensino superior para não conincidir com o exame do Enem.

Todos já sabem que o exame deixou de ser apenas um instrumento de avaliação do ensino para ser utilizado como seleção para as vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

O MEC espera que essa edição tenha 6 milhões de inscritos, pois no ano passado, recebeu 4,2 milhões de inscrições e cerca de 2,5 milhões de estudantes fizeram a prova.

As universidades possuem autonomia e poderão optar entre quatro possibilidades de utilização do novo exame como processo seletivo: 1) como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line; 2) como primeira fase; 3) combinado com o vestibular da instituição; 4) como fase única para as vagas remanescentes do vestibular. As instituições federais que tenham vestibular de meio de ano devem decidir pela adesão ao sistema no mês de maio e as inscrições devem ser abertas no mês de junho.

Consulte o local de prova com Cartões e locais de prova

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também