Menu fechado
Enem 2011 e 2012 no Vestibular1, vestibular

Enem 2011 e 2012

Presidente do Inep anunciou Enem 2011 e 2012

Em entrevista coletiva, a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Malvina Tuttman, anunciou os dias 22 e 23 de outubro para a realização das provas do Enem em 2011 e que a partir de 2012 a avaliação terá duas edições. Informou também o início das inscrições no dia 23 de maio, com prazo até 10 de junho.

O edital com as todas as regras para o exame foi publicado no Diário Oficial da União, e traz informações aos alunos que estiverem concluindo o Ensino Médio em 2011, ou que já concluíram em anos anteriores, interessados em participar do exame do Enem. As inscrições só poderão ser realizadas pela internet.

Na coletiva o Inep anunciou ainda a primeira edição de 2012, programada para 28 e 29 de abril, e disse que a definição da segunda edição dependerá das datas das eleições municipais. Uma avaliação por ano ainda não responde às exigências acadêmicas. É fundamental termos mais oportunidades de avaliar como estamos, pois vale a pena investir cada vez mais na educação de nossos jovens, afirmou a presidente.

Dimensão atual do Enem

Ao destacar a abrangência do Enem, Malvina relembrou que uma reunião com todos os parceiros do exame, realizada no final do ano passado, avaliou as edições anteriores, pensou a presente e previu as futuras, sempre pensando em criar aspectos importantes para fortalecer o exercício da plena cidadania. Mais de 400 mil pessoas estão envolvidas acreditando na força da educação para o País. O Enem é hoje um exame realizado em 12 mil locais, 140 mil salas de aula, ocorrendo em 1599 municípios e mais de seis mil escolas estão no processo, disse.

Afirmou ainda estar convicta de que o Enem 2011 e nas próximas edições terá um processo melhor, solidificado pela experiência e destacou o papel da imprensa no apontamento das falhas. Ao confirmar as duas edições do Enem para o ano próximo ano, indagada pelos jornalistas presentes, não descartou o aumento das edições nos anos de 2013 e 2014.

Gestão dos riscos

Para cercar-se de todas as ferramentas a fim de evitar problemas com a realização do Enem, o Inep contratou a empresa Módulo-Soluções para GRC, Governança, Riscos e Compliance, para fazer o gerenciamento e gestão de risco de todo o processo. Este processo vai desde a elaboração da matriz, passando pela logística de distribuição e aplicação das provas nas 140 mil salas em todo o país. Além disso, declarou que irá acompanhar toda a parte de logística, e, principalmente, os treinamentos dos aplicadores das provas.

Outra novidade anunciada é a parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) para o controle de qualidade de todo o processo de aplicação do exame. Especialistas do Inmetro irão inclusive acompanhar o trabalho de impressão das provas na gráfica.

Garantindo para o sucesso do Exame deste ano, afirmou: O Enem deu certo. Tanto é que cada vez temos mais adesões, tanto de instituições do ensino superior, quanto para a certificação. Se ele não tivesse dado certo, não teríamos quase 5 milhões de participantes. É um processo irreversível, mas que, como todo o processo, precisa ser aperfeiçoado.

Para a presidente, o Enem é um grande instrumento de resgate da cidadania, pois, entre outras possibilidades, permite o acesso ao ensino superior de forma igualitária a todos os interessados.

Definido o Enem 2011 e 2012

Instituições Certificadoras

Salas com segurança

Vídeo Dicas exclusivas para o Enem

Aulas de Revisão para o Enem- Visite a seção!

Confira as dúvidas mais frequentes: Visite a seção!

Locais de Prova Acompanhe sua inscrição via Internet

Consultar os principais locais de prova do Enem

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também