Enem 2016 - Vestibular1

Enem 2016

Enem 2016

Enem 2016

Confira tudo com o Vestibular1!
Todas informações sobre o Enem 2016

Inscrições do Enem 2016 começam dia 9 de Maio

O MEC, Ministério da Educação divulgou as datas e outras informações sobre a edição 2016 do Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, que teve edital publicado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com as normas de realização do exame.

O período das inscrições do Enem 2016 serão realizadas apenas via internet, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante e devem ser feitas entre os dias 9 e 20 de maio, existindo uma expectativa de recorde de inscritos. No ato da inscrição o candidato deve informar um endereço de e-mail válido e único, para recebimento de informações.

Não há mudanças significativas na realização deste ano se comparado ao anterior que somou quase 8 milhões de inscritos com provas em 1.700 municípios do país.

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, em todo o país. Nos dois dias de exame, os portões nos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h (horário oficial de Brasília). As provas terão início às 13h30. O tempo extra de meia hora será usado para procedimentos de segurança, como revista eletrônica, e para dar tempo a todos os presentes de entrar em sala e guardar os pertences. O período total de duração das provas permanece em quatro horas e meia no primeiro dia (sábado) e cinco horas e meia no segundo dia (domingo).

O Enem é necessário para participação no Sisu, Sistema de Seleção Unificada, a principal forma de ingresso nas universidades federais, bem como Prouni.

O Enem 2016 fará, pela primeira vez, o reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do aluno. A coleta da impressão digital acontece no primeiro ou no segundo dia de provas e espera-se que não haja nenhuma possibilidade de uma pessoa fazer prova no lugar de outra, ressaltou o ministro da educação.

Outra novidade é o aplicativo via celular do Enem 2016, recurso também servirá para o envio de informações aos inscritos, como cronograma do Enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

O pagamento da taxa de inscrição deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 de maio e pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de GRU, Guia de Recolhimento da União, sob pena de não ser confirmada a inscrição. O valor da taxa é de R$ 68,00.

Terá isenção da taxa de inscrição da edição do Enem 2016 o estudante que estiver concluindo o ensino médio em 2016 matriculado em escolas da rede pública, além dos que declare ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, devendo dispor dos documentos comprobatórios da situação de carência socioeconômica.

A nota do Enem é usada como critério de acesso à educação superior por meio do Sisu e do ProUni, Programa Universidade para Todos. A participação na prova também é requisito para receber o benefício do Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Estudantes maiores de 18 anos, ou completos até o primeiro dia de realização das provas, também podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem, que autoriza instituições a receber seus dados cadastrais e resultados para fins de certificação, lembrando que para isso o interessado deve ter 18 anos .

 

Saiba tudo sobre o Enem 2016
> Aplicativo do Enem 2016
> Principais datas do Enem 2016
> Principais horários do Enem 2016
> Isenção no Enem 2016
> Atendimentos Especializados no Enem 2016
> Ficha de Identificação Digital do Enem 2016
> Confirmação do Local de Provas
> Provas do ENEM 2016

 

Se você está querendo se preparar para o Enem e vestibulares neste ano, o Vestibular1 é o lugar certo! As seções de Revisão OnLine e de Vestibular vão fazer a diferença na busca por uma boa nota. Outra seção imperdível é o de Redação, que também tem conteúdo inédito saiba fazer uma Redação Nota 10!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta