Menu fechado
Guia do Enem para o Participante, Vestibular1, vestibular

Guia do Enem para o Participante

Conheça com o Vestibular1 o Guia do Enem e as Regras de Correção da Redação

O Vestibular1, sabendo da importância da Redação na nota final do Enem e da importância para milhões de estudantes de todo o Brasil, afinal, o Enem é porta de acesso a inúmeras universidades públicas, bem como a importantes programas de MEC, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Ciências Sem Fronteiras e, mais o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Por este Guia do Participante, de maneira detalhada, explana tudo o que o avaliador vai exigir do candidato na hora das provas e, além disso, ajuda o estudante a preparar uma boa redação, lembrando que o Vestibular1 também recomenda uma visita a nossa seção de Redação Nota 10. Se não quiser acessar agora, ou baixar da internet, não se preocupe pois os candidatos devem ser informados do local da prova no final de setembro e no início de outubro.

O MEC desenvolveu uma nova versão do Guia do Participante: A redação no Enem, que tem como objetivos tornar mais transparente a metodologia de correção da redação e informar o que se espera do participante em cada uma das competências da matriz de referência. Assim estabeleceu as as novas regras de correção da redação de avaliação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Guia apresenta a vista pedagógica das redações, que permite ao participante a visualização da sua redação com informações da avaliação por competência, possibilitando reflexão pedagógica mais aprofundada sobre seu desempenho e contribuiu para que fosse aperfeiçoado cada vez mais o processo de correção da redação e a disponibilização dos resultados. Assim, o guia explica ao participante como deve ser estruturada a redação.

Com este Guia, o candidato pode terá acesso ao material que foi dividido em quatro partes na quais são apresentados os critérios de correção e como as redações serão avaliadas; exemplos positivos de redações anteriores; recomendações aos inscritos e as respostas das principais dúvidas dos candidatos. Nessa redação, o estudante deverá defender uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes estruturados de forma coerente e coesa, de modo a formar uma unidade textual.

O aprimoramento do processo, apresentado na nova versão do Guia do Participante do Enem, por especialistas na área de avaliação de textos escritos, vem agregar informações no intuito de auxiliar em seus estudos e em sua preparação para a prova. O guia busca esclarecer os critérios adotados no processo de avaliação das redações do Enem, responder às principais dúvidas dos participantes e mostrar exemplos de redações que obtiveram nota máxima no Enem anterior.

 

Dicas para a Redação

Dicas de redação do Enem

Seguem algumas dicas e recomendações para essa elaboração:

a) Leia com atenção a proposta da redação e os textos motivadores, para compreender bem o que está sendo solicitado.

b) Evite ficar preso às ideias desenvolvidas nos textos motivadores, porque foram apresentados apenas para despertar uma reflexão sobre o tema e não para limitar sua criatividade.

c) Não copie trechos dos textos motivadores. Lembre-se de que eles foram apresentados apenas para despertar seus conhecimentos sobre o tema.

d) Reflita sobre o tema proposto para decidir como abordá-lo, qual será seu ponto de vista e como defendê-lo.

e) Reúna todas as ideias que lhe ocorrerem sobre o tema, procurando organizá-las em uma estrutura coerente para usá-las no desenvolvimento do seu texto.

f) Desenvolva o tema de forma consistente para que o leitor possa acompanhar o seu raciocínio facilmente, o que significa que a progressão textual é fluente e articulada com o projeto do texto.

g) Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal.

h) Examine, com atenção, a introdução e a conclusão para ver se há coerência entre o início e o fim.

i) Utilize informações de várias áreas do conhecimento, demonstrando que você está atualizado em relação ao que acontece no mundo.

j) Evite recorrer a reflexões previsíveis, que demonstram pouca originalidade no desenvolvimento do tema proposto.

l) Mantenha-se dentro dos limites do tema proposto, tomando cuidado para não se afastar do seu foco. Esse é um dos principais problemas identificados nas redações. Nesse caso, duas situações podem ocorrer: fuga total ao tema ou fuga parcial ao tema.

Sobre as Provas

As provas serão aplicadas nos dias marcados que são, 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Estará impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

A prova discursiva vale 1000 pontos e tem um peso importante para quem pretende usar o Enem para entrar em uma universidade pública ou disputar uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Estão envolvidas na aplicação das provas milhares de pessoas, dentre coordenadores estaduais, municipais e de locais de aplicação, chefes de sala, fiscais e pessoal de apoio. Posteriormente será avaliada a partir de cinco competências: selecionar, relacionar e organizações informações em defesa de um ponto de vista; demonstrar domínio da modalidade escrita formal; compreender a proposta de redação; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado.

Com relação à redação, sua prova deverá ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Por fim, você deverá elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos. Portanto, procure escrever sua redação com letra legível, para evitar dúvidas no momento da avaliação. Redação com letra ilegível não poderá ser avaliada.

Saiba também utilizar o tempo na hora da prova com nosso Exclusivo Guia de planejamento do Tempo para se programar em provas e principalmente no dia da redação.

Boa prova, boa redação, boa nota!

 

Acesse o Guia completo: Guia do Candidato ao Enem

 

Você acabou de ver, Guia do Enem para o Participante, Veja Também: Mais dicas de Redação do Enem, Revisão para o Enem e Preparação Eficaz, Nota do Enem (Tire suas dúvidas), 30 dicas de assuntos para o Enem, Inscrições, provas do Enem, Aula para o Enem, Vídeo aulas, Resultados do Enem, Aulas de Revisão para o Enem- Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine, informações exclusivas para você se dar bem, em nossos Guias: Planejamento do TempoComo Escolher a Profissão, Como Escolher onde Estudar. Planejando o tempo e estudando no lugar certo com segurança.

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também