Menu fechado
Isenção no Enem 2016 por Vestibular1

Isenção no Enem 2016

Isenção no Enem 2016

Confira com o Vestibular1!
Saiba tudo sobre a Isenção no Enem 2016

A Isenção no Enem 2016 deste ano estima uma previsão de 8 milhões de inscrições. Matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição aqueles que se declararem carentes, dos quais 2,2 milhões são estudantes concluintes em 2016, que estão no 3o. ou último ano do ensino médio, que precisam fazer a prova este ano.

Como na edição do ano passado, os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício da Isenção no Enem 2016. Tal medida serve para reduzir a abstenção e, por consequência, evitar desperdício de dinheiro público. Quem obtive isenção no Enem do ano passado e não compareceram aos dois dias de provas, mas pretendem pedir outra isenção, devem justificar a ausência de 2015, conforme previsto no edital. Haverá um campo específico para o devido esclarecimento no próprio sistema de inscrição para o benefício da Isenção no Enem 2016.

Para facilitar aos não isentos da taxa, o pagamento, este ano, pode ser efetuado em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio de GRU, Guia de Recolhimento da União. O pagamento deve ser feito até às 21h59 (de Brasília), do dia 25 de maio, cujo valor da taxa é de R$ 68.

A confirmação das inscrições e da Isenção no Enem 2016 será feita apenas pela Página do Participante. No ato da inscrição, os candidatos precisarão informar um número de celular ou de telefone fixo válidos, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail).

O Inep pretende auditar a solicitação de Isenção no Enem 2016, de taxa de inscrição e exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada pelo candidato, sob pena de responder por crime contra a fé pública e de ser eliminado do Exame. Os isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício na próxima edição.

Além da Isenção no Enem 2016 existe sempre as oportunidades oferecidas pela nota do Enem, que é usada pelos estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem e principalmente utilizada como critério de acesso à educação superior por meio do SiSu, Sistema de Seleção Unificada e do ProUni, Programa Universidade para Todos. A participação no Enem também é requisito para receber o benefício do Fies, Fundo de Financiamento Estudantil, participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec, Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.

Em caso de dúvidas sobre o exame, os estudantes podem entrar em contato pelo telefone 0800 616161.

 

Saiba tudo sobre o Enem 2016
> Enem 2016
> Aplicativo do Enem 2016
> Principais datas do Enem 2016
> Principais horários do Enem 2016
> Atendimentos Especializados no Enem 2016
> Ficha de Identificação Digital do Enem 2016
> Confirmação do Local de Provas
> Provas do ENEM 2016

 

Se você está querendo se preparar para o Enem e vestibulares neste ano, o Vestibular1 é o lugar certo! As seções de Revisão OnLine e de Vestibular vão fazer a diferença na busca por uma boa nota. Inicie sua revisão com as provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também