O que deve acontecer com o Novo Enem - Vestibular1

O que deve acontecer com o Novo Enem

O que deve acontecer com o Novo Enem

Entenda as propostas do MEC para o Novo Enem com a prova que unificará o vestibular das universidades federais, tendo validade nacional.

O estudante fará, em qualquer Estado, exame do Novo Enem com validade no território nacional e escolheria curso e instituição segundo a nota obtida por ele.

O atual formato do Enem é considerado pouco abrangente quando comparado à seleção feita pelas federais, assim o Novo Enem seria uma primeira etapa dos vestibulares. Uma segunda fase mais abrangente seria de responsabilidade da própria instituição.

As instituições de ensino superior particulares também poderiam aderir ao Novo Enem em substituição ao atual vestibular. A adesão ao vestibular nacional dependerá de cada universidade, que tem autonomia para decidir de que forma poderá incorporar a prova em seu processo seletivo.

Hoje cada universidade realiza seu processo seletivo com provas e datas diferentes. A prova valeria para todo o País. O estudante poderia fazer o teste em qualquer Estado e se candidatar às diferentes universidades federais do Brasil.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela elaboração do Enem, ressaltou que a prova será dividida em quatro eixos: linguagens e códigos, matemática, ciências naturais e ciências humanas, e que o ministério tem capacidade técnica e logística para elaborar e aplicar o exame em todo país.

O aluno fará a prova geral e, com o resultado, poderá decidir o curso que prefere. Ele não precisaria optar por um curso ao se inscrever, ou seja, tem a opção de escolha posterior pela pontuação obtida na prova.

As questões seriam de múltipla escolha e a prova contaria também com uma redação. Alguns cursos poderiam ter uma segunda fase, com uma avaliação de habilidades específicas da profissão escolhida pelo candidato. A segunda etapa seria mais voltada para áreas específicas, com perguntas que julguem a capacidade analítica dos estudantes.

 

Você acabou de ver, O que deve acontecer com o Novo Enem, veja agora; O que vai cair no novo Enem, Definidas as datas do Enem, Quem utiliza o Enem, Enem deste ano será em novembro, Resultados do Enem, Aulas de Revisão para o Enem- Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas podem te ajudar a entrar na sonhada universidade!

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta