Redação no Enem - Vestibular1

Redação no Enem

Redação no Enem

Mudanças no ENEM.

Confira as novidades e mudanças sobre Redação do Enem!

Avaliação e correção da Redação no Enem

Redação terá avaliação de itens de competência e correção mais rigorosa

O MEC promete que o Enem deste ano trará novas mudanças e maior rigor na correção da redação. Ocorreu a mudança do sistema de avaliação da redação para que ocorra maior objetividade e segurança aos estudantes. Para aprimorar a correção da redação haverá um aumento de 40% no número de avaliadores. Após a divulgação dos resultados das provas do Enem, todos os corretores passarão por um treinamento online sobre o texto específico da redação.

O candidato terá nota zero se o texto fugir do tema proposto ou apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, ainda se tiver sete linhas ou menos. O texto de redação produzido pelos candidatos será corrigido por 2 corretores de forma independente e haverá 5 itens de objetividade sendo avaliados, a partir deste ano. É uma avaliação com maior rigor para que se tenha uma avaliação justa. Se ocorrer diferença maior que 20% na nota final de redação do candidato, entre esses 2 corretores, a redação será lida por um novo corretor.

Caso, ainda exista discrepância, ou seja, a diferença entre as 3 notas for superior a 200 pontos, a redação ou dissertação passará para uma banca examinadora chamada de excelência. Antes as diferenças entre as notas finais dos corretores podia ser de até 300 pontos, e havia apenas 2 corretores. Hoje será composta por outros 3 professores avaliadores, que darão a nota final ao candidato.

Outra novidade introduzida na redação do Enem a divisão da nota em 5 itens de competência: domínio da língua portuguesa, compreensão do tema proposto, capacidade de selecionar e organizar ideias, demonstração de conhecimento sobre o tema e apresentação de solução para a proposta dissertativa, onde cada corretor deverá atribuir nota de 0 a 200 pontos para cada competência. Se houver divergência maior que 80 pontos em cada uma, o 3o corretor vai avaliar e atribuir nova nota no mesmo critério avaliado.

Guia do Enem

Os candidatos inscritos no Enem deste ano, receberam um guia com explicações sobre as novas regras de correção da redação, que vai trazer exemplos concretos, com textos, do que será cobrado em cada competência e exemplos de redação consideradas de excelência.

 

Veja também: Avaliação da Redação do Enem, Aulões de Revisão para o Enem, Guia de Redação do Enem, Visite nossa seção de Redação: Redação Nota 10!

Boa prova e boa sorte!- Equipe do Vestibular1

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ESTÁ NO ESPECIAL ENEM: Confira as perguntas mais frequentes deste exame. Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Como se preparar para o Enem e VestibularPreparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!, não pode deixar de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Dicas para o Enem, Dicas para Prova do Enem, Simulados para Prova do Enem. Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem este ano. Fique por dentro! Não deixe de acessar as provas de anos anteriores e os gabaritos ou faça o download para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, rumo a sonhada universidade!

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta