Menu fechado
Temas para o Enem, redação

Temas para o Enem

Temas atuais que podem cair no Enem abaixo!

Não perca essa! O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

Temas para o Enem: Mensalão

O julgamento do Mensalão tem marcado a história da democracia brasileira, por romper com a carga de impunidade que leva a política no Brasil. Além disso, é um bom tema para ser explorado na redação do provão, pois envolve ética.

Temas para o Enem: Crise no Paraguai

Devido a queda do seu ex-presidente Fernando Lugo por meio de um golpe político e ao afastamento do país do Mercosul, o Paraguai deve ser um assunto bastante explorado no exame. O atual presidente paraguaio mudou a política adotada por Lugo e está próximo dos fazendeiros e distante da população. Com o golpe o Paraguai foi afastado do Mercosul e, com isso, foi oficializada a entrada da Venezuela ao bloco.

Temas para o Enem: Nova classe média

Cerca de 60% da população brasileira está na classe média, a grande salvadora do Brasil nessas diversas crises pelas quais passamos desde a bolha financeira nos Estados Unidos. O que nos salvou foi nosso mercado interno fomentado por linhas de crédito e financiamentos. Entretanto, de acordo com o mesmo, “o crescente endividamento da nova classe média brasileira reflete uma falta de educação financeira, o que pode comprometer nossa economia.

Temas para o Enem: Wikileaks e Equador

Recentemente o Equador deu asilo político a Julian Assange, responsável pelo site Wikileaks que já divulgou diversas informações confidenciais sobre várias nações do mundo.

Temas para o Enem: Aquíferos

Aquíferos são lagos subterrâneos de grande profundidade e frequentemente são cobrados no Enem. O mais famoso no Brasil é o aquífero de Guarani e, como muitos outros, está sendo contaminado. Além disso, existe o aquífero Alter do Chão, com uma quantidade de água 2 vezes maior do que o de Guarani e localizado sob os estados do Pará, Amazona e Amapá.

Temas para o Enem: Impeachment do Collor

Um marco na democracia brasileira, o impeachment do Collor completa 25 anos em 2017, por isso, é um bom tema a ser explorado no Enem, além de ser tema do Governo Dilma.

Temas para o Enem: Política de imigração brasileira

Devido ao trabalho assistencial que o Brasil tem realizado no Haiti desde o terremoto, muitos haitianos têm emigrado para o Brasil em busca de uma vida melhor. Além disso, muitos europeus têm vindo ao Brasil em busca de emprego e porque o País tem carência de mão-de-obra especializada. Devido a estes motivos a lei de imigração deve ser repensada no Brasil.

Temas para o Enem: Eleição para presidente dos Estados Unidos

Qual é melhor para o Brasil? Qual é melhor para os Estados Unidos? O Obama fez um bom trabalho com a saúde nos Estados Unidos e se destaca por ser um presidente negro que presta assistência a minorias. Os republicanos são mais neoliberais e individualistas, já os democratas acreditam que o Estado deve promover o bem-estar social. Entretanto, estes últimos são mais protecionistas e isso, de certa forma, prejudica a economia brasileira. Em geral, o Brasil se dá melhor economicamente com presidentes republicanos. ( Universia Brasil)

Professora aponta mais temas de atualidades que podem cair na redação do Enem
09/06/

Está na hora de começar a se preparar para o Enem. Professora aponta mais temas de atualidades que podem ser tema da redação. Provas acontecem logo, logo.

 

Temas para o Enem: Papel da mulher no século XXI
Por se tratar de um tema social, o papel da mulher no século XXI é aposta de professores como tema da redação do Enem e de outros vestibulares há algum tempo. “A mulher está mostrando um protagonismo como atora social, principalmente nas posições políticas, e esse tema ainda não foi cobrado”, comentou a professora. Ainda para a professora, esse tema apresenta uma necessidade de discussão social e “esse tema pode ser articulado com algo como os progressos na sociedade e o problema de que a mulher ainda tem que enfrentar alguns problemas comuns no cotidiano”.

Temas para o Enem: Os “justiceiros”
Recentemente, observamos no País casos de pessoas que tomaram a justiça para suas próprias mãos. No dia 3 de maio, a dona de casa Fabiane foi linchada até a morte por moradores do Guarujá que acreditaram que ela sequestrava crianças. Episódios como esse que tiveram grande repercussão de mídia fazem dos “justiceiros” um possível tema pra a redação.

“Acredito que as redes sociais, o papel da mídia e o processo de convocar as pessoas para fazerem justiça com as próprias mãos e afirmarem que o Estado não está presente é uma forma de o Enem tratar o assunto”, disse a professora. “O problema é que essa repercussão faz com que o estudante tenha uma argumentação falha e baseada no senso comum”, completou, destacando que o aluno deve estar bem informado para que o seu texto fuja do pensamento em massa.

Temas para o Enem: Redes sociais x Direitos Humanos
Outra característica marcante do Enem é o fato de que o exame sempre vai buscar assuntos próximos do cotidiano dos estudantes e não há como negar que as redes sociais estão sempre presentes na vida desses candidatos. A discussão que poderia ser levantada na redação é a questão da privacidade e os limites que englobam as redes sociais com foco nos Direitos Humanos. Segundo a professora, “seria interessante que o jovem estivesse bem informado sobre o Marco Civil da Internet, marco que não foi muito divulgado e que aborda como a neutralidade dVestibular1 notícias informa:, o armazenamento de dado e o sigilo só poderiam ser quebrados judicialmente”. Ainda para ela, os estudantes não estão preparados para falar sobre o tema.

Temas para o Enem: O Futebol
Com os eventos esportivos que acontecem no Brasil, o futebol torna-se um candidato forte para a redação do Enem. Para a professora Andrea, existem diversas formas de abordar o tema como a sua dimensão cultural e histórica e o futebol como representante de uma sociedade democrática. Outra forma de abordar o tema seria a relação entre o futebol nos dias atuais e o mesmo esporte na ditadura militar. Com os 50 anos do Golpe Militar de 64, a professora acredita que “existe muita possibilidade de que essa relação seja feita. Seria pensar o futebol como método de alienação e o posicionamento das pessoas quanto ao mesmo”.

Temas para o Enem: Escassez de água
O Enem também apresenta uma forte preocupação com o meio ambiente., o País está sofrendo com problemas relacionados à escassez de água. Em São Paulo, especialistas se preocupam com o nível das reservas do Cantareira e dizem que no cenário mais otimista essa reserva se esgotará em outubro. “O Enem pode esperar que o candidato relacione o meio ambiente com as políticas públicas que pensem no bem estar do cidadão”, comentou a professora. “O Enem vai trabalhar com uma proposta de intervenção, por isso é importante que os jovens estejam informados sobre o que pode ser feito para amenizar o problema e as discussões que envolvem a utilização do volume morto das respostas, assim como os problemas relacionados à economia”, completou.

Temas para o Enem: Campanhas de Vacinação
Recentemente, foram lançadas Campanhas de Vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV. Essas vacinas geraram problemas envolvendo o preconceito que ainda existe sobre as campanhas de prevenção e a sexualidade em si. “Este é um tema interessante por ser de saúde pública e o Enem trabalha bastante as questões sobre a sexualidade. É importante refletir sobre as políticas públicas de prevenção às DSTs e encarar esse tema de uma forma ampla”, afirmou a professora.

Temas para o Enem: Racismo
O racismo na sociedade brasileira é uma das grandes apostas da professora para a redação do Enem. “Eu acredito que o tema possa cair por vivermos em uma democracia racial que é uma grande falácia, e isso pode aparecer com alguma alusão ao sistema de cotas”, comentou. A professora de redação ainda acredita que o tema pode ser relacionado ao futebol e à formação de identidade devido aos acontecimentos recentes com o jogador Daniel Alves, que foi atingido por uma banana em uma partida.

Temas para o Enem: O Brasil diante dos estrangeiros
O Brasil vai receber um grande número de estrangeiros neste ano devido aos eventos esportivos. Diante disso, a professora também aposta em um tema relacionado à imagem dos Notícias no Vestibular1: para esses viajantes. “Como brasileiro quis se mostrar e como ele se mostrou? Qual é a cara do Brasil? O Enem pode cobrar essa relação e o encontro de culturas que acontece”, concluiu a professora Andrea.

Você conferiu os Temas para o Enem, veja agora: Tema da redação do EnemAulões de Revisão para o Enem, Onde vai ser o Enem? Aulão ENEM, Como se preparar para o Enem e vestibular, Prepare-se para as provas, Como se preparar para o Enem e vestibular, CONFIRA OS CURSOS GRÁTIS VESTIBULAR1! Notícias Enem V1 Vídeo Aulas grátis no Vestibular1, Revise com Vestibular1, e tenha um aprendizado empolgante para Vestibular e Enem Visite a página do Especial ProUni, Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar, Estude com nossas Vídeo Aulas, Apostilas Selecionadas.

CONHEÇA NOSSO ESPECIAL ENEM: Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Publicado em:Enem: Informativo

Você pode gostar também