Avaliação da Redação do Enem 2016 - Vestibular1

Avaliação da Redação do Enem 2016

Avaliação da Redação do Enem 2016

Avaliação da Redação do Enem 2016

Já sabemos que a redação do Enem é especialmente determinante para a classificação dos candidatos que fizeram o exame, pois tem caráter eliminatório para quem tira zero nesta prova. A avaliação da Redação do Enem 2016, como em anos anteriores, por si só, vale até mil pontos que corresponde à metade da nota geral do exame. Assim, o candidato que fizer uma ótima redação, já terá garantido uma boa pontuação geral.

Ela apresenta diferenças em relação àquelas aplicadas em outros vestibulares. Além de avaliar o aluno que termina o ensino médio, a redação permite a aferição do participante do exame como um sujeito crítico diante da realidade. Na unidade textual, também há a necessidade de relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões, respeitando os direitos humanos.

De acordo com o manual de redação do Enem, os candidatos que não atenderem a proposta solicitada ou desenvolverem outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo receberão nota zero. Se o estudante fizer cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões será desconsiderada para efeito de correção e não entrará na contagem do mínimo de linhas. Se inserir textos ofensivos ou desconectados do tema também serão anulados. O mesmo vale para redações entregues em branco ou com até sete linhas, independente do conteúdo apresentado na folha de rascunho; para textos que contenham impropérios ou desenhos; ou, ainda, para dissertações que transpareçam desrespeito aos direitos humanos. Já escrevemos a respeito em nosso Informativo sobre o Enem em como não tirar zero nesta prova.

A Correção da Prova de Redação do Enem
No processo de correção das provas de redação, os participantes são avaliados em cinco competências, que valem, cada uma, até 200 pontos: domínio da norma-padrão da língua escrita; compreensão da proposta; capacidade de organizar e relacionar informações; construção da argumentação; e elaboração de proposta de intervenção ao problema exposto.

A avaliação da Redação do Enem 2016
As redações do Enem são avaliadas por dois corretores, de forma individual. Cada um deles atribui nota entre zero e 200 pontos a cada uma das competências. Caso haja diferença superior a 100 pontos entre as notas totais dos dois corretores ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação segue para um terceiro avaliador. Na hipótese de a discrepância continuar depois da terceira avaliação, a redação será corrigida por uma banca com três professores, que será responsável pela nota final.

 

Avaliação da Redação do Enem 2016, texto adaptado de artigo da Assessoria de Comunicação Social. Depois de ver a Avaliação da Redação do Enem 2016 acesse o Canal de Redação!

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta