Menu fechado
As principais notícias sobre o Enem no Vestibular1

Em defesa do Enem

Ministro da Educação defende o exame do Enem como meio para qualificar educação

O Enem está inserido no conjunto de ações que pretendem melhorar o acesso, a permanência e a qualificação da educação superior brasileira. A afirmação é do ministro da Educação, feita à Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, quando ele deu explicações sobre o exame aos parlamentares em Brasília.

O plano de expansão e interiorização das universidades federais permitiu a criação de 14 novas instituições e 126 novos campi em todo o país. “Isso significa mais de 3,5 milhões de metros quadrados de área construída ou reformada”, observou ele. Ele lembrou, ainda, que as vagas de ingresso nas universidades federais dobraram; foram de 113 mil ano passado para 226 mil atualmente.

Com a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a expansão de seus campi, o Brasil pode contar, agora, com 214 novas escolas de educação profissional. As unidades oferecem cursos de licenciatura e superiores de tecnologia. O Enem também dá acesso ao Prouni, programa de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino, e ao Fies, programa de financiamento estudantil que agora não requer mais fiador. Outras facilidades do financiamento, instituídas a partir de mudanças recentes na lei do programa, se referem à redução dos juros – de 6% para 3,4% ao ano em todos os cursos – e ao aumento do prazo de amortização da dívida, que pode ser paga em até três vezes o tempo do curso.

Ainda na comissão de educação da Câmara, o ministro informou que o calendário de divulgação dos resultados do Enem não será afetado, mesmo que seja necessário aplicar novas provas aos alunos prejudicados pelos erros gráficos do exame deste ano. “O consórcio contratado está preparado para corrigir 100 mil provas por dia”, informou. A estimativa dos candidatos que se enquadram nessa situação, segundo o ministro, é de 0,1% do total de 3,3 milhões que realizaram o Enem.

A data da reaplicação das provas deverá ser anunciada, depois que o Cespe e a Cesgranrio, especializados em organizar concursos públicos e vestibulares, finalizarem a análise das atas das salas de aula onde os candidatos fizeram as provas.

 

As principais notícias sobre o Enem no Vestibular1, fique por dentro – Acesse!

TUDO SOBRE O ENEM NO VESTIBULAR1: Tudo que é necessário saber sobre o Enem está aqui no Vestibular1. Confira as Matérias que mais caem no EnemComo se preparar para o Enem e Vestibular, Fique a par das principais notícias e informações sobre o Enem! Inscrições, simulados, Em defesa do Enem e muito mais. Se você que ter uma boa nota no Enem, faça uma revisão aqui no site. Veja as provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Participando do Enem e vestibulares este ano, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Acesse as seções de Revisão OnLine e de Vestibular saiba mais dos vestibulares e do Enem, Em defesa do Enem confira as dicas e informações. E mais uma ajuda para fazer uma Redação Nota 10!

Veja outros conteúdos no site, entre na BUSCA e procure o assunto que precisa:

Problemas do Enem

Correção do Enem

Em defesa do Enem

Resumo do Vestibular1

Novidades do Enem

MEC e Une se encontram

Novos cara amarela

Unesp ensina ao Enem

Prejudicados pelo Enem

Protestos contra Enem

Em defesa do Enem

Justiça libera Enem

Enem, nem ninguém sabe

Consed também apoia Enem

Trapalhadas no Enem

Proibido Gabarito do Enem

Mais Notícias do Enem

Cobertura sobre o ENEM

Enem Em defesa do Enem

Correção da prova do Enem – Visite a seção!

Comentários sobre a prova do Enem

Vídeo Dicas exclusivas para o Enem

Aulas de Revisão para o Enem!

Notícias do Enem Em defesa do Enem

Últimas Notícias do Enem

Confira o Calendário Em defesa do Enem

Treine simulado Aqui no site !

Cadastre-se com a gente e fique sempre atualizado

Em defesa do Enem

Consulte a carreira desejada após fazer nosso teste vocacional

Navegue também em links de carreiras

Publicado em:Enem: Notícias

Você pode gostar também