ENEM deste ano - Vestibular1

ENEM deste ano

ENEM deste ano

Saiu o Enem deste ano

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano obedecerá ao seguinte cronograma:

As provas serão realizadas nos dias 08 e 09 de novembro, com início às 13h00min, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação.

As inscrições começam no dia 12, das 10h00min às 23h59min do dia 23/05, horários oficiais de Brasília-DF. Antes de efetuar sua inscrição, o PARTICIPANTE deverá ler este Edital, seus anexos e os atos normativos neles mencionados, para certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no Enem e aceita todas as condições nele estabelecidas.

O exame terá novidades na acessibilidade e segurança. O edital com as regras do Enem foi publicado no Diário Oficial da União. Uma das novidades é a revista eletrônica, por meio de detector de metais, nos dias e locais de prova. Foi divulgado Edital específico para a realização do Exame para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e os adolescentes sob medidas socioeducativas que incluam privação de liberdade.

TAXA DE INSCRIÇÃO

O valor da taxa de inscrição será de R$ 35,00 (trinta e cinco reais), exceto para os casos previstos no Edital. O pagamento da taxa de inscrição do Exame deve ser efetuado somente no Banco do Brasil, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU Simples), gerada, exclusivamente, no endereço eletrônico <http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem>.

A isenção do pagamento da taxa de inscrição da edição do Enem é concedida:

1 Automaticamente, ao PARTICIPANTE concluinte do Ensino Médio neste ano, matriculado em qualquer modalidade de ensino em escola da rede pública, declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

2 Mediante declaração de carência, ao PARTICIPANTE que atenda aos requisitos contidos na lei.

3 Mediante declaração de carência, ao PARTICIPANTE que declarar ser membro de família de baixa renda ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, nos termos da lei.

4 Para os que declarar carência socioeconômica ou Dispor dos documentos comprobatórios da situação de carência socioeconômica declarada.

A participação na prova é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar nas vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem.

E o mais importante é o caráter inclusivo do Enem e o fato de o bom resultado no exame gerar um caminho de oportunidades para os estudantes. A nota do Enem abre portas e é utilizada como critério para acesso ao ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O Enem está preparado para atender toda a diversidade de estudantes que procuram uma oportunidade, assim elaborou o hotsite do Enem vai oferecer o edital do exame em formato de leitura compatível com o Dosvox, um sistema para deficientes visuais, e um vídeo na língua brasileira de sinais (libras) para os deficientes auditivos.

CONFIRMAÇÃO DA INSCRIÇÃO

Para os PARTICIPANTES NÃO ISENTOS, a inscrição será confirmada após o processamento do pagamento nos termos estabelecidos. Não será confirmada a inscrição cujo pagamento tenha sido efetuado fora do prazo permitido. A taxa de inscrição deverá ser paga até o dia 28 de Maio, sob pena de não ser confirmada a inscrição.

As informações obtidas a partir dos resultados do Enem serão utilizadas para:

1 Compor a avaliação de medição da qualidade do Ensino Médio no País.

2 Subsidiar a implementação de políticas públicas.

3 Criar referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio.

4 Desenvolver estudos e indicadores sobre a educação brasileira.

5 Estabelecer critérios de acesso do PARTICIPANTE a programas governamentais.

6 Constituir parâmetros para a autoavaliação do PARTICIPANTE, com vista à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.

 

Você acabou de ver, ENEM deste ano, veja agora: ENEM – Ajuda neste exame, Já tem datas definidas o processo seletivo feito pelo Enem – Exame Nacional do Ensino Médio! Já tem datas definidas o processo seletivo feito pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas serão , veja agora; Saiba tudo sobre o ENEM deste ano, Erros no Enem, O que estudar para o Enem, Dicas de Redação para o Enem, Revisão para o Enem, Preparação Eficaz, Como é aplicada a Prova do Enem, Como é a correção da Prova do Enem, A divulgação dos resultados do Enem, Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Se você quer melhorar seus estudos ou vai fazer vestibular ou Enem este ano, O Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o Enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta