Menu fechado
Enem também será credencial para o mercado de trabalho

Enem também será credencial para o mercado de trabalho

O Ministério da Educação ampliou o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), para todos os municípios que tenham esse grau de ensino.

Hoje, o Enem é realizado em milhares de locais de prova num total de mais de mil municípios de todos os Estados e no Distrito Federal. Segundo o ministro, a meta é fazer com que o Enem seja também uma espécie de credencial para o acesso ao mercado de trabalho e a outros cursos. É o caso também do Prouni onde as bolsas podem chegar a 100% para estudantes em instituições particulares.

Das instituições de ensino superior no país, cerca de 20% adotam o teste como parte do processo de acesso à universidade.

Algumas preenchem parte de suas vagas com alunos que obtiveram excelente desempenho no Enem. Este é o caso da PUC-RJ, que reserva 30% das vagas ofertadas para os alunos que obtiveram 70% de rendimento no exame. Já a USP, a Unicamp e a Unesp – as três maiores universidades públicas do estado de São Paulo – acrescentam os pontos alcançados no Enem às provas de primeira fase do vestibular.

O exame vem ganhando credibilidade junto às instituições desde que foi criado, observou o Ministro da Educação, que destacou a evolução da adesão dos alunos ao Enem ao longo dos anos.

Em 1998, pouco mais de 100 mil alunos fizeram as provas do Enem, quando o exame foi realizado pela primeira vez. O número de inscrições cresceu muito nestes últimos anos.

No ano passado, foram mais de 7,0 milhões de inscritos, com 90% de comparecimento. Neste ano, dos que se inscreveram, pelo menos 86% compareceram para fazer a prova, de acordo com o ministério.

 

Você acabou de ver, Enem também será credencial para o mercado de trabalho, veja agora: Saiba tudo sobre o ENEM deste ano, Erros no Enem, O que estudar para o Enem, Dicas de Redação para o Enem, Visite carreiras e decida, Visite faculdades e faça sua opção, Faça revisão das matérias conosco, Visite cursinhos, Revisão para o Enem, Preparação Eficaz, Como é aplicada a Prova do Enem, Como é a correção da Prova do Enem, A divulgação dos resultados do Enem, Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Se você quer melhorar seus estudos ou vai fazer vestibular ou Enem este ano, O Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o Enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade! Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores: Prova e gabarito de anos anteriores.

Publicado em:Enem: Notícias

Você pode gostar também