Menu fechado
Provas do Enem no Vestibular1

Novas provas do Enem

Alunos prejudicados poderão fazer novas provas do Enem

Os alunos prejudicados por falhas na realização do Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ) poderão realizar novas provas sem prejuízo para a comparação de seus resultados com os obtidos pelos alunos que fizeram a primeira edição do exame. A garantia foi apresentada ontem (16) pelo ministro da Educação, aos senadores da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

De acordo com a Agência Senado, durante a audiência pública, realizada a partir de requerimento de senadores, o ministro ressaltou que a utilização no Enem da teoria da resposta ao item permite que se realizem diversas edições da prova com o mesmo critério de dificuldade. Dessa forma, explicou, existe a possibilidade de comparação dos resultados obtidos nas diversas edições do exame.

A metodologia, informou o ministro, é a mesma utilizada em exames internacionais, como o Pisa e o norte-americano SAT, que chega a ter sete edições anuais. Por isso, observou, não seria estranha ao meio acadêmico a realização de várias edições da mesma prova. E uma nova prova do Enem poderá ser aplicada, a seu ver, aos cerca de 20 mil alunos em cujas provas foram verificados erros graves de impressão.

Nenhum sistema dessa proporção está imune a falhas técnicas. Quando ocorrem falhas, temos que procurar uma solução cabível que não o cancelamento da prova, afirmou o ministro, após lembrar que já foram registrados, em 14 edições do Enem, problemas tão imprevistos como o de um raio que deixou uma cidade de Minas Gerais sem energia na hora do exame.

Ele observou ainda que existem apenas duas gráficas no país capazes de imprimir com segurança as provas do Enem. A primeira foi contratada no ano passado, quando ocorreram falhas de segurança que permitiram o roubo de provas. Neste ano, a segunda gráfica também falhou, como recordou, mas desta vez na impressão de um caderno de questões.

O ministro classificou de superáveis as falhas registradas na realização das Novas provas do Enem e pediu que se preservem as instituições responsáveis pelo exame, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os indivíduos vão e vêm, como recordou, mas as instituições envolvidas estariam tomando todas as providências para resolver os problemas ocorridos.

Ainda ressaltou ainda o papel do Enem na democratização do acesso ao ensino superior no país. A importância do exame, lembrou, cresceu a partir do ano passado, quando seus resultados passaram a ser usados na seleção dos alunos a serem beneficiados com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

 

Você acabou de ver sobre as Novas provas do Enem, veja a seguir: MEC: vestibular defasado, Enem Extra, Resumo sobre Enem, Novidades do Enem, MEC e Une se encontram, Novos cara amarela, Unesp ensina ao Enem, Prejudicados pelo Enem, Protestos contra Enem, Novas provas do Enem, Justiça libera Enem, Enem, nem ninguém sabe, Consed também apóia Enem, Trapalhadas no Enem, Proibido Gabarito do Enem, Mais Notícias do Enem, Cobertura sobre o ENEM

CONHEÇA NOSSO ESPECIAL ENEM: Enem Correção da prova do Enem – Visite a seção! Comentários sobre a prova do Enem, Vídeo Dicas exclusivas para o Enem, Novas provas do Enem, Aulas de Revisão para o Enem! Notícias do Enem, Últimas Notícias do Enem, Confira o Calendário e Treine simulado Aqui no site ! Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

 

Cadastre-se com a gente e fique sempre atualizado

 

Publicado em:Enem: Notícias

Você pode gostar também