Menu fechado
Quase 6 milhões fizeram as provas do Enem Vestibular1

Quase 6 milhões fizeram as provas do Enem

Quase 6 milhões fizeram as provas do Enem

Com 97% dos inscritos aptos a realizar as provas do Enem, o ministro da Educação, disse que o resultado foi de grande êxito. “Diante do quadro das últimas semanas, o Enem foi um sucesso absoluto. Conseguimos fazer com que a maioria dos inscritos fizesse a prova. Cerca de 3% dos candidatos farão o exame em dezembro; foi a melhor solução que encontramos”, avaliou, numa referência aos locais onde não foram realizadas provas por causa de invasões. Quase 6 milhões fizeram as provas do Enem, ao todo, 5.848.619 de pessoas realizaram as provas.

Um ponto de orgulho para os realizadores do Enem foi a boa repercussão do tema da redação. Com a proposta de falar sobre “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, muitos estudantes relataram facilidade em tratar do assunto. “Havia alguns temas, como existem ainda em nosso banco de redação, e considero a indicação da equipe do Inep extremamente feliz”, elogiou a presidente do INEP.

O Enem este ano teve abstenção de 30% dos candidatos, repetindo a média dos últimos anos. Além disso, foram eliminados, nos dois dias de prova, 768 candidatos por descumprimento de regras do edital, por portarem objetos encontrados por detector de metal e por se recusarem a realizar a biometria. Foram cinco emergências médicas e 22 interrupções de prova por falhas na rede elétrica.

Os estudantes que não puderam fazer o exame por causa das ocupações nas escolas farão provas em dezembro. Além disso, os estudantes privados de liberdade serão testados também em dezembro. “Sobraram 78 toneladas de papel, de provas não usadas. Vamos mandar todo esse material para a reciclagem, para serem reutilizadas nos dois exames que ainda faremos em dezembro”, anunciou a presidente.

Os locais de prova para o Enem de dezembro devem ser anunciados em novembro. O gabarito da prova realizada de novembro vai sair no dia 9, e o resultado final do Enem tem previsão de divulgação em 19 de janeiro do ano que vem.

Para o ministro, “o Enem foi um sucesso”.”No contexto geral, eu diria que foi um grande sucesso, venceu a sensatez, a capacidade de trabalho dos servidores públicos envolvidos – principalmente do Inep e do Mec como um todo – e venceram os estudantes brasileiros que dependem do Enem para acessar a universidade”, avaliou o ministro.

Inteligência – O Ministério da Educação, o INEP e a Polícia Federal trabalharam em conjunto para a prevenção e fiscalização de fraudes no Enem. Nesta edição, foram realizadas pelo menos 11 prisões. Em duas operações deflagradas neste final de semana, a Polícia Federal cumpriu mandatos de prisão, conduções coercitivas e mandados de busca e apreensão em todo país.

Segundo o chefe da divisão de polícia fazendária da Polícia Federal, a parceria com o Inep e com o MEC foi crucial nas operações. “O desafio de combater fraudes em um certame desta magnitude não é fácil. As operações se destacam no noticiário por ser um domingo, dia de prova, mas é um trabalho de meses. Graças à troca de informações com o Inep, pudemos garantir a lisura do certame e a segurança dos candidatos”, comemorou.

 

Quase 6 milhões fizeram as provas do Enem, texto adaptado de artigo da Assessoria de Comunicação Social. Depois de ver Quase 6 milhões fizeram as provas do Enem, veja também a Avaliação da Redação do Enem 2016 acesse o Canal de Redação!

Publicado em:Enem: Notícias

Você pode gostar também