Menu fechado
Notícias selecionadas do Enem no Vestibular1

Radiografia do Enem

Radiografia do Enem

Matéria a respeito do ENEM e do aumento no número de inscritos, que acompanha o aumento do número de vagas oferecidas pelas universidades federais através do SISU.

ENEM: Uma nova porta de entrada para as Universidades Federais

Exame ganha cada vez mais importância entre os estudantes que concorrem a vagas pelo SISU

Os estudantes brasileiros ainda acreditam no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Embora as duas últimas edições tenham apresentado uma série de problemas, o número de inscrições para o ENEM aumentou significativamente em relação ao exame do ano passado.

Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), o ENEM deste ano será aplicado a cerca de 5,3 milhões de estudantes em todo o país. No ano passado, 4,6 milhões de estudantes realizaram a prova.

Atualmente utilizado como processo seletivo de mais de mil instituições de Ensino Superior públicas e privadas do país, o ENEM também é critério fundamental na seleção para bolsas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e para o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Equívocos e desorganização

Desde que se tornou exame de principal acesso a instituições de ensino superior, o ENEM tem passado por alguns problemas que poderiam causar descrença entre os estudantes. O primeiro foi a tentativa de fraude, quando funcionários da gráfica que imprimia o ENEM furtaram um exemplar da prova e o conteúdo veio a público antes de sua aplicação. O exame foi refeito, gerando um custo de 40 milhões de reais ao Ministério de Educação.

Em agosto, por uma falha do INEP, dados pessoais de 12 milhões de estudantes ficaram disponíveis na internet por cerca de três horas. Outros problemas graves foram registrados na aplicação da prova. O enunciado de todos os 3,3 milhões de provas instruía os alunos a preencher a folha de respostas na ordem errada, mais de 30 mil provas traziam perguntas repetidas ou questões a menos, além de problemas de conteúdo, erros conceituais e imprecisões no enunciado.

Federais e SISU

Mas o histórico de problemas recentes não prejudicou a credibilidade do ENEM. O aumento no número de inscritos acompanha o aumento do número de vagas oferecidas pelas universidades federais através do SISU, o Sistema de Seleção Unificada, em que os candidatos são selecionados exclusivamente através das notas obtidas no ENEM.

A complexidade logística da realização do ENEM é muito grande e a implementação das mudanças de forma abrupta pelo MEC, levaram aos problemas apresentados nos dois últimos anos. Todavia, é inegável o aumento da importância do exame, pelo fato de servir de base para a seleção de grande parte das universidades públicas federais. Todo vestibulando, que deseja uma vaga em uma instituição pública, tem de fazer o ENEM, daí o aumento progressivo no número de inscrições, afirma o diretor pedagógico do Curso e Colégio Oficina do Estudante, Célio Tasinafo.

Para o estudante Willian M. de Lima, de 18 anos, o aumento no número de universidades que estão aderindo ao SISU credibiliza o ENEM. “Eu acredito que não haverá problemas no ENEM deste ano. Universidades importantes passaram a utilizar as notas do exame no processo seletivo, então acho que, por esse motivo, o ENEM será cada vez mais difícil e mais sério”, afirma Willian Moura de Lima, de 18 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Oficina do Estudante.

Neste ano, pelo menos 30 universidades federais devem selecionar seus candidatos através do SISU. As adesões mais recentes foram da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), em Minas Gerais.

Em, 83.000 vagas foram oferecidas pelo SISU. O número de vagas para ainda não foi definido, já que muitas universidades ainda estão em processo de decisão, mas só a adesão da tradicional UFRJ já amplia o número de vagas significativamente.

Para o estudante Henrique Alves Galante, de 19 anos, o ENEM será a única oportunidade de entrar no curso de Engenharia Elétrica da UFSCAR, que utiliza o SISU. “Eu só vou prestar o ENEM porque estou buscando uma vaga na UFSCAR”, diz ele, que já terminou o Ensino Médio e atualmente faz o segundo ano do cursinho pré-vestibular na Oficina do Estudante. “Eu particularmente acho a prova do ENEM muito cansativa, mas é a única forma de entrar na universidade que eu quero”, completa.

Além das instituições que substituem o vestibular pelo ENEM, outras utilizam as notas do exame de outras formas, como por exemplo, bonificação para a nota do processo seletivo, fase única no vestibular, primeira fase ou também como parte da nota do vestibular.

ENEM

O ENEM será aplicado nos dias 22 e 23 de outubro. As provas de sábado abordarão as áreas de ciências da natureza e ciências humanas. No domingo, abrangerão linguagens e códigos, redação e matemática.

 

Notícias selecionadas do Enem no Vestibular1, fique bem informado – Acesse!

TUDO QUE É NECESSÁRIO SABER SOBRE O ENEM: Tudo que você precisa saber sobre o Enem está no Vestibular1. Fique por dentro das principais notícias e informações sobre o Enem! Confira as Matérias que mais caem no EnemComo se preparar para o Enem e Vestibular, Inscrições, simulados, Radiografia do Enem e muito mais. Para ter uma boa nota no Enem, faça uma revisão completa aqui no site. Comece pelas provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Se preparando para o Enem e vestibulares este ano, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Os canais de Revisão OnLine e de Vestibular podem fazer a diferença, saiba mais dos vestibulares e do Enem, Radiografia do Enem, confira as informações e dicas exclusivas. Outro canal imperdível é o de Redação, saiba fazer uma Redação Nota 10!

Veja outras novidades e conteúdos no site, entre na BUSCA e procure o assunto que precisa:

Aulas de Revisão para o Enem!

Entenda a Nota do Enem

Últimas do Enem

Últimas do Enem II

Radiografia do Enem

Últimas do Enem III

Discussão Notas no Enem

Anglo n.1 no Enem

ENEM (vem que não tem?)

 

Passe Fácil no Enem

Tirando de letra no ENEM

MEC libera a consulta

Radiografia do Enem

Média geral do Enem

Análise do desempenho

MEC faz esclarecimento

ENEM (vem que não tem?)

Balanço de inscritos

Inscritos por unidade

Custo do Enem

5,3 milhões de Inscritos

Notícias sobre Enem

Radiografia do Enem

Notícias sobre Enem 2

Simulado Enem

Dados do Enem por escola

Pais pedem suspensão do Enem

Enem passa por mudanças

Inscrição no Enem passo-a-passo

Temas de redação do Enem

Diário do Enem

Enem serve para concluir EM

Radiografia do Enem

Enem terá segurança máxima!

Últimas notícias do Enem

Inscrições do Enem

UFOPA confirma ENEM para ingresso

Unicamp usa o Enem

Palestra sobre ENEM

Inscrições para o Enem

Instituições Certificadoras

Salas com segurança

Inscrições do Enem

Treinar para o Enem

ENEM com mais segurança

Só um Enem

Enem Radiografia do Enem

Correção da prova do Enem – Visite a seção!

Comentários sobre a prova do Enem

Vídeo Dicas exclusivas para o Enem

Notícias do Enem Radiografia do Enem

Últimas Notícias do Enem

Confira o Calendário

Treine simulado Aqui no site !

Cadastre-se com a gente e fique sempre atualizado

Radiografia do Enem

Consulte a carreira desejada após fazer nosso teste vocacional

Navegue também em links de carreiras

Publicado em:Enem: Notícias

Você pode gostar também