Só um Enem este ano - Vestibular1

Só um Enem este ano

Só um Enem este ano

Enem terá só uma edição este ano

O Ministério da Educação (MEC) apresentou novas modificações em relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O exame que no ano passado sofreu uma série de problemas e fraudes, terá somente uma edição este ano que acontecerá provavelmente no mês de outubro. Nos próximos dias, o Inep divulgará um novo edital com as regras das próximas edições. Existe a possibilidade de que em 2017, o ENEM venha a ser aplicado por duas edições anuais.

Criado em 2009 para substituir o vestibular nas universidades públicas e até mesmo privadas, o novo ENEM trouxe transtornos ao ministro. No mesmo ano, o vazamento das provas levou ao adiamento do exame. Em, erros de impressão provocaram confusão no dia do teste e levaram a Justiça Federal a suspender o exame – decisão que acabou mudada em segunda instância, prejudicando apenas aos estudantes, que se empenharam nos estudos e cursinhos.

Ele sempre declarou que um dos caminhos para superar os problemas do ENEM seria promover mais edições do exame a cada ano. No MEC, avalia-se que o governo e as empresas contratadas para executar o exame não teriam condições de fazer duas provas gerais este ano.

Exame – A demanda mínima por IES é de 100 questões de uma mesma área do conhecimento. As áreas do conhecimento são: Matemática e suas tecnologias; Linguagens, códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Um total de 69 instituições públicas de ensino superior se cadastrou no Banco Nacional de Itens (BNI) do Inep/MEC, a fim de elaborar itens para o Exame Nacional do Ensino Médio, Enem. O Inep teve dois objetivos ao convocar as instituições para a tarefa: ampliar o número de itens disponíveis em seu banco e transferir expertise às instituições em avaliações de larga escala.

Das 69 IES públicas cadastradas, sete são Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), cinco são Fundações Universitárias e duas são Centros Federais. As demais são universidades federais e estaduais.

Na próxima etapa do processo de elaboração de itens para o BNI, o Inep oferecerá capacitação aos coordenadores-gerais e coordenadores de área de todas as instituições inscritas. A capacitação abrangerá avaliação, instrumentos de medidas, matrizes de referência, elaboração e revisão de itens. Após essa fase, será celebrado convênio entre o Inep e cada uma das IES participantes da capacitação. Só depois será dado início ao processo efetivo de elaboração de itens – que terá que ser feito, obrigatoriamente, em ambiente seguro.

Os itens devem conter questões objetivas, compostas por um texto-base, enunciado, cinco alternativas e apenas uma resposta correta, além de uma justificativa para cada alternativa. Os itens terão que atender às matrizes de habilidades e competências do Enem. Todos os itens passarão por uma revisão do Inep/MEC.

Os colaboradores receberão por item integrado ao BNI. As IES também receberão um incentivo financeiro, proporcional ao número de questões elaboradas e aprovadas. Para isso, é necessário que a instituição prepare, no mínimo, 500 questões

O Inep estuda medidas para aprimorar o teste.

 

Notícias selecionadas do Enem no Vestibular1, fique bem informado – Acesse!

TUDO QUE É NECESSÁRIO SABER SOBRE O ENEM: Tudo que você precisa saber sobre o Enem está no Vestibular1. Fique por dentro das principais notícias e informações sobre o Enem! Confira as Matérias que mais caem no EnemComo se preparar para o Enem e Vestibular, Inscrições, simulados, Só um Enem este ano e muito mais. Para ter uma boa nota no Enem, faça uma revisão completa aqui no site. Comece pelas provas de anos anteriores e os gabaritos completos: Prova e gabarito de anos anteriores.

Se preparando para o Enem e vestibulares este ano, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Os canais de Revisão OnLine e de Vestibular podem fazer a diferença, saiba mais dos vestibulares e do Enem, Só um Enem este ano, confira as informações e dicas exclusivas. Outro canal imperdível é o de Redação, saiba fazer uma Redação Nota 10!

Veja outras novidades e conteúdos no site, entre na BUSCA e procure o assunto que precisa:

Enem substitui Enade

Sobre Enem e Vestibulares

Notícias sobre o Enem 2

Notícias sobre o Enem 3

Certificação de Conclusão

Declaração de conclusão

Enem foi projeto piloto

ENEM certificação

Só um Enem este ano

Notícias: Prouni e Sisu

4 mil com de 60 anos

Seletivo via Enem

ENEM e seus problemas

Noticias sobre o Prouni

Notícias sobre o Sisu

Notícias sobre o Sisu 2

O colapso do Enem

Sisu encerra

Notícias do Enem 1

Só um Enem este ano

Notícias do Enem 2

Inscrições ProUni

SiSu tem problemas

SiSu não funciona

Notas com problemas

ProUni é adiado

Enem 2016

Feliz Enem Feliz

Aplicação novo Enem

MEC se recusa a acordo

Manifesto Público Federais

Federais abraçam ENEM

Protestos contra Enem

Crise do Enem abala

Só um Enem este ano

Correção da prova do Enem – Visite a seção!

Comentários sobre a prova do Enem

Vídeo Dicas exclusivas para o Enem

Aulas de Revisão para o Enem!

Notícias do Enem Só um Enem este ano

Últimas Notícias do Enem

Confira o Calendário

Treine simulado Aqui no site !

Cadastre-se com a gente e fique sempre atualizado

Só um Enem este ano

Consulte a carreira desejada após fazer nosso teste vocacional

Navegue também em links de carreiras

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta