Comentário sobre o 1o. dia de prova do ENEM - Vestibular1

Comentário sobre o 1o. dia de prova do ENEM

Comentário sobre o 1o. dia de prova do ENEM

Balanço das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (1o dia)

Comentário sobre o 1o. dia de prova do ENEM – Vestibular1.

O Vestibular1 comenta o primeiro dia de prova do ENEM.

Você sabe que como vestibulando deve mexer bastante o cérebro nas provas do Enem, como nas provas de vestibulares.

Estamos aqui para primeiro fazer um Comentário sobre o 1o. dia de prova do ENEM deste ano que abriu a maratona no dia atividades de provas de vestibulares que teremos agora ao longo do meses de novembro, dezembro e janeiro do ano que vem.

A 1ª prova do ENEM deste ano pode ser considerada uma bem formulada.

Esta foi uma prova mais madura do Enem, com duas características importantes que diferenciam de outros exames do ensino médio e de provas de anos anteriores do Enem, com textos e imagens mais objetivos e com a cobrança de conteúdos relevantes do Ensino Médio

A primeira característica foi a produção de textos mais concisos, uma prova de ciências humanas muito bem feita, com um teste os enxutos e quando um texto era um pouquinho maior as alternativas eram bem resumidas.

Notadamente a abrangência de temas mostrou que não foi uma prova de tema único, a prova primou pela diversificação e não empregou questões que poderia confundir os estudantes.

Esta prova do primeiro dia ganhou o predomínio absoluto de um dos temas, por exemplo, a questão ambiental, onde tivemos questões relacionadas a esse tema. Mas biologia, nos surpreendeu de maneira que todos os grandes setores da disciplina foram abordados.

Outro destaque foi que a prova de física não exigiu cálculos aprofundados nem nada que tomasse muito tempo do candidato. Porém exigiu o preparo importante. Também foi uma prova que premiou o aluno que se manteve atualizado e imprimiu um esforço maior para os que não estavam preparados.

As questões de história, por exemplo, foi um produto de duas questões da ditadura militar relacionadas a toda discussão em torno do golpe além dos anos de repressão e sem liberdades políticas, perguntado sobre a comissão da verdade. Outra questão sobre os próprios sentidos do golpe e também uma questão sobre a primeira guerra mundial, que na época muito se discutiu bastante sobre a ameaça trágica e sobre uma das maiores tragédias do século 20, por conta do centenário do início do conflito.

Também na questão sobre o motivo do vintém, relacionado aos alvos dos protestos no Rio de Janeiro, então capital do império, pelo aumento das passagens dos bondes que acabarão redundando em protestos e manifestações contra vários aspectos. Temos assim conflitos e aspectos socioeconômicos do período, muito semelhante ao movimento de julho do ano passado quando tivemos um início das manifestações que contou aumento das passagens de ônibus em várias cidades e era o movimento acabou se expandindo com outras reivindicações.

Na prova de História prevalece como no ano passado, em Humanas tinha sim textos mais enxutos e não tanto quantos desse ano. Mas admiro que as prova de linguagem ficou devendo isso e vamos esperar também as questões didáticas, de matemática e contextualizações que aplicam o cotidiano, como tivemos nesta prova para muitas questões de química.

Foi uma prova que não chegasse a ser conteudista, mas com muito mais conteúdo que outras edições do Enem.

Ficamos assim nesse primeiro dia, esperando a prova do segundo dia, de linguagens, confirmasse essa tendência de textos mais enxutos.

E como até postamos mensagem em nossa página do Facebook, nessa altura do campeonato, o importante é descansar, para estar preparado para a prova de segundo dia que é uma prova que dura cinco horas e meia ou uma hora a mais do quê a do primeiro dia.

 

Você conferiu o Comentário sobre o 1o. dia de prova do ENEM, veja também o Comentário sobre o 2o. dia de prova do ENEM.

Como já ficou sabendo sobre o Comentário sobre o 1o. dia de prova do ENEM, veja também: Correção On Line Enem, Comentário do 2o. dia, Gabarito e Prova do 1o. dia, Gabarito e Prova do 2o. dia, CONHEÇA NOSSO ESPECIAL ENEM: Resolução Comentada, Aulas de Revisão para o Enem! Revisão para o Enem, Preparação Eficaz, Guia do Enem para o Participante, Aulões de Revisão para o Enem, A Prova do Enem – Dica Vestibular1, Redação no Enem -Saiba tudo! Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, 30 dicas de assuntos para o Enem, Enem: Permitido ou não? Confirmação de inscrição, ENEM – Ajuda neste exame, Enem: Dicas de estudo, O que estudar para o Enem, Dicas de Redação para o Enem, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Treine simulado Aqui no site !

Cadastre-se com a gente e fique sempre atualizado

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta