Menu fechado
Comentários sobre a prova do Enem 1o. dia no Vestibular1

Comentários sobre a prova do Enem 1o. dia

Notícias sobre o Enem, Confira no Vestibular1!

Comentários sobre a prova do Enem 1o. dia

Balanço pelo Vestibular1 das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (1o dia)

Comentário do Primeiro Dia de prova do ENEM pelo – Vestibular1.

O Vestibular1 comenta o primeiro dia de prova do ENEM.

Olá vestibulandos do Enem, vamos comentar a primeira prova do Enem deste ano, assim como também abrindo a maratona de vestibulares do final do ano.

A prova do Enem do primeiro dia foi uma prova bastante tranquila, com alternativas enxutas. então não temos praticamente nenhuma alternativa em ciências humanas com mais de uma linha.

A prova de ciências da natureza, também pouco surpreendente. Questões de química ambiental, o tema é muito presente, desde as primeiras edições do Enem.

Biologia com um número importante de questões do eixo citologia e genética coisa que nós não observamos em outras edições.

E física com as questões mais contextualizadas, procurando aproximar ao máximo a disciplina do cotidiano dos alunos. Tem questão sobre garrafa térmica, outra sobre celulares, geladeira, também, nenhuma questão absurda, ou fora do esperado.

Uma prova cansativa sem dúvida exigente com relação à habilidade de leitura do aluno e de contextualização do que ele sabe, mas dentro do esperado. Ninguém esperava uma prova muito diferente disso.

O que chama a atenção também é o espaço de filosofia e sociologia na prova de humanas então a gente tem questões sobre pensadores de praticamente todos os grandes períodos da história da filosofia desde o período contemporâneo com “simone de bouvoa” até Platão na antiguidade clássica.

Foi uma prova que não chegasse a ser conteudista, mas com muito mais conteúdo que outras edições do Enem.

Não pode se dizer ou se queixar do tempo que foi muito escasso para fazer a prova, em outros anos do Enem a coisa já foi muito pior, a falta de tempo.

Em compensação nós não tivemos nenhum mapa, apenas 2 mapas em geografia e um bloco diagrama relacionado à erosão.

Aqueles alunos que foram para a prova com a ideia fixa de tabelas, gráficos não os encontraram na edição desse ano.

Geografia podemos dividir em dois eixos: as questões ambientais, então tem erosão, poluição, também esperado, e no outro eixo globalização, com questões bastante atuais sobre terrorismo e choque de civilizações, a questão sobre a globalização e a crise financeira de 2007 e 2008 e a questão sobre terrorismo, como já mencionado.

Na área de sociologia questões importantes relacionadas à sociologia do trabalho. Uma questão bastante interessante sobre sociologia do conhecimento.

História, questões muito esperadas: canudos, abolição da escravidão, sobre a colonização, sociedade colonial, produção da memória à partir dos bandeirantes, tema bastante clássico, já cobrado muitas em muitas edições de vestibulares.

E o que surpreende são as questões relacionadas à idade média. Não era um período valorizado pela banca do Enem. Não que as questões sobre história medieval fossem difíceis, de jeito nenhum, eram questões bastante simples e clássicas, qualquer um que tem um conhecimento básico de idade média conseguiria fazer, um exemplo é a questão sobre a divisão em três estamentos: clero, nobreza e camponês. É uma prova tranquila, não é possível dizer que estava difícil não.

Mas é uma prova que aponta para a importância do estudo de história da áfrica. Nós temos uma questão sobre pan-africanismo, outra questão sobre o continente africano na segunda guerra e logo após o período do conflito.

Ninguém que desse preparou para geografia chegou nessa prova de geografia, ciências humanas, chegou na prova com certeza sem dúvida com relação a esses temas.

Veja a seguir os comentários sobre a prova de linguagens, que segue essa tendência de humanas, com questões com alternativas ou textos mais enxutos, que era uma tendência já observada no ano passado, mas com linguagens diferente de humanas do ano passado continuou com uma prova muito extensa.

Que possa na próxima prova do Enem fazer um bom exame. Boa sorte e bons estudos!

 

Você viu Comentários sobre a prova do Enem 1o. dia, confira Agora, CONHEÇA NOSSO ESPECIAL ENEM: Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular, como Administrar o tempo de prova, Cartão de Confirmação, Correção On Line Enem, Gabarito e Prova do 2o. dia, Comentário do 2o. dia, Gabarito e Prova do 1o. dia, Resolução Comentada, Cobertura de notícias sobre o Enem, Revisão para o Enem, Resultados do Enem, ENEM – Ajuda neste exame, Comentários sobre a prova do Enem 1o. dia, Datas do Enem, Novidades no Enem, Enem: Dicas de estudo, Aulas de Revisão para o Enem! Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Preparação Eficaz, Aulões de Revisão para o Enem, A Prova do Enem – Dica Vestibular1, Comentários sobre a prova do Enem 1o. dia, Guia do Enem para o Participante, Redação no Enem -Saiba tudo! 30 dicas de assuntos para o Enem, Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Publicado em:Enem: Provas anteriores

Você pode gostar também