Menu fechado
Comentários sobre a prova do Enem 2o. dia por Vestibular1

Comentários sobre a prova do Enem 2o. dia

Notícias sobre o Enem Confira no Vestibular1!

Comentários sobre a prova do Enem 2o. dia

Balanço das provas pelo Vestibular1 de Ciências Humanas e Ciências da Natureza (2o dia)

O Vestibular1 comenta o segundo e último dia de prova do ENEM.

Olá vestibulandos do Enem e ensino médio, hoje estamos aqui pra comentar a prova do segundo dia do Enem, que foi uma prova considerada cansativa, mas muito bem feita em termos de conteúdo. Embora bastante desgastante e os estudantes que fizeram essa prova ficaram com a “língua no pé” como comentam alguns alunos prodígios. Foi bem desgastante as questões de linguagens consideradas difíceis tiveram enunciados mais enxutos como era de se esperar.

No caso de redação, o tema deste ano, foi com com as diretrizes do Enem mesmo, relacionado com aspectos os nisso aspectos da cidadania, frisando que é indispensável conscientizar a sociedade sobre a aplicação da Lei Maria da Penha, e quanto ainda de violência contra as mulheres nós temos ainda registradas.

Mas considera-se um risco para o estudante porque o aluno que de repente fez um texto focado muito no senso comum. Ou seja, comentando que é preciso combater a violência contra as mulheres, que é preciso prender os agressores, que faltam leis eficientes, que a Lei Maria da Penha não é tão eficiente assim… um texto girando em falso, ou falando do óbvio e sem substância, com certeza não vai ter uma avaliação tão boa.

Assim muitos alunos podem pensar que fizeram uma redação boa, bastante razoável para animar a sua nota, mas que devem pontuar muito pouco por ficar na superfície do conteúdo, condenando a violência contra as mulheres. Esse texto não vai ter a nota que de repente se espera.

Considerando a prova de ciências humanas deste mesmo dia, houve enunciados menores em meio as alternativas maiores, e vice e versa, ou seja, enunciados maiores com alternativas menores.

Embora considerada muito cansativa, a prova teve uma diferença com relação à prova de linguagens do ano passado, que é a ausência de textos dos autores mais estudados e consagrados, que são os autores que mais se vem estudando da história literária ao longo do ensino médio.

Tudo bem em uma prova que cobre os mais variados tipos de conteúdos e nos registros linguísticos dos mais variados gêneros textuais, desde campanhas de combate e conscientização sobre as missão da hepatite até em textos de divulgação científicas, como o porque as formigas não morre quando ocorre a ação de coloca-las no micro-ondas.

Na prova deste ano, não temos por exemplo, nenhum fragmento de Machado de Assis, ou outros autores estudados, temos um do Ateneu, outro do Raul Pompeia, depois do Olavo Bilac, um poema de Cecília Meireles e muitas músicas.

Quando se considera cada uma das questões é difícil achar que estão ruim, não são que as questões são ruins, houve questões bem exigentes e bem formuladas, como afirmamos anteriormente.

Pelo fato de se ter tantas questões, inclusive 45 de matemática e a redação, complicou a vida com certeza de muitos dos alunos que fizeram a prova e não souberam administrar o tempo, muitos comentavam ter tido problemas neste quesito.

A prova de Matemática, foi muito bem feita, mas trabalhosa para os alunos, também com temas que são sempre cobrados no Enem.

Conteúdos como Probabilidade, Porcentagem e um esforço muito grande com relação à contextualização dos assuntos de Matemática.

Isso deve nortear mais os professores de agora em diante, para contextualizar em suas aulas a partir desta provas e de outros vestibulares também,que já são dessa maneira. Foi uma prova que aproximou muito o conhecimento matemático do cotidiano dos estudantes.

Deixamos os parabéns a todos chegaram ao final dessa prova e agora vamos nos preparar e continuem estimulados, descansem, porque nós ainda temos muitos vestibulares federais, os da Unicamp e Unesp e etc.

Bons estudos e revisem sempre com o Vestibular1.

 

Você conferiu os Comentários sobre a prova do Enem 2o. dia, veja agora os Comentários sobre a prova do Enem 1o. dia.

CONHEÇA NOSSO ESPECIAL ENEM: Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro!  Visite nossas seções de Revisão OnLine e de Vestibular para o Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores. como Administrar o tempo de prova, Cartão de Confirmação, Correção On Line Enem, Gabarito e Prova do 2o. dia, Comentário do 2o. dia, Gabarito e Prova do 1o. dia, Resolução Comentada, Cobertura de notícias sobre o Enem, Revisão para o Enem, Resultados do Enem, ENEM – Ajuda neste exame, Comentários sobre a prova do Enem 1o. dia, Datas do Enem, Novidades no Enem, Enem: Dicas de estudo, Aulas de Revisão para o Enem! Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial!

 

Publicado em:Enem: Provas anteriores

Você pode gostar também