Comentários sobre a Prova do ENEM - Vestibular1

Comentários sobre a Prova do ENEM

Comentários sobre a Prova do ENEM

Acompanhe os comentários sobre a prova do ENEM deste ano.

Redação

A redação não apresentou qualquer novidade, sendo que o tema “TRABALHO” já foi explorado por outros vestibulares como UNESP, UNIFESP, FUVEST, inclusive pelo próprio Enem na prova. A coletânea era de fácil compreensão, com recorte temático bastante explícito.

Espanhol

A prova valorizou basicamente a interpretação de textos, sem cobrança de gramática. Em geral, alunos bem informados e com uma noção mínima do idioma conseguiram responder às questões sem maiores dificuldades.

Inglês

A estrutura da prova foi bastante semelhante à utilizada pela Fuvest; ou seja, talvez um pouco mais difícil, tendo em vista as expectativas dos estudantes. A exemplo da prova de espanhol, a interpretação de textos foi bastante valorizada, embora o vocabulário cobrado não fosse tão básico. Destaque para a utilização de várias modalidades textuais: música, imagens e até um cartão-postal.

Língua Portuguesa

As questões de Língua Portuguesa foram mais objetivas, com textos e enunciados mais enxutos se tomamos como referência a prova deste ano. As questões exploraram bastante aspectos de variações linguísticas, além de registros não verbais. As questões de literatura não exploraram a historiografia literária, valorizando mais a interpretação. Confirmando as expectativas, tendo em vista provas anteriores, a gramática normativa foi muito pouco valorizada.

Matemática

Ao contrário da prova do ano passado, as questões de matemática do ENEM deste ano foram elaboradas considerando diretamente a grade de competências estabelecida pelo MEC para a disciplina. Em geral, a prova foi um pouco mais fácil que a do ano anterior, devido, principalmente, à utilização de enunciados mais curtos, objetivos. Destaque para a grande quantidade de questões relacionadas à geometria e à valorização da capacidade de raciocínio dos estudantes.

COMENTÁRIO DA REDAÇÃO:

A Prova de Redação de ENEM não trouxe nenhuma inovação nem quanto ao gênero textual exigido (o dissertativo), nem quanto ao tipo de tema proposto (assunto de cunho social sobre o qual se exige uma reflexão com caráter cidadão). Também como nos anos anteriores, o recorte temático foi explicitamente dado em forma de frase (“O trabalho na construção da dignidade humana”). O tamanho da coletânea também se manteve semelhante ao dos anos anteriores.

O primeiro trecho fazia menção à existência, ainda hoje, mesmo depois de séculos do fim da escravidão no Brasil, de trabalho degradante, humilhante, cerceador da liberdade do trabalhador e ceifador da dignidade humana. Dessa forma, o aluno que fizesse uma boa leitura desse excerto seria levado à reflexão de que esse tipo de trabalho não pode mais ser tolerado, devendo ser radicalmente extirpado no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo, pois, como a própria frase temática indiciou, o trabalho deve ser voltado para a construção de valores positivos no e para o homem, sendo intoleráveis todos e quaisquer fatores degradantes. Na construção da argumentação, base do texto dissertativo, o aluno poderia associar a necessidade de se erradicar o trabalho indigno com a exigência de ações efetivas por parte do poder público (punições, fiscalizações, incentivo à oferta de novos empregos) e de toda a sociedade (denúncias, cobranças).

Se a primeira parte da coletânea lembrava o quão desqualificante e desqualificador pode ser o trabalho, o segundo trecho à disposição do aluno se referia às mudanças pelas quais está passando o trabalho e tratava de que exigências recairão sobre o profissional do futuro. Todas as mudanças indicadas são – e serão – positivas ao agregarem às qualidades de um bom profissional quesitos como a busca da qualidade de vida e a preocupação com o meio ambiente. Sendo assim, com a leitura do segundo excerto da coletânea, o aluno perceberia que o trabalho transcenderá o caráter individual ao chegar à esfera do coletivo.

E, ao se chegar à coletividade, unem-se as pontas de um ciclo: o individual-coletivo. O candidato que percebesse essa relação teria em mãos boas chances para efetuar um bom trabalho temático argumentativo, com reflexões sociais e cidadãs, bem “à moda” do ENEM.

PROBLEMAS NAS PROVAS DO ENEM E NA APLICAÇÃO DO ENEM

Dois grandes problemas marcaram a aplicação do ENEM deste ano:

1o) Os gabaritos com a ordem invertida, entregues aos candidatos no primeiro dia de prova (6/11);

2o) As provas de cor amarela, também do primeiro dia, que continham questões repetidas, trechos da prova branca e ausência de questões. Cerca de 20 mil estudanes receberam essas provas com defeito, segundo o INEP.

O QUE VOCÊ DEVE FAZER?

Em ambos os casos, segundo orientação do MEC/INEP, os estudantes devem encaminhar as reclamações a partir de um espaço que será criado no site do INEP e que estará disponível a partir da próxima 4a, dia 10/11.

OS RESULTADOS:

Os resultados do ENEM serão divulgados no próximo dia 15 de janeiro.

Está previsto para o dia 20 de Janeiro, a abertura de inscrições para o SISU, pelo qual os estudantes concorrerão a vagas oferecidas pelas universidades e centros tecnológicos federais.

Equipe do Vestibular1

(Parceria Oficina do Estudante)

 

Você acabou de ver, Comentários sobre a Prova do ENEM, veja agora; Correção OnLine da prova, Você está pronto para o Enem?, Dicas para o Enem, Dicas para Prova do Enem, Teste gratuito Enem/Fuvest, Simulados para Prova do Enem, Confira os gabaritos das provas ou faça o download das provas de anos anteriores, Correção On Line Enem, Gabarito e Prova do 1o. dia, Gabarito e Prova do 2o. dia, Resolução Comentada, Balanço do 1o dia, Balanço do 2o dia – Matérias que mais caem no Enem, Visite a seção!

Visite as seções de Vestibular e de Revisão OnLine elas te ajudam a se preparar para o enem e vestibulares, e principalmente entrar na sonhada universidade!

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta