Menu fechado
Tema da redação do Enem 2016 sobre intolerância religiosa

Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa

Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa

Candidatos de todo o país realizaram no segundo dia de provas do Enem 2016, a Prova de Redação. A Professora Aide elogiou o tema da redação do Enem deste ano.

Devido à redação, neste dia de exame, teve uma hora a mais de duração que no dia anterior. Os estudantes tiveram que elaborar um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, sobre os “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. O tema foi comemorado pela Professora Aide de redação. “Certamente é um tema contemporâneo e atual, presente no dia a dia, que qualquer estudante preparado conseguiria desenvolver bem, usando o que aprendeu na escola e o que eu sabe sobre religião”, celebrou.

A Professora também elogiou a estrutura da prova. “Os textos motivacionais para o desenvolvimento da redação estavam bem fatuais e explicativos. Com os elementos necessários para tirar uma boa base daqueles textos”, afirmou a professora de notável cursinho preparatório para o Enem, Vestibular e ensino médio. Concluindo, que mesmo para aqueles que participaram pela primeira vez no Enem, o tema era de fácil desenvolvimento.

O editor de redação do Vestibular1, também aprovou o tema apresentado no exame. “Para nós, a proposta levanta a discussão sobre a discriminação, sobre o fanatismo que às vezes chega à repressão, a opressão e preconceito que existe, mas que não é colocado abertamente na comunidade”.

Existe um preconceito, uma forma de violência, de coação, de perseguição que pode chegar à agressão. Até em discutir o tema existe uma paixão de cada lado, nos argumentos, nas colocações onde pode ser abordado uma implicância, uma hostilidade, a discriminação, o cisma, a rejeição, a intolerância, a desconfiança, enfim, um tema bem abrangente.

A contribuição do Enem nesta prova discursiva, com esse teor, vai gerar bastante conteúdo para a coletividade, porque o objeto da tese solicitada é uma questão de ideias, que faz da temática extremamente importante para a sociedade.

Sendo o Enem uma avaliação de nível nacional, é muito observado e criticado, mas ao trazer este debate para os estudantes, com tópico polêmico e tema atual, gera muito assunto e discussão que vai suscitar um debate público informal surpreendente e imensamente importante para a educação no Brasil, bem como nas relações de convívio.

A redação do Enem é especialmente determinante para a classificação dos candidatos, pois tem caráter eliminatório para quem tira zero. A redação por si só, vale até mil pontos e corresponde à metade da nota geral do exame.

 

Depois de conferir conosco sobre o Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa, não deixe de acessar o Canal de Redação do Vestibular1, onde Você encontra a seção de Redação Nota 10, fica sabendo das Boas Práticas na redação, encontra muitos Modelos de redação, tem acesso a Vídeo Curso Redação e conhece sobre os Concursos de Redação que fazemos periodicamente. Tem também a categoria especial de Interpretação de texto onde terá conteúdos relevantes para produzir uma redação ideal.

Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa

Publicado em:Enem: Provas anteriores

Você pode gostar também