Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa

Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa

Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa

Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa

Candidatos de todo o país realizaram no segundo dia de provas do Enem 2016, a Prova de Redação. A Professora Aide elogiou o tema da redação do Enem deste ano.

Devido à redação, neste dia de exame, teve uma hora a mais de duração que no dia anterior. Os estudantes tiveram que elaborar um texto dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, sobre os “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. O tema foi comemorado pela Professora Aide de redação. “Certamente é um tema contemporâneo e atual, presente no dia a dia, que qualquer estudante preparado conseguiria desenvolver bem, usando o que aprendeu na escola e o que eu sabe sobre religião”, celebrou.

A Professora também elogiou a estrutura da prova. “Os textos motivacionais para o desenvolvimento da redação estavam bem fatuais e explicativos. Com os elementos necessários para tirar uma boa base daqueles textos”, afirmou a professora de notável cursinho preparatório para o Enem, Vestibular e ensino médio. Concluindo, que mesmo para aqueles que participaram pela primeira vez no Enem, o tema era de fácil desenvolvimento.

O editor de redação do Vestibular1, também aprovou o tema apresentado no exame. “Para nós, a proposta levanta a discussão sobre a discriminação, sobre o fanatismo que às vezes chega à repressão, a opressão e preconceito que existe, mas que não é colocado abertamente na comunidade”.

Existe um preconceito, uma forma de violência, de coação, de perseguição que pode chegar à agressão. Até em discutir o tema existe uma paixão de cada lado, nos argumentos, nas colocações onde pode ser abordado uma implicância, uma hostilidade, a discriminação, o cisma, a rejeição, a intolerância, a desconfiança, enfim, um tema bem abrangente.

A contribuição do Enem nesta prova discursiva, com esse teor, vai gerar bastante conteúdo para a coletividade, porque o objeto da tese solicitada é uma questão de ideias, que faz da temática extremamente importante para a sociedade.

Sendo o Enem uma avaliação de nível nacional, é muito observado e criticado, mas ao trazer este debate para os estudantes, com tópico polêmico e tema atual, gera muito assunto e discussão que vai suscitar um debate público informal surpreendente e imensamente importante para a educação no Brasil, bem como nas relações de convívio.

A redação do Enem é especialmente determinante para a classificação dos candidatos, pois tem caráter eliminatório para quem tira zero. A redação por si só, vale até mil pontos e corresponde à metade da nota geral do exame.

 

Depois de conferir conosco sobre o Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa, não deixe de acessar o Canal de Redação do Vestibular1, onde Você encontra a seção de Redação Nota 10, fica sabendo das Boas Práticas na redação, encontra muitos Modelos de redação, tem acesso a Vídeo Curso Redação e conhece sobre os Concursos de Redação que fazemos periodicamente. Tem também a categoria especial de Interpretação de texto onde terá conteúdos relevantes para produzir uma redação ideal.

Tema da redação do Enem sobre intolerância religiosa

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta