Menu fechado
Redação do ENEM, Comentário da Redação do ENEM no Vestibular1

Tema da redação do Enem

Tema da redação do Enem trata de imigração no século XXI

Não perca essa!

O Vestibular1 vai tornar seus sonhos realidade!

O tema da redação do Enem: Movimento imigratório para o Brasil no século XXI. O exame de hoje, aborda questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas tecnologias e a Redação, em cinco horas e meia de prova.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) traz este ano mudanças na metodologia de correção da prova de redação. Também a partir deste ano, os candidatos passam a ter acesso ao espelho da correção para fins pedagógicos.

Como ocorria nas edições anteriores, a redação será examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Agora, caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos.

Também a partir deste ano, será acionada uma banca examinadora de excelência caso a diferença entre as notas dos três avaliadores permaneça superior a 200 pontos. Composta por três professores, a banca será responsável pela atribuição da nota final ao participante. O máximo é de 1 mil pontos e a nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores.

Na correção da redação, cinco competências são avaliadas: 1. domínio da língua portuguesa; 2. compreensão do tema proposto; 3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e 5. elaboração de proposta para o problema abordado.

Na hipótese de a nota do primeiro corretor ser de 640 pontos e a do segundo, 480 — diferença inferior a 200 pontos —, a nota final da redação desse candidato será a média aritmética das duas.

No entanto, caso a nota de um corretor, na competência 1, seja 160 e a de outro, 40, a redação será encaminhada ao terceiro avaliador. Se a terceira nota, nessa competência, se aproximar daquela atribuída por um dos dois corretores anteriores, não haverá necessidade da banca examinadora. A avaliação mais baixa será eliminada.

O estudante terá nota zero na redação se fugir ao tema proposto, apresentar estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, entregar folha em branco, com sete linhas ou menos, copiar os textos motivadores e reproduzir impropérios, desenhos ou palavras de desrespeito aos direitos humanos.

 

Você acabou de saber sobre Tema da redação do Enem, veja a seguir: Aulões de Revisão para o Enem, Onde vai ser o Enem, 30 dicas de assuntos para o Enem,  Vestibular Impacta, Cursos Gratuitos, Prepare-se para as provas, Balanço do Enem deste ano, Notícias Enem V1, Vídeo Aulas grátis no Vestibular1.

CONHEÇA NOSSO ESPECIAL ENEM: Não perca mais tempo e comece sua preparação para o Enem. Veja Motivos para estudar, Aulão ENEM, Vestibular Unicid, Vestibular FAAP, Grandes Vestibulares, Bolsas de estudo, Redações Vestibular, Temas para o Enem, Artigo Vestibulares, Inscrições no Sisu, Como se preparar para o Enem e vestibular, Preparação Eficaz para o EnemPreparação do Enem e Vestibular e Como se preparar para o Enem e Vestibular, não deixe de visitar a página: Matérias que mais caem no Enem, Fique por dentro! Ajudamos você a melhorar suas notas do Enem. Fique por dentro! Confira as provas de anos anteriores e os gabaritos para sua revisão: Prova e gabarito de anos anteriores.

Para quem vai fazer Enem este ano e precisa de uma forcinha, o Vestibular1 é uma ferramenta essencial! Visite nossas seções de Revisão OnLine e Visite a página do Especial ProUni, Conheça o Exclusivo Guia de Como Escolher onde Estudar, Estude com nossas Vídeo Aulas, Apostilas Selecionadas de Vestibular para o Enem e vestibulares, veja as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10!

Publicado em:Enem: Provas anteriores

Você pode gostar também