Bolsas de estudos Estaduais ou Municipais - Vestibular1

Bolsas de estudos Estaduais ou Municipais

Bolsas de estudos Estaduais ou Municipais

Bolsas Estaduais ou Municipais
Alguns estados e municípios do país oferecem bolsas de estudo aos que desejam estudar em instituições particulares. As bolsas variam de acordo com o programa de cada estado ou município e as inscrições podem ser feitas geralmente no início do ano ou do semestre. Assim, não deixe de consultar a Secretaria de Educação de sua Cidade ou de seu Estado. 

 

Veja os exemplos de Programa Estadual e Municipal

Exemplo Estadual: Programa Escola da Família
O Governo do Estado de São Paulo oferece bolsas de estudos para estudantes universitários de faculdades particulares conveniadas, em troca de trabalhos assistenciais, durante os finais de semanas, nas escolas públicas estaduais.

As vagas são destinadas exclusivamente a ex-alunos que tenham estudado os três anos do Ensino Médio em escolas públicas estaduais e que já estejam matriculados em uma das Faculdades ou Universidades participantes do programa. As bolsas podem ser renovadas semestralmente. (Para saber se a sua faculdade participa do programa, consulte o site: www.escoladafamilia.sp.gov.br, ou se informe na secretaria de alunos).

Para garantir a isenção de mensalidade para os alunos das instituições conveniadas, o governo do estado entra com recursos com um limite estabelecido pela prefeitura, e as faculdades complementam o restante da bolsa. No entanto, são as instituições de ensino que decidem quais os cursos que têm direito à isenção e quantas vagas serão destinadas aos alunos provenientes do Programa Escola da Famíla.

A contrapartida exigida dos bolsista é a prestação de 16 horas semanais de serviços comunitários e uma das 5.306 escolas públicas do estado durante os finais de semana. O trabalho é dividido em 8 horas presenciais nos sábados e outras 8 horas no domingo nas unidades escolares em que serão assistidas pelo projeto. O bolsista, que leva título de “Educador Universitário”, terá que produzir trabalhos conforme sua área de estudo ou habilidade pessoal, porém sempre atendendo às necessidades das comunidades que envolvem as escolas.

O site oficial do programa é www.escoladafamilia.sp.gov.br. Mais informações também podem ser obtidas pela telefone 0800-7700012.

Programa Escola da Família
Estão abertas as inscrições para o Programa Escola da Família – avesso o link e saiba mais a respeito deste programa do Estado.

Exemplo Municipal: Praia Grande
A cidade de Praia Grande criou um sistema inédito de acesso à faculdade para estudantes do ensino público depois de sete anos de estudos, contatos e preparo de uma legislação específica.

A oportunidade de ingressar em uma faculdade, através de contrato celebrado com a Fals, Faculdade do Litoral Sul Paulista, após concorrência pública, a Administração Municipal concede bolsas de estudos, livrando o aluno do pagamento das mensalidades.

CURSOS E VAGAS – São 150 vagas, sendo 50 para cada um dos três cursos oferecidos: Bacharelado em Administração, com habilitação em Administração de Empresas, Marketing e Gestão de Negócios Internacionais; Bacharelado em Turismo e Ciências de Informação. Em cinco anos, porém, o número de bolsas concedidas pela Prefeitura deve chegar a mil e dois novos cursos serão oferecidos.

CONDIÇÕES – Para concorrer à bolsa, os interessados devem ter cursado integralmente o ensino médio da rede pública do Município, inclusive o supletivo, independentemente do período. A Prefeitura não terá qualquer interferência na escolha dos beneficiados. A classificação se dará por um processo seletivo a ser promovido pela faculdade, com prova de 60 questões e uma redação. O critério de desempate será a maior nota nas questões de Língua Portuguesa (testes objetivos), História, Geografia e Matemática, respectivamente. As bolsas abrangem 100% do valor das mensalidades, cabendo aos candidatos arcar apenas com a taxa de inscrição no processo seletivo e a taxa de matrícula. A prestação de serviços comunitários por parte do beneficiários é outra condição para obter a bolsa. Aqueles que não conseguirem a bolsa integral das mensalidades poderão obter 20% de desconto nas mensalidades, caso comprovem ser contribuintes do Município.

Outro exemplo Municipal: Rio de Janeiro
O Banco Carioca de Bolsas de Estudo, instituição vinculada à prefeitura, está oferecedo 29 bolsas integrais e parciais para as pessoas com baixa renda que queiram cursar o ensino superior no 2º semestre deste ano. As vagas oferecidas são para o curso de Informática, na Associação Educacional Lemos de Castro, em Madureira. As inscrições podem ser feitas nos 49 Centros de da Assistência Social da Prefeitura. Desde janeiro de 2005, o Banco já ofereceu 2.838 bolsas de estudo, desde creches até universidade, e também cursos de idiomas e de informática.
Mais informações pelo telefone (21) 3973-3800 e na Internet (www.rio.rj.gov.br/smas).

Outro exemplo Estadual: São Paulo
Jovens Acolhedores É um Programa da Secretaria de Estado da Saúde destinado à participação de universitários no Acolhimento de usuários das Unidades Públicas de Saúde, com o objetivo de investir no processo de Humanização da Assistência. Como o nome já diz: Acolhimento significa “acolhida, ato ou efeito de acolher, refúgio, abrigo, agasalho, atenção, consideração”. Este Programa resulta da constatação de que a evolução técnico-científica deve ser acompanhada de um correspondente avanço na qualidade do contato humano.

A experiência mostra que uma infinidade de mal-entendidos e dificuldades enfrentadas pelos usuários e trabalhadores no ambiente dos Serviços de Saúde podem ser minimizados quando se ouve, compreende, acolhe, considera e respeita, tanto os usuários, como aqueles que cuidam – atores essenciais para a Humanização. Poderão se inscrever somente os Universitários do Primeiro ao Penúltimo ano, devidamente matriculados nas Instituições e Cursos Cadastrados, além disso:
– com disponibilidade de 20 horas semanais – de 2ª a 6ª feira, no período da manhã ou tarde; e,
– Universitários com:
• capacidade para trabalhar em equipe,
• desembaraço no trato com o público,
• iniciativa na solução de problemas (dinamismo),
• postura profissional (compromisso e ética).
Veja:  – Instituições e Cursos cadastrados
– Unidades de Saúde cadastradas

BOLSA DE ESTUDOS de valor INTEGRAL, sendo que a Secretaria de Estado da Saúde arcará, mensalmente, com a importância de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), relativamente a cada estudante, devendo o restante da Bolsa ser complementado pela Instituição de Ensino, para a quitação da mensalidade; INTEGRAÇÃO e participação de estudantes universitários nos projetos inseridos em sua comunidade; CONTEÚDO FORMATIVO a ser desenvolvido, além da supervisão técnica, ao longo dos doze meses de duração da Bolsa (com direito a certificado), onde serão abordados os seguintes temas:
São Funções do Acolhedor:
– recepcionar todas as pessoas que procuram a Unidade de Saúde com urbanidade e respeito, acolhendo-as com humanidade;
– buscar a resolutividade no agir e solucionar dos problemas e compromisso com a satisfação e qualidade do atendimento;
– cumprir a programação sob sua responsabilidade;
– zelar pelo bem público, inclusive materiais, equipamentos e instalações da Unidade de Saúde ou os que forem colocados à sua disposição;
– cumprir normas e princípios que regem a administração pública;
– dedicar 20 horas semanais para as atividades do Programa a serem desenvolvidas de Segunda à Sexta-feira.

 

Visite nossas páginas de Bolsas de Estudos

Veja Página 1

Veja Página 2 Veja Página 3

Veja Página 4

Veja Página 5

Veja Página 6

Veja Página 7

Veja Página 8

Veja Página 9

Veja Página 10 Bolsas Grátis

Bolsas no Vestibular1

 

Solicitamos falar conosco se souber de outras oportunidades de Bolsas de Estudos que não constam nesta seção de nosso portal ou que não estejam mais em validade! Ajude-nos a estar com informações atualizadas!

Veja outros modos de obter Bolsas de Estudos – Confira outras Bolsas em nossa seção! Veja em nossa seção: Curso gratuito de Engenharia da Computação, OAB consegue convênio para isenção de taxas de vestibulares – Enem

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Contribua com o nosso conteúdo, Contribua com seu artigo, Quer falar o que pensa? Dividir experiências? Dar sugestões? Quer enviar uma colaboração? Ajude-nos entrando em contato, clique aqui!

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10! , Faça e treine com nossos novos simulados, Confira A melhor maneira de estudar! , Não deixe para depois: Acesse agora a seção de Simulados.

 

 

 

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta