Menu fechado
Bolsas de estudos pelo Prouni, vestibular

Bolsas de estudos pelo Prouni

Bolsas de estudos pelo Prouni

Prouni – Programa Universidade para Todos 

O PROUNI é um programa do governo federal que concede bolsas de estudos integrais e parciais para alunos de faculdades privadas (pagas). Oferece bolsas integrais e parciais ao jovens carentes. As bolsas são distribuídas de acordo com a renda familiar de cada jovem.

Condições e Critérios do Programa:
É necessário que o estudante participe do Enem, obtenha a nota mínima de pontos nesse exame, principalmente a note de Redação, é preciso que o estudante tenha renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos e obedecer uma das condições abaixo:
• ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
• ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral, ou
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
• ser portador de deficiência, ou necessidades especiais;
• ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.

* Estudantes que já estejam na universidade, que se enquadram nas características do programa, também podem concorrer às bolsas de estudos. Para estes casos, os selecionados receberão a bolsa para o período que ainda falta para completar seus estudos.

Tipos de Bolsas: Os estudantes que atendem aos critérios do programa podem concorrer a dois tipos de bolsas:

1. Faculdades ou Universidades com fins lucrativos e sem fins lucrativos não beneficentes:
Bolsa integral: o estudante deverá ter renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio.
Bolsa parcial (meia bolsa): o estudante deverá ter renda familiar per capita de, no máximo, três salários mínimos.

2. Faculdades ou Universidades beneficentes de assistência social:
Bolsa integral: o estudante deverá ter renda familiar per capita que não ultrapasse o valor da mensalidade do curso que pretende fazer, limitada a três salários mínimos.
Bolsa parcial (meia bolsa): o estudante deverá ter renda familiar per capita de, no máximo, três salários mínimos.

Instituições de Ensino Superior que Participam do Programa:
Para saber se a Faculdade ou Universidade que você pretende cursar está participando do programa, visite o site do PROUNI: www.mec.gov.br/prouni.

Inscrições: 
As inscrições para a primeira fase do processo são feitas no mês de dezembro, no próprio site do PROUNI: www.mec.gov.br/prouni.

Processo seletivo: 
O Ministério da Educação é responsável pela seleção inicial, tendo como critério o desempenho do candidato no ENEM (durante o processo seletivo anterior, foi necessário obter no mínimo os pontos no exame). A Instituição de Ensino Superior pode, a partir desta pré-seleção, realizar uma segunda etapa, seguindo regras próprias (desde que não cobre nenhuma taxa para a realização da seleção).

Cotas: 
O ProUni reserva, de acordo com o percentual do censo do IBGE de cada estado, vagas para negros, pardos e indígenas.

Saiba todas as informações do Prouni – Veja em nosso especial!

 

Visite nossas páginas de Bolsas de Estudos

Veja Página 1

Veja Página 2 Veja Página 3

Veja Página 4

Veja Página 5

Veja Página 6

Veja Página 7

Veja Página 8

Veja Página 9

Veja Página 10 Bolsas Grátis

Bolsas no Vestibular1

Solicitamos falar conosco se souber de outras oportunidades de Bolsas de Estudos que não constam nesta seção de nosso portal ou que não estejam mais em validade! Ajude-nos a estar com informações atualizadas!

Bolsas de estudos no Vestibular1, O Vestibular1 ajuda você a encontrar uma bolsa de estudo que poderá mudar o seu futuro.

Confira outras Bolsas em nossas páginas: Mais uma Faculdade Gratuita, Saiba informações do ProUni Municipal, Cursos Técnicos Gratuitos, Confira Cursos Gratuito On line na FGV, Confira Bolsas do Grupo Poli. Veja também em nossa seção: Curso gratuito de Engenharia da Computação, OAB consegue convênio para isenção de taxas de vestibulares – Enem

Confira as dicas e informações, tudo que precisa para fazer uma Redação Nota 10! , Faça e treine com nossos novos simulados, Confira A melhor maneira de estudar! , Não deixe para depois: Acesse agora a seção de Simulados

Para passar no Vestibular! Além da vontade saiba o que fazer para conseguir passar no vestibular.

 

Publicado em:Bolsas de Estudos

Você pode gostar também