Em cursinhos alternativos você paga pouco 4 - Vestibular1

Em cursinhos alternativos você paga pouco 4

Em cursinhos alternativos você paga pouco 4

Prepare-se gastando pouco

Página 4

Selecionamos para você alguns cursinhos chamados alternativos ou comunitários que estão oferecendo vagas. Voltados a alunos carentes, eles se espalham pelo país, procurando estimular a cidadania e a cultura.

Solicitamos falar conosco se souber de outros que não constam nesta página

 

Conexões de Saberes

O projeto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) existe desde 2006. No ano passado, seus organizadores formaram turmas de pré-vestibular em bairros periféricos da cidade e no interior do Estado, totalizando 5 unidades. O cursinho é gratuito, assim como o material didático e taxa de matrícula. Processo seletivo: analise socioeconômico e prova.

Endereço: Pró-reitoria de extensão, Avenida Lourival de melo Motta, S/N, tabuleiro dos Martins, Maceió, 82/3214-1130, www.ufal.br Amapá

 

CPV da UNIFAP

É mantido pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). As aulas terão início em fevereiro nas dependências da universidade, à noite, e terminam às vésperas das provas do vestibular da UNIFAP. O candidato deve inscrever-se na UNIFAP, no prédio das Coordenações, Bloco dos Professores , sala do CPV, 1º andar, com formulário sócio-econômico devidamente preenchido, cópia do RG, CPF e comprovante de residência. São 180 vagas.

Endereço: Rod. Juscelino Kubitschek, KM-02, Jardim Marco Zero, Macapá, 96/3312-1752, www.unifap.br

 

Pré-vestibular Steve Biko

Pre-Vestibular Steve Biko, vestibular
Pre-Vestibular Steve Biko

Trata-se de um curso preparatório para o vestibular voltado para estudantes negros de baixa renda – primeiro do gênero no Brasil. Nesse curso além de oferecer todas as disciplinas exigidas nos exames de vestibulares o aluno recebe um curso de formação para a cidadania ministrado na disciplina CCN (Cidadania e Consciência Negra) a qual traz um diferencial extraordinário na preparação do estudante, na medida em que contribui para a elevação de sua autoestima através da valorização de sua ancestralidade e a ampliação do seu conceito de cidadania.
Estima-se que o Pré-vestibular Steve Biko, ao longo dos dezoitos anos de existência, tenha contribuído para o acesso de mais de mil estudantes negros ao ensino superior. O projeto conta com o apoio da Chesf (Companhia Hidro-elétrica do São Francisco) e contemplará sessenta a setenta jovens e adultos por ano.

Mais informações no site www.stevebiko.org.br


Pré-Vestibular Aprovar

Trata-se de um curso à distância, que fornece apostilas para que o aluno estude em casa. Gratuito. Endereço: rua comendador Clementino 449 centro, 92/3248-1268 Bahia Instituto Cultural Steve Biko. A entidade, que promove a ascensão social da população negra através da educação, também tem pré-vestibular. Os candidatos aprovados em entrevista passam por aulas de nivelamento. Endereço: Rua do Paço, 04, Pelourinho, Salvador, 71/3241-8708, www.stevebiko.org.br

 

UECEVest

O curso Pré-Vestibular da Universidade Estadual do Ceará ( UECE) tem intensivos de seis meses, com material didático incluso. O estudante deve apresentar cópia do RG, CPF, do Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou outro documento comprobatório, duas fotos 3×4 e comprovante de endereço. O valor da taxa de matrícula é pequeno. Vagas: 1 500

Endereço: Av. Paranjana, 1700, Campus do Itaperi, Fortaleza, 85/3101-9658, www.uece.br

 

Pré-vestibular Popular Oficina do Saber é gratuito

A Universidade Federal Fluminense abre inscrições todo início de ano para o Pré-Vestibular Popular Oficina do Saber, um projeto de extensão da universidade. O curso é destinado a comunidade em geral, servidores da UFF e seus dependentes diretos (filhos, esposo (a)) e prestadores de serviço da UFF com 2º grau completo ou em conclusão. São 120 vagas e não há limite (mínimo ou máximo) de idade. Os interessados devem se inscrever no Mequinho – Rua Jansen de Melo, 174 Centro Niterói , das 14h às 19h.

Maiores Informações podem ser fornecidas através do telefone 3604-6169 (José Nilton de Sousa e Paulo César Ribeiro).

 

Cursinho da UEM

É mantido pela Universidade estadual de Maringá (UEM) e seu material didático é doado pelo sistema de ensino Anglo. O candidato deve fazer uma pré-inscrição, pelo site www.cursinho.uem.br, Processo seletivo é feito pela análise socioeconômica, e tem Vagas: 60 a 80. Material didático deve ser pago à parte pelo estudante e custa, em média, baixos valores.

Endereço: Av. Colombo, 5790, UEM, Bloco 104, Sala 01, Maringá, 44/3261-4210, www.cursinho.uem.br

 

Pré-Vestibular Social

O curso é oferecido pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e pela Fundação CECIERJ em todo estado do Rio de Janeiro. Na maioria dos pólos, as aulas são aos sábados em período integral. Em Campo Grande, Caxias, Nova Iguaçu e Resende também há turmas no período da tarde, com aulas 2 vezes por semana. As inscrições são feitas somente pelo site www.pvs.cederj.edu.br. Não tem mensalidade e as apostilas também não são pagas. São 12.700 vagas, em 44 pólos no estado do Rio de Janeiro

Processo seletivo: análise socioeconômica, situação familiar do candidato, histórico escolar e projetos acadêmicos.

Telefone: 0800- 282 0636

 

Cursinho Alub de Brasília

O cursinho brasiliense concede bolas de até 100% em suas cinco unidades na capital federal, mediante análise socioeconômica. O estudante precisa ir até uma das cinco unidades da Alub em Brasília, pagar uma taxa, preencher um formulário e anexar a documentação, para a análise. Leve RG, CPF, cópia do comprovante de residência, 2 fotos 3×4 e 1 kg de alimento não perecível. Custo: A partir de valor integral. O material didático custa pouco.

Endereço: Taguatinga Norte QNE 27 lote 24 Avenida Comercial Norte Telefone: 3354.1244 e unidades em Taguatinga Sul, Asa Norte, Asa Sul e Venâncio 2000, www.alub.br

 

Cursinho da UEL

Desde sua criação, em 1996, o cursinho de Londrina atendeu mais de dois mil alunos, sendo que 30% foram aprovados no vestibular da UEL. O curso tem 150 vagas para funcionários da Universidade; outra metade é destinada à comunidade externa. As aulas são de segunda a sábado. Aos domingos, há plantão. As inscrições são pelo formulário disponível em http://www2.uel.br/sebec/ e análise socioeconômica e prova de conhecimentos gerais sobre conteúdo do Ensino Médio. 300 vagas.

Telefones: (43) 3371-4719/3371-4462.

 

Curso Pré-Vestibular Popular da UFSC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também tem seu cursinho para estudantes de baixa renda. Os alunos interessados devem procurar a direção da universidade e solicitar a taxa de isenção do pagamento da inscrição para o vestibular. Taxa de matricula, mensalidades e material didático são gratuitos.

Endereço: Campus Universitário – Reitoria – PREG – sala 08 (48) 3721-8319, Florianópolis, www.prevestibular.ufsc.br/index.htm

 

Cursinho WEB

As aulas são ministradas via web. São 3 mil paginas de conteúdo, mais de 400 vídeos, 300 animações e centenas de questões de vestibular para você treinar. Todo este conteúdo foi desenvolvido por etapas, para facilitar o aprendizado cada etapa é definida para ser estudada em um determinado mês e a próxima etapa só fica disponível no mês que foi determinada para seu estudo.

Todos os dias um professor está disponível para um bate-papo online, uma espécie de plantão de dúvidas. Neste ambiente os vestibulandos conseguem ver e ouvir o professor em tempo real. Além disso é possível registrar dúvidas no fórum, e, o corpo de professores responde em até 1 dia útil.

O conteúdo do cursinho fica online, tudo funciona via internet e não existe a necessidade de se deslocar até um local. Você pode acessar o conteúdo de onde estiver, a hora que quiser pelo site Cursinho Web:  http://www.cursinhoweb.com.br/

 

Grupo de Apoio ao Pré-Vestibular (GAP)

Ligado à Universidade federal de Pernambuco (UFPE). Professores e alunos da universidade trabalham como voluntário. Vagas: 80, distribuídas entre os turnos tarde e noite. No ato da matrícula, o estudante deve levar foto 3×4 e pagar uma taxa, Mensalidade: não tem

Endereço: Praça de Casa Forte, 365, Recife 85/8854-5253, http://cursogap.sites.uol.com.br/

 

Projeto Universidade para Todos da UFES

A iniciativa da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) tem cursos pré-vestibular em Vitória e região metropolitana (Serra, Viana, Fundão, Linhares, São Mateus, João Neiva, Guarapari, Jaguaré e Conceição da Barra). Neste ano, os organizadores do projeto pretender estendê-lo também para as cidades de Ibiraçu, Viva Velha, Cariacica, Marechal Floriano, Ibitirama e Piúma.

Quem não tem acesso à Internet deve comparecer ao Núcleo de Cidadania Digital (NCD), dentro do campus da UFES-Goiabeiras, onde uma equipe dará orientação aos candidatos.

Inscrição pelo site www.pupt.org. ou no endereço: Avenida Fernando Ferrari, campus Universitário, Vitória, 27/3335-7921, (27/4009-2260).

 

Pré-vestibular comunitário Santo André

Cursinho disponibiliza 80 vagas e não tem processo seletivo apenas inscrição dos alunos necessitados, mediante apresentar 2 fotos 3×4; fotocópia do RG, CPF e comprovação escolar (declaração, histórico ou certificado)

Endereço: rua Bela, 1265, São Cristovão, Rio de Janeiro, 21/2580-2249, 8201-2905 ou 8188-7756, http://pvcsa.50webs.com/

 

Curso Estadual Preparatório para o Vestibular (CEPV)

Os cursinhos pré vestibulares acontecerão em todo o estado. O aluno poderá selecionar a unidade na qual deseja cursar. As inscrições são feitas no site www.sed.ms.gov.br. Processo seletivo: alunos da rede pública e caso o número de inscritos supere o número de vagas haverá uma prova para pré-seleção Vagas: não definido Mensalidade: gratuito.

 

ONGEP

Tem curso extensivo voltada para estudantes que estudaram ou ainda estudam em escolas da rede pública. Também podem se inscrever alunos de escola particular com bolsa integral. Estudante deve pagar taxa de Custo em até 5x. Inclui material didático.

Endereço: Rua das Andradas, 691, sala 11, centro, Porto Alegre, RS, 51/3023-3929. Mais informações : http://pvp.ongep.org/

 

Associação Pré-UFMG

Funciona como um consórcio sem fins lucrativos coordenado pelo grupo de ex-alunos da UFMG. Leve RG, CPF comprovante de residência, foto 3X4 e 1 kg de alimento não perecível. Mensalidade: (curso semestral) e (curso anual). Material didático é pago à parte e custa desde 11x.

Endereço: Rua São Paulo, 990, Centro, Belo Horizonte, 31/3212-6807, www.preufmg.org.br . Unidades em outros dois endereços em BH.

 

Pré-vestibular Em Ação

Funciona em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). As aulas começam em março. Processo seletivo: prova e análise socioeconômica. Mensalidade: não tem. Material didático é pago à parte

Endereço: Campus da UFPR, Rua XV de Novembro 1299, Curitiba, PR, 41/3023-4702, Mais informações no site: www.emacao.org.br ou www.ufpr.br

 

Pré-Vestibular Popular da UFPI

É o cursinho comunitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI), edital com mais informações é divulgado, pelo site www.ufpi.br. Levar cópia e original de comprovante de residência, de histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Médio, RG, comprovantes da renda familiar e declaração de benefício de bolsa, se aluno vier de escola particular, questionário socioeconômico devidamente preenchido.

Endereço: Campus Universitário Petrônio Portella, Universidade Federal do Piauí, Sala 430, Centro de Ciências da Educação – CCE, Teresina, PI, 86-3215-5813, www.ufpi.br

 

Pré-Vestibular Social

O Pré-Vestibular Social (PVS) é um curso preparatório gratuito para as provas de acesso às universidades, uma iniciativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Fundação CECIERJ.

O PVS é dirigido a interessados que já concluíram ou que estão frequentando o último ano do Ensino Médio ou equivalente e que desejam realizar as provas de acesso às universidades, mas que não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares.

São abertos dois processos seletivos por ano. Para o Extensivo, com aulas de março a dezembro, as inscrições são abertas entre dezembro e fevereiro e para o Intensivo, com aulas de junho a dezembro,as inscrições são abertas em maio. Mais informações www.pvs.cederj.edu.br

 

Cursinho Popular dos Estudantes da USP

O Cursinho Popular dos Estudantes da USP é mantido pela Associação Cultural de Estudantes e Pesquisadores da USP (Acepusp). Os professores são graduados, mestres ou doutores pela USP, e o conteúdo das aulas é voltado para os vestibulares das universidades públicas.

É cobrada uma mensalidade que varia preços baixos. A taxa dá direito a material didático, participação em aulas extras, plantão de dúvidas e atividades como grupos de estudos, aulas de teatro e de canto.

A Acepusp mantém um programa de bolsas de estudo que concede descontos de 25% a 100% na contribuição mensal. O benefício é concedido para os estudantes que comprovarem a impossibilidade de arcar com as taxas de manutenção. Os candidatos à bolsa devem manifestar interesse no ato da inscrição e passar por um processo seletivo.

Para se inscrever é necessário comparecer pessoalmente na sede do cursinho com cópias do CPF, RG e do comprovante de residência; 2 fotos 3×4; e pagar uma taxa de inscrição.

O Cursinho Popular dos Estudantes da USP fica na Rua da Consolação, 1909, Bela Vista, São Paulo. Mais informações: (11) 3258-1436 ou pelo site www.cursinhopopular.com.br

 

Pré-Vestibular Atitude

As aulas deste cursinho são ministradas por alunos da UFPE, UFRPE e UPE, aos sábados e domingos. Na inscrição, levar cópia de RG, CPF e ficha 19 ou declaração de concluinte de escola pública, e se for de bolsista de escola particular deverá levar também uma declaração do colégio que comprove que é bolsista. A taxa de inscrição custa pouco. Processo seletivo: prova e redação. Mensalidade baixa.

Endereço: Escola Estadual Prof. Trajano de Mendonça, na Rua Capetinga S/N, em Jardim São Paulo, Recife, 81/8851-7042 e 8778-8319

 

Cursinho do XI da USP

O Cursinho do XI, fundado pelo Centro Acadêmico da Faculdade de Direito da USP, promove concurso de bolsa. Os interessados devem comparecer à secretária do Cursinho do XI, na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 277, 5º andar,

Mais informações pelos telefones (11) 3107-6293 / 3101- 4583, ou pelo site www.cursinhodoxi.com.br.

 

Pré-Vestibular Floca

A Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, referência na educação potiguar, conseguindo ganhar vários prêmios e menções pelos trabalhos relevantes que têm desenvolvido desde a sua criação. Foi assim com o Prêmio de referência nacional em Gestão Escolar, com o trabalho realizado na sala de leitura que se tornou referência para todo o país, com os festivais de música e com o grupo de teatro do Floca que realizava apresentações até em Israel. E é assim, hoje, com o cursinho que tem apresentado bons índices de aprovação no vestibular e com o modelo de gestão e participação escolar.

E.E. DES. FLORIANO CAVALCANTI – ENDEREÇO: RUA MANACAS, S/N – BAIRRO: MIRASSOL- CIDADE: NATAL/RN – TELEFONES: (84) 9988-2448 – (84) 8851-3150 OU (84) 3232 – 2267

http://floca.schools.officelive.com

 

Cursinho Pré-Vestibular Jeannine Aboulafia

O Cursinho Pré-Vestibular Jeannine Aboulafia (CUJA) é um cursinho comunitário que tem como objetivo revisar o conteúdo do ensino médio, proporcionando as condições necessárias para que seus alunos possam ingressar numa universidade. No âmbito acadêmico, visa oferecer oportunidade de docência aos estudantes da UNIFESP.

Uma das vantagens de um curso pré-vestibular dentro de uma universidade pública ministrado por estudantes dela é mostrar para o vestibulando que o vestibular é só o começo de uma jornada com muitas obrigações para com a sociedade e consigo mesmo. Além de inserir o vestibulando no ambiente universitário, antes mesmo dele passar essa barreira, o que muitas vezes os inspira.

Mais informações pelo site www.cuja.unifesp.br

 

Cursinho popular da UFMA

Uma iniciativa de estudantes dos cursos de licenciatura da UFMA (Universidade Federal do Maranhão) criou o Cursinho Popular. O projeto tem como objetivo geral facilitar o ingresso de jovens e adultos no ensino superior, através do ENEM e do Prouni. São oferecidas 50 vagas por vez.

O candidato deve ter estudado em escola pública, declarar baixa renda, além de não possuir vínculo universitário ou curso superior completo. Mais informações pelo site http://www.ufma.br

 

Veja mais em Cursinhos pra quem está sem grana

Veja página 1

Veja página 2

Veja página 3

Visite também nossa seção de Cursinhos e conheça mais – Veja na seção!

Professor, seja voluntário em um cursinho de ajuda ao aluno carente- Visite a seção!

Solicitamos falar conosco se souber de outras oportunidades de Cursinhos comunitários ou alternativos que não constam nesta seção de nosso portal ou que não estejam mais em validade! Ajude-nos a estar com informações atualizadas!

Confira as dicas importantes para fazer uma Redação Nota 10!, Treine com nossos novos simulados, Confira qual A melhor maneira de estudar!, Não deixe para depois: Acesse agora a seção de Revisão OnLine.

Pré-vestibular gratuito, Cursinho Pré-vestibular gratuito, Cursinho Comunitário, Enem

Vestibular1

O melhor site para o Enem e de Vestibular é o Vestibular1. Revisão de matérias de qualidade e dicas de estudos especiais para você aproveitar o melhor da vida estudantil. Todo apoio que você precisa em um só lugar!

Deixe uma resposta