Menu fechado
Aprenda a dosar seu ciúmes por Vestibular1

Aprenda a dosar seu ciúmes

 

Descubra qual é seu grau de ciúmes.

Aprenda a dosar seu ciúmes

Veja a matéria e faça o teste

Aprenda a dosar seu ciúmes.
Precisamos conhecer os nossos limites para milhares de situações e reconhecer o mesmo para o outro; com esse princípio de igualdade encontraremos soluções para muitos dos problemas que ocorrem na convivência.

Quando diz que não tem ciúmes está tentando se enganar ou enganar os outros. Este sentimento não existe só no amor entre homens e mulheres. Pode estar presente num relacionamento entre amigos, irmãos, pais, filhos e colegas de trabalho. Quando ele não ultrapassa os limites e se torna obsessivo, pode até fazer bem à relação . No entanto , quando o ciúmes passa a ser exagerado e a gente vai se deixando levar por esse sentimento, começamos a colocar de lado tudo o que nos dá prazer em um relacionamento, para ficarmos espreitando, espionando, buscando fatos e coisas que provem a infidelidade do outro.

E quando isso acontece, já é uma doença, pois os sentimentos de posse, desamor e insegurança possam a ser totais. E o que acontece? Principalmente na relação amorosa, a tendência é tentar exercer controle sobre os passos da pessoa amada.

Daí começam as cobranças…as brigas e a vida a dois se transformando num verdadeiro inferno, tanto para a pessoa que esta sendo acusada de infidelidade quanto para aquela que senti ciúmes, pois qualquer olhar, qualquer atitude diferente que só existe na cabeça do ciumento, já é motivo de sofrimento.

O ciúme é uma construção elaborada por quem o está sentindo e depende pouco da ação do outro. Aquele que está sentindo ciúme, mantém-se convicto de que o outro é o causador de seu sofrimento e que as provas de que dispõe são absolutamente verdadeiras, bem como o significado a elas atribuído.

O ciumento interpreta erroneamente as ações do outro e, quando o ciúme é exagerado, ele precisará de ajuda profissional para livrar-se dessa maneira de ver a vida e os outros.

Aprenda a dosar seu ciúmes – Tipos encontrados:

SHERLOCK
Finge que não liga para o que acontece fora do relacionamento, seguindo o ditado O que os olhos não veem o coração não sente, mas sempre que pode, revira os bolsos da paixão em busca de provas que podem incriminá-lo(a).

DUPLA FACE
Sua arma é fazer com que todos acreditem que é uma pessoa bastante frágil. Assim, sempre é apontado (a) como uma vítima. Com esse jogo, sensibiliza todos ao seu redor, inclusive a pessoa amada.

PARABÓLICA
Você se desdobra em três, se for preciso, para manter a pessoa que ama sempre ao seu lado. Mas se o ser amado se mostrar indiferente, você começa a acreditar que existe mais alguém no meio , e com certeza vai fazer seu amor passar por maus bocados.

RELÓGIO DE PONTO
Marca em cima os horários, os amigos e qualquer passo da pessoa amada. Tenta Ter a vida dela em suas mãos de tal forma que possa controlar, se possível , até seus pensamentos.

Aprenda a dosar seu ciúmes – Caminho para a Cura:
Por que você sente ciúmes? Este sentimento é movido por dois outros fatores emocionais: a posse e a insegurança. E tudo isso, aliado ao medo de perder a pessoa amada, são os culpados por esse inferno particular. E então?, o que fazer? O primeiro passo é perder o orgulho e assumir que você é uma pessoa ciumenta.
É preciso aprender a respeitar limites, ninguém é dono de ninguém. Todos precisam Ter sua individualidade, amigos e principalmente liberdade.

Valorize-se e ame-se. Assim vai ser mais fácil lidar com este sentimento.

Aprenda a dosar seu ciúmes
Existe uma atitude que faz qualquer cena de ciúmes cair no vazio: a sinceridade. Tente dizer apenas três palavras: ESTOU COM CIÚMES. Procure fazer uma lista do que levou você a sentir ciúmes. Além de se acalmar, vai analisar melhor a relação, antes de acusar o seu amor. Depois de desabafar, o seu par vai entender o que se passou e, se realmente amar você, vai se esforçar para não cometer outro erro (se é que foi erro mesmo e não coisas da sua imaginação) Coloque-se no lugar da pessoa amada que esta sendo vítima do ciúmes. Você gostaria de ser acusada toda hora por uma coisa que não fez? De Ter seus passos vigiados? Seria um pesadelo, né?

Procure estar sempre perto de seu amor. Não para controlar e sim para participar mais da vida dele. Assim você vai ficar mais por dentro do que acontece e menos insegura(o). Costuma-se dizer que quando alguém está sentindo ciúme é porque esta pessoa é insegura, não confia em si mesmo, não confia no amor do outro, etc. Estas afirmações repetidas por todos se transformam não numa explicação aceitável que ajude esta pessoa a resolver a situação, mas numa acusação.

Todos nós somos inseguros. Não há qualquer pessoa que seja segura de si em tudo. No entanto , quando alguém nos aponta o dedo e diz você é inseguro está produzindo não uma constatação, mas uma agressão, embora sua intenção talvez fosse demonstrar que não haveria motivo para desconfiança. Resta então entender o que é o ciúme.

Aprenda a dosar seu ciúmes
E VOCÊ SABE CONTROLAR? FAÇA NOSSO TESTE E DESCUBRA-SE!

Este teste é para avaliar o grau de ciúmes. Avisamos que ele não é um diagnóstico médico, e, sim, uma indicação do estado em que o jovem se encontra. O teste tem 12 questões, responda a cada uma delas com atenção. Ao terminar, veja os pontos obtidos e confira a avaliação do resultado.

 

1. Pra você, qual a pior coisa de um relacionamento a dois?

 
 
 

2. Seu namorado(a) diz que vai treinar algum esporte com os amigos(as). Qual a sua reação?

 
 
 

3. Sua melhor amiga arrumou um namorado e liga pra você contando que está apaixonadíssima. Qual a sua reação?

 
 
 

4. Vocês combinam de sair no sábado à noite. Se ele(a) atrasar um pouco, você já começa a ficar desconfiada(o)?

 
 
 

5. Durante o seu namoro, vocês já brigaram por causa de ciúmes?

 
 
 

6. De repente, um(a) garoto(a) que você nunca viu antes cumprimenta seu(ua) namorada(o) com um abraço bem apertado e um beijo no canto da boca. Neste exato momento, o que costuma passar pela sua cabeça?

 
 
 

7. Com sinceridade: em um namoro você costuma ser…

 
 
 

8. Sempre que vocês saem juntos. Qual é uma de suas maiores preocupações?

 
 
 

9. Qual foi a última vez que você discutiu por causa de ciúmes?

 
 
 

10. Você é o tipo que vive investigando como eram as ex-namoradas do seu amor?

 
 
 

11. Vocês costumavam se ver todos os dias, mas agora um decidiu que é melhor deixar o namoro para o final de semana. O que você acha?

 
 
 

12. Você deixa seu namorado(a) viajar sozinha(o)?

 
 
 

Questão 1 de 12

 

Ajude-nos Envie-nos algumas dicas para esta seção. Clique aqui!

Você está pronto para dar o pontapé inicial para o seu futuro? Se sente inseguro, está com dúvidas, com ansiedade, com estresse, faça o nosso Teste de Ansiedade e saiba mais sobre seu estado emocional.

Publicado em:Hora do Recreio

Você pode gostar também